Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10210
Título: Explorando a motivação para aprender matemática com um grupo de alunas do curso de Pedagogia : propostas para professores em formação.
Autor(es): Tolentino, Jucileide das Dores Lucas
Orientador(es): Ferreira, Ana Cristina
Palavras-chave: Educação matemática
Motivação na educação
Ensino fundamental
Data do documento: 2018
Membros da banca: Bzuneck, José Aloyseo
Torisu, Edmilson Minoru
Ferreira, Ana Cristina
Referência: TOLEDINO, Jucileide das Dores Lucas. Explorando a motivação para aprender matemática com um grupo de alunas do curso de Pedagogia : propostas para professores em formação. 2018. 63 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: A motivação para aprender é fundamental nos processos de ensino e aprendizagem, independente do conteúdo ou do nível de ensino. No caso da Matemática, além dos baixos resultados obtidos por estudantes brasileiros nas avaliações regionais, nacionais e internacionais, é preciso considerar que, muitas vezes, o próprio docente da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental não possui uma boa relação com essa disciplina, nem contou com uma formação inicial adequada. Apesar disso, ainda são poucas as pesquisas brasileiras voltadas para a compreensão de como o futuro professor/pedagogo se relaciona com a Matemática e como sua formação inicial poderia contribuir para o fortalecimento dessa relação. A presente pesquisa teve como foco a motivação para aprender Matemática de um grupo de licenciandas em Pedagogia de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Seu propósito foi investigar como a participação em um grupo de estudos voltado para a autorregulação da aprendizagem e para a construção de conhecimentos matemáticos influenciou a motivação para aprender Matemática em alunos de um curso de Pedagogia. O marco teórico foi constituído pelas noções de motivação para aprender e autorregulação da aprendizagem, trazidas da Psicologia Social. A metodologia, de abordagem qualitativa, envolveu uma pesquisa de intervenção na qual os dados foram produzidos por meio de observação das aulas de duas disciplinas de Matemática do referido curso, durante dois semestres, registros produzidos pelos estudantes, questionário e gravações das reuniões de estudos. Participaram da pesquisa oito licenciandas que aceitaram o convite para compor um grupo de estudos em horário extraclasse. Os resultados evidenciam a participação mais ativa do grupo de estudos durante as aulas de Matemática e maior persistência, por parte das alunas, na realização das tarefas propostas, indícios de fortalecimento das crenças de autoeficácia associados principalmente ao aumento da frequência de experiências de sucesso, além do desenvolvimento de uma relação mais favorável para a aprendizagem de Matemática. A partir deste estudo, foi construído um produto educacional, voltado para formadores de professores, futuros professores, gestores e demais interessados, no qual as tarefas são apresentadas, discutidas e fundamentadas.
Resumo em outra língua: Motivation to learn is fundamental in teaching and learning processes, regardless of content or level of education. Concerning Mathematics, besides the low results obtained by Brazilian students in regional, national, and international exams, it is important to consider that, quite often, the Childhood and Early Elementary Education’s teachers neither have a good relationship with this subject nor have had a proper initial training. Nevertheless, there are still few Brazilian studies on understanding how the future teacher/educator engages with Mathematics and how their initial training can contribute to strengthen this relationship. This research focuses on the motivation to learn Mathematics in a group of Pedagogy students of a public university in the countryside of Minas Gerais. It is aimed at investigating how the participation in a study group on self-regulated learning and construction of mathematical knowledge influences Pedagogy students’ motivation toward learning Mathematics. The theoretical framework consists of notions of motivation to learn and self-regulated learning, brought from Social Psychology. The methodology, of qualitative approach, involves an intervention research, on which, during a semester, data are produced through class observations in a Mathematics course within the Pedagogy major, registers developed by the students, questionnaire, and recordings of the study meetings. Eight Pedagogy students participated in this study. They accepted to attend a study group beyond school hours. The results showed a more active participation of the group during the Mathematics classes and a greater persistence, by the students, when carrying out the tasks proposed. This indicated a strengthening of the self-efficacy beliefs associated, mainly, with an increase in the frequency of successful experiences, besides developing a more favorable relationship towards Mathematics learning. Stemming from this study, an educational product aimed at teacher trainers, future teachers, managers and whoever may be interested will be produced. Its tasks will be introduced, discussed, and substantiated.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10210
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/09/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_MotivaçãoAprenderMatemática.pdf3,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_ExplorandoMotivaçãoAprender.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons