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Título: A gestão educacional na interface do IDEB e das avaliações externas : uma análise a partir das percepções de egressos do Programa Nacional Escola de Gestores.
Autor(es): Mendes, Daiane Ansaloni
Orientador(es): Matos, Daniel Abud Seabra
Oliveira, Breynner Ricardo de
Palavras-chave: Avaliação educacional
Educação Básica
Data do documento: 2018
Membros da banca: Matos, Daniel Abud Seabra
Oliveira, Breynner Ricardo de
Tripodi, Maria do Rosário Figueiredo
Munhoz Alavarse, Ocimar
Referência: MENDES, Daiane Ansaloni. A gestão educacional na interface do IDEB e das avaliações externas : uma análise a partir das percepções de egressos do Programa Nacional Escola de Gestores. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção de egressos do Programa Nacional Escola de Gestores (PNEG) sobre os usos e as implicações dos resultados das avaliações externas e do Ideb no cotidiano de trabalho das escolas. Utilizamos os dados de uma pesquisa vinculada ao Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). No total, participaram 116 egressos das turmas de 2012, 2013 e 2015 do PNEG oferecido pelo CEAD. Utilizamos uma abordagem quantitativa tendo como instrumento para a coleta de dados o questionário, que foi enviado por e-mail. A análise do questionário foi feita, principalmente, por meio de estatística descritiva, mas também por meio de análise fatorial exploratória. Na primeira etapa, realizamos uma revisão da literatura sobre usos e as implicações das avaliações externas e do Ideb. A segunda etapa consistiu na aplicação do questionário. Dentre os principais resultados, destacamos: a) Na revisão da literatura, os estudos apontaram para muitos usos que as escolas têm feito dos resultados das avaliações externas e do Ideb; b) A grande maioria (86,3%) “concorda parcialmente” ou “concorda totalmente” que o Ideb tem produzido mudanças nas escolas; c) A análise fatorial indicou que os usos do Ideb feitos pelas secretarias de Educação podem ser agrupados em dois fatores (construtos): 1- Ações pedagógicas direcionadas às escolas (ex.: planejamento das atividades pedagógicas); 2- Estratégias de gestão da secretaria de Educação e responsabilização no nível da escola (ex.: como componente da política de avaliação docente); d) A maioria (56,9%) considera que as avaliações externas contribuem muito com o trabalho na escola e 67,3% afirmaram que usam as avaliações externas “frequentemente” ou “sempre”; e) A análise fatorial indicou que os usos das avaliações externas nas escolas podem ser agrupados em três fatores: 1- Modificação do trabalho pedagógico do professor (ex.: planejamento de atividades de acordo com as matrizes de referência da avaliação externa); 2- Modificação da gestão escolar (ex.: elaboração de Plano de Ação Escolar, estabelecendo objetivos/metas a serem atingidos); 3- Avaliação do trabalho dos profissionais da escola (ex.: avaliação do trabalho da direção); f) A análise fatorial indicou que os usos das avaliações externas feitos pelas secretarias de Educação podem ser agrupados em dois fatores: 1- Ações pedagógicas direcionadas às escolas (ex.: definir as estratégias de formação continuada); 2-Estratégias de gestão da secretaria de Educação e responsabilização no nível da escola (ex.: políticas de incentivos salariais); g) Tomados em conjunto, os resultados da nossa pesquisa confirmam o forte efeito de indução do Ideb e das avaliações externas no cotidiano de trabalho das instituições escolares. Por fim, nossa pesquisa contribuiu para compreender como os profissionais da Educação têm percebido as avaliações externas e o Ideb no cotidiano de trabalho.
Resumo em outra língua: The aim of this research was analyse the perception of some egresses in the Administrator National Academy Program (PNEG, in Portuguese) on the uses and implication of the results from external evaluations from the Basic School Development Rate (Ideb, in Portuguese) in school’s daily routine. We used data from a research which has been previously linked to the Distance Education Center (CEAD, in Portuguese) from the Federal University of Ouro Preto (UFOP). A total quantity of 116 egresses, from 2012, 2013 and 2015 classes, from PNEG and CEAD took part in this research. We used a quantitative approach with a questionnaire as a tool to obtain the needed data. This questionnaire was sent through e-mail to every participant. The analysis of this questionnaire was mainly done through descriptive analysis, but also through exploratory factor analysis. In the first stage, we conducted some review on the literature about the uses and implications of external and Ideb’s evaluations. For the second step, we applied the questionnaire. Among other results, we highlight: a) During the review on the literature, the studies conducted to many uses the schools have done from the results obtained through such evaluations; b) A considerable amount (86.3%) “partially agrees” or “totally agrees” with the idea that Ideb has made some changes in school; c) The factor analysis has indicated that the Ideb uses by the Education Secretaries of each state might be merged into two factors (constructs): 1 – Educational actions aiming schools (ex.: planning pedagogical activities); 2 – Education Secretary administration strategies and the school’s accountability (ex.: as a political component for the teacher’s assessment); d) The majority of the answers we received (56.9%) considered that the external evaluations have a great contribution on the work in the school and 67.3% affirmed that they used those evaluations “usually” or “always”; e) the factor analysis indicated that the external evaluation uses about schools might be grouped into three groups: 1 – Modification of the teacher’s pedagogical work (ex.: planning activities according to the external school’s reference matrices); 2 – Modification of the school’s administration (ex.: making their own School Action Plan, establishing aims/goals to be reached); 3 – Evaluation of the school’s professionals’ work (ex.: the head office team’s evaluation); f) the factor analysis indicated that the uses of the external evaluations conducted by the Education Secretaries might be grouped into two reasons: 1 – Pedagogical actions aiming schools (ex.: establishing strategies for the continuous training of the teachers); 2 – Strategies for the Education Secretary administration and school’s accountability (ex.: wage incentives policies); g) Taken as a whole, the results from our research confirm the strong effect of Ideb’s and external evaluations’ induction on the daily work routine of educational institutions. We conclude that our research has contributed to comprehend the way the Educational professionals have understood external and Ideb’s evaluations on their daily activities.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10160
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/08/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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