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Título: As personagens LGBTQ+ no universo das telenovelas de Aguinaldo Silva : autoria e representação em três décadas de TV.
Autor(es): Gonçalves, Mariana Barbosa
Orientador(es): Tavares, Frederico de Mello Brandão
Palavras-chave: Autoria
Minorias sexuais
Data do documento: 2018
Membros da banca: Tavares, Frederico de Mello Brandão
Sacramento, Igor Pinto
Silva, Karina Gomes Barbosa da
Referência: GONÇALVES, Mariana Barbosa. As personagens LGBTQ+ no universo das telenovelas de Aguinaldo Silva : autoria e representação em três décadas de TV. 2018. 211 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: A telenovela brasileira está presente em nosso cotidiano desde a inauguração do sinal televisivo no país, na década de 1950. Nossa principal narrativa ficcional seriada apresenta, como viés, para além da matriz melodramática, a busca pela ―representação da realidade‖, influenciando também na formação do imaginário social a respeito de diferentes identidades. Partindo dessas premissas, pensamos, neste trabalho, na trajetória autoral de Aguinaldo Silva através da representação de personagens LGBTQ+. Nosso trabalho propõe a análise da autoria, entendendo o papel de criação e tomada de decisão na produção das telenovelas no Brasil, atribuída ao roteirista titular. Com essa proposta, de analisar quais as marcas autorais de Aguinaldo Silva diante da temática LGBTQ+, atravessadas e tensionadas pelo tempo e pelo contexto social, partimos da perspectiva de que existe uma retroalimentação entre a telenovela e a sociedade brasileira. O corpus da pesquisa é composto de oito telenovelas: Tieta (1989), Pedra sobre Pedra (1992), A Indomada (1997), Suave Veneno (2001), Senhora do Destino (2004), Duas Caras (2007), Fina Estampa (2011) e Império (2014), tendo como critério a análise das telenovelas em que Silva foi o autor principal. O percusso metodológico de acompanhamento das tramas e coleta de dados foi realizado de modo próximo do método etnográfico, associado a ferramentas de análise da Comunicação, como os discursos, narrativas e o contexto, levando em consideração dois eixos de análise: 1) As identidades representadas e 2) As tramas sociais inseridas. Nesta análise, é possível compreender, a partir das tramas, que o autor traz grande contribuição para a representação LGBTQ+, abordando uma multiplicidade de identidades e sexualidades (embora estas não esgotem as possibilidades da diversidade de gênero). Destacamos, como marcas de Silva a respeito da comunidade LGBTQ+ suas singularidades de tratar a temática dentro da indústria televisiva, sendo a própria inserção dos personagens como elemento componencial de sua narrativa, os modos de condução da trama a partir do humor, a abordagem de vivências, utilizando a base melodramática. Assim, Silva colabora para a visibilidade e também ao questionamento das representações a partir de estereótipos de gênero.
Resumo em outra língua: The brazilian telenovela is present in our days since the television launch in Brazil, in the 1950's. Our stories contains, besides melodrama bases, the pursuit for "reality representation", having an effect on social imaginary arrangement's about different identities. Starting to this premises, we ponder, in this work, Aguinaldo Silva's path as an author throught LGBTQ+ characters representation. We propose an analysis of his authorship, perceinving the role of creation and decision-making in soap opera writing process. When we analyze Aguinaldo Silva's traces about LGBTQ+ subjects, considering time and social context, we notice that brazilian telenovelas and society are connected. The research corpus is constituted by eight soap operas: Tieta (1989), Pedra sobre Pedra (1992), A Indomada (1997), Suave Veneno (2001), Senhora do Destino (2004), Duas Caras (2007), Fina Estampa (2011) and Império (2014), considering the products that Silva was the primary author. The methodological path of monitoring stories and data collected is smilar than ethnographic method, associated to communication analysis tools, such as discourses, narratives and contexto, considering two sorts of assay: 1) identities represented and 2) the plots insert in social contexts. In this analysis, is possible to realize, from stories, that the author brings a great contribution to LGBTQ+ representation, presenting a variety of identities and sexualities (although it don‘t exhaust the possibilities of gender diversity). We emphasize, as Silva 's marks about the LGBTQ+ community, singularities of treating the theme within the television industry, being the insertion of the characters themselves as a component element of their narrative, the ways of conducting the plot as humor, the approach of experiences, using the melodramatic basis. Silva collaborates to visibility and to the questioning of representations based on gender stereotypes.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10126
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/07/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGCOM - Mestrado (Dissertações)

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