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Título: Modelagem matemática como um ambiente de aprendizagem para o desenvolvimento das competências em modelagem matemática de um grupo de estudantes ao transformar uma brincadeira em uma prática esportiva.
Autor(es): Soares, Rogério Braga
Orientador(es): Orey, Daniel Clark
Palavras-chave: Modelos matemáticos
Aprendizagem
Modelagem física
Data do documento: 2018
Membros da banca: Orey, Daniel Clark
Barbosa, Jonei Cerqueira
Rosa, Milton
Referência: SOARES, Rogério Braga. Modelagem matemática como um ambiente de aprendizagem para o desenvolvimento das competências em modelagem matemática de um grupo de estudantes ao transformar uma brincadeira em uma prática esportiva. 2018. 268 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede estadual de ensino, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, com 34 alunos do segundo ano do Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo central deste estudo foi verificar quais são as possíveis contribuições que a modelagem matemática como um ambiente de aprendizagem pode trazer para o desenvolvimento das competências de modelagem matemática de um grupo de estudantes, ao transformarem uma brincadeira em uma prática esportiva. Nesse direcionamento, a fundamentação teórica foi pautada na modelagem matemática como um ambiente de aprendizagem, em suas dimensões crítica e reflexiva, na modelagem matemática e os esportes e nas competências de modelagem matemática. Por conseguinte, foram desenvolvidos quatro blocos de atividades, desenvolvidos de acordo com as três fases e as dez etapas da modelagem matemática conforme propostas por Rosa em suas investigações. A coleta, a análise e a interpretação dos dados foram realizadas por meio da utilização da metodologia do estudo misto denominado QUAL+quan, por meio da qual os dados qualitativos e quantitativos foram coletados, analisados e interpretados simultaneamente. Posteriormente, os dados qualitativos foram quantificados. Nesse estudo, foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados, dois questionários, sendo um inicial e outro final, com questões fechadas e abertas; quatro blocos de atividades do registro documental, que foram realizadas pelos participantes durante a condução do trabalho de campo, bem como as anotações registradas no diário de campo do professor-pesquisador. A interpretação dos dados foi realizada por meio da elaboração de duas categorias temáticas mistas, de seis subcategorias mistas e uma emergente, que possibilitaram o desenvolvimento da resposta para a questão de investigação dessa pesquisa. Os resultados dessa investigação mostram que, no ambiente de aprendizagem proporcionado pela modelagem matemática, os participantes desse estudo puderam relacionar a matemática com a prática esportiva, observando a sua importância na padronização de equipamentos esportivos, favorecendo, assim, o desenvolvimento da criticidade e da reflexão, sobre o papel da matemática em outras áreas ou situações do mundo real. Desse modo, a partir do envolvimento dos participantes nas atividades propostas em sala de aula, foi possível identificar ações realizadas pelos participantes, explícita ou implicitamente, envolvendo o raciocínio e a utilização de estratégias diversas que os tornaram competentes para entender a situação-problema dada, elaborar modelos com dados provenientes mundo real, resolver as questões relacionadas com os modelos matemáticos e validar as soluções encontradas durante a condução do projeto de construção de carrinhos de rolimã. A partir da finalização dessa pesquisa, foi elaborado um produto educacional em formato de um caderno de sugestões com atividades interdisciplinares para que os professores e pessoas interessadas nessa temática possam criar um ambiente de aprendizagem sociocrítico e reflexivo para seus alunos, fundamentado na modelagem matemática.
Resumo em outra língua: This research was carried out in a public school in the state education network, located in Belo Horizonte, Minas Gerais, with 34 second year high school students enrolled in youth and adult education (EJA). The central objective of this study was to verify what are the possible contributions that mathematical modeling as a learning environment can bring to the development of mathematical modeling skills of a group of students, by transforming a game into a sports practice. The theoretical basis for this study was based on mathematical modelling as a learning environment in both its critical and reflexive dimensions, mathematical modelling and sports and mathematical modelling skills. Four blocks of activities were developed, developed according to the three phases of mathematical modelling proposed and made use of the ten steps suggested by Rosa in his investigations. Data collection, analysis and interpretation were performed using the mixed study methodology QUAL + quan, through which qualitative and quantitative data were collected, analyzed and interpreted simultaneously where the qualitative data were quantified. In this study, the application of two questionnaires were used as an instrument for the collection of data. Both a pre and post questionnaire was developed with closed and open questions, four blocks of documentary activities that were carried out by the students during the course of the field work with notes made by the teacher-researcher's field diary. The interpretation of the data was carried out by means of the elaboration of two mixed thematic categories, six mixed subcategories and one emergent subcategory that allowed the research question of the research to be answered. The results of this investigation showed that in the learning environment provided by mathematical modelling the participants of this study were able to relate mathematics to sports practice, observing its importance in the standardization of sports equipment, thus favoring the development of criticality and reflection on the role of mathematics in other areas and situations in the real world. From the involvement in the proposed activities, it was possible to identify actions taken by the participants both explicitly or implicitly, involving reasoning and diverse strategies that made them competent to understand the problem situation, and to elaborate real world models, to solve questions related to mathematical models and validate the solutions. Based on this research, an educational product was developed in a book format including suggestions with interdisciplinary activities so that interested teachers can easily create a sociocritical learning environments for their own students.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10050
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/07/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

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