PPGFIL - Mestrado (Dissertações)
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Item O caminho da alma ao Uno : do indivíduo à unidade segundo as Enéadas de Plotino.(2022) Dutra, Amanda Santos; Frecheiras, Marta Luzie de Oliveira; Frecheiras, Marta Luzie de Oliveira; Oliveira, Ibraim Vítor de; Motta, Guilherme Domingues daPor meio da análise das Enéadas de Plotino e de textos de comentadores do tema, o objetivo da presente dissertação foi o de demonstrar como, para Plotino, o intelecto individual, uma unidade particular, pode ter acesso ao Uno, unidade universal e causa primária do Ser. Para isso demonstramos como Plotino, que é ao mesmo tempo filósofo e místico, por meio de uma linguagem platônica com influências de diversos pensamento que surgiram entre Platão e sua época, como o de Aristóteles e Neopitagóricos, apresenta a processão a partir do Uno e como tal atividade se repete em níveis subsequentes e enfraquecidos até os níveis das unidades particulares sensíveis. Como tudo acontece no seio do Uno, esse não é só a causa, mas também destino de todas as coisas, por isso o intelecto individual tem a capacidade de reversão em direção à causa, retornando aos níveis precedentes e, isso, sendo observado no tempo, se daria por meio da concentração do indivíduo em sua vida interior, deixando os sentidos em segundo plano e focando em ascender no mundo intelectual, simplificando-se e acessando unidades cada vez mais completas até ser assimilado pela própria fonte, na experiência da união mística.Item Verdade, história e esquecimento em Nietzsche a partir de verdade e mentira no sentido extramoral e da segunda consideração intempestiva.(2024) Pinto, Juliano Aparecido; Rangel, Marcelo de Mello; Pimenta Neto, Olímpio José; Rangel, Marcelo de Mello; Pimenta Neto, Olímpio José; Lopes, Rogério Antônio; Cortez, Renan da RochaA presente pesquisa apresenta uma análise exegética de dois textos fundamentais que estão presentes na primeira fase do pensamento de Nietzsche, explorando a relação entre o problema da verdade, o conhecimento histórico e o esquecimento. Na primeira parte, a pesquisa investiga o problema do impulso à verdade e sua relação com o impulso artístico, enfatizando a crítica nietzschiana ao conceito de verdade como conformidade. Neste contexto, o filósofo propõe uma noção de verdade e conhecimento mais pragmáticos e, portanto, vinculados à vida. A segunda parte da pesquisa aborda o conhecimento histórico à luz de suas vantagens para a vida. Neste ponto, a crítica de Nietzsche se dirige contra a ideia de conhecimento puro, rejeitando a mera erudição. O autor propõe uma relação com o conhecimento histórico que leve em conta sua utilidade para a vida, bem como a participação ativa do homem na construção desse saber. Ao conectar os dois textos, observa-se que Nietzsche busca e propõe uma nova configuração da verdade e do conhecimento, elucidando os nexos constitutivos entre conhecimento e vida. Inicialmente, ele questiona a ideia de uma verdade que independa da perspectiva humana e, posteriormente, explora um cenário favorável a conhecimentos e verdades desvinculados da expectativa de alcançar um saber definitivo sobre o mundo. Destaca-se a figura do historiador ideal, o qual é capaz de reinterpretar o passado continuamente a partir de novas perspectivas. Por fim, nota-se que a verdade desempenha um papel motivacional importante na filosofia de Nietzsche, não se tratando, portanto, de negar sua existência, mas de pensar em que medida ela é vantajosa e possível.Item A dimensão comunitária do Jardim de Epicuro.(2023) Martins, Rebeca Figueira; Xavier, Gabriel Geller; Xavier, Gabriel Geller; Reis, Maria Cecilia Leonel Gomes dos; Figueira, Markus ReisA intenção deste trabalho é defender que, além das concepções fisiológicas e éticas da filosofia de Epicuro, uma terceira dimensão está imbricada a estas duas, sendo igualmente necessária ao alcance da vida feliz: a comunitária. Através de uma sociabilidade entre amigos e da vida comunitária do Jardim, Epicuro engendrou um ambiente favorável ao exercício filosófico, que dispunha das condições indispensáveis à obtenção da vida feliz. Começamos por apresentar os princípios bases desta filosofia, respectivamente: a sua física, que contêm uma concepção de mundo atomista; e a sua ética, hedonista e instrutiva; para, então, defender que esses princípios foram desenvolvidos e cultivados sob uma espécie de sociabilidade entre os amigos epicuristas, que surgiu e se sustentou através das viagens que Epicuro realizava a fim de visitá-los e da contínua troca de cartas entre eles. Esses dois pontos são importantes porque, alguns anos depois, essa sociabilidade filosófica se consolidou dando início à comunidade do Jardim de Epicuro, um lugar que serviu de morada e de escola para os sábios, para que eles pudessem praticar a pragmateía epicurista em sua máxima potência. O momento final deste trabalho consiste na tentativa de recriar o que seria o dia-a-dia da comunidade epicurista, a fim de pensar quais práticas e exercícios eram realizados pelos seus membros. Será analisada, mais especificamente, a pertinência filosófica das atividades jardíneas que (1) priorizavam a autossuficiência da comunidade, (2) a perpetuação do ensino entre os membros e (3) a realização de determinados “cultos” celebrativos.Item Um estudo sobre técnica, jogo e cinema na obra de Walter Benjamin (1927-1940).(2024) Santos, Lucas de Assis Sena; Freitas, Romero Alves; Freitas, Romero Alves; Rocha, Rizzia Soares; Rangel, Marcelo de MelloPor meio de uma análise dos conceitos de Técnica, Jogo e Cinema, tal como desenvolvidos (explicita ou implicitamente) em vários textos produzidos por Walter Benjamin entre 1927 e 1940, o objetivo desta dissertação é entender como a arte da primeira metade do século XX pode ser identificada e interpretada quanto ao seu potencial revolucionário (emancipatório, em termos atuais) e/ou antifascista. Trata-se de um estudo da interface entre arte e política no pensamento benjaminiano com ênfase no entrelaçamento dos conceitos acima destacados.Item Uma introdução ao problema do anti-excepcionalismo lógico.(2024) Silva, Bruno Moreira; Cardoso, Guilherme Araújo; Cardoso, Guilherme Araújo; Melo, Ederson Safra; Miranda, Sérgio Ricardo Neves deEsta pesquisa tem como objetivo investigar a questão do suposto caráter apriorístico da lógica, explorando as nuances do debate contemporâneo na filosofia da lógica, focando na disputa entre excepcionalismo e anti-excepcionalismo lógico. Através de uma estrutura dividida em três capítulos, a pesquisa aborda inicialmente o conceito de conhecimento a priori e sua relação tradicional com a lógica, seguido por uma exploração das principais visões da posição do anti-excepcionalismo lógico, que desafia as concepções de que a lógica é imutável e fundamentada de maneira a priori. O terceiro capítulo apresenta um balanço crítico de ambas as posições, destacando as contestações ao excepcionalismo e ao anti-excepcionalismo lógico. Visto a natureza em andamento do debate dentro da filosofia da lógica, a dissertação não busca oferecer uma conclusão definitiva, mas sim contribuir para o diálogo contínuo sobre o tema. Desta forma, este trabalho reflete sobre a importância de reconsiderar a posição da lógica no espectro do conhecimento humano, sugerindo uma abordagem mais dinâmica e revisível, alinhada com práticas científicas contemporâneas.Item A crise da modernidade em Hannah Arendt : história, educação e natalidade.(2024) Simões, Melisse Sana Lucioli Corrêa; Rangel, Marcelo de Mello; Rangel, Marcelo de Mello; Schittino, Renata Torres; Coelho, Venúncia EmíliaEste trabalho objetiva explicitar a crítica de Hannah Arendt à modernidade, sustentada pelo enfraquecimento da política enquanto espaço coletivo de diálogo e de ação, bem como os elementos da crise da modernidade que atingiram a educação, e a condição humana em sua dimensão política na condução da história. Arendt parte de seu tempo em busca de compreender o presente, propõe uma reflexão das condições do ser humano com base no século XX e analisa os fatos históricos da época em que viveu. Caracterizou como tempos sombrios este período conturbado, marcado por guerras, revoluções e regimes políticos descaracterizados da participação pública. Mas também de descobertas científicas e tecnológicas que alteram a relação do homem com o mundo e consigo mesmo, tornando-o cada vez mais alheio aos assuntos do mundo e envolto em seu próprio eu. As ações humanas em suas relações com o mundo constituem a história repleta de eventos imprevisíveis e irreversíveis, o que justifica a ênfase arendtiana à compreensão ou atividade permanente de reconciliação com a realidade. No entanto, a ruptura com a tradição marca, na era moderna, uma lacuna entre o passado e o futuro e indica que nossos valores já não servem para interpretar os fenômenos especificamente no período histórico caracterizado pelo século XX, no qual governos totalitários foram predominantes. O nexo entre pensamento e ação, filosofia e política estabelecido por Arendt nos leva a questionar o que significa pensar em tempos sombrios. Em situações-limite onde os valores humanos se desintegram, quais as implicações do pensamento político para questionar o que estamos fazendo? A hipótese argumentativa arendtiana indica que os aspectos do mundo moderno associados à quebra do senso comum ou sintonia do homem com o mundo trazem o que chama de crise: ruptura e também a possibilidade da abertura ao novo. Assim, a capacidade humana de julgar torna-se indispensável à orientação no mundo, sobretudo no qual a perda dos critérios objetivos implica um movimento de abertura a novas experiências, a estabelecerem novas conexões com a realidade e com a própria dimensão do passado.Item A potência do blues clássico feminino evidenciada por Angela Davis e Herbert Marcuse.(2023) Barroso, Nathalia Nascimento; Kangussu, Imaculada Maria Guimarães; Kangussu, Imaculada Maria Guimarães; Carneiro, Silvio Ricardo Gomes; Guimarães, Bruno AlmeidaA presente dissertação apresenta o entrelaçamento entre a teoria estética desenvolvida por Herbert Marcuse ao longo de suas principais obras e a investigação realizada por Angela Davis na obra Blues Legancies and Black Feminism: Gertrude “Ma” Rainey, Bessie Smith and Billie Holiday. O Blues será apresentado enquanto uma manifestação estética que exemplifica a “nova sensibilidade” proposta por Marcuse. A partir das ideias de Davis, o gênero musical é tomado como um dos responsáveis por potencializar as significativas transformações na consciência social da classe negra trabalhadora norte- americana, sobretudo aquelas que envolvem as mulheres negras e que foram evidenciadas a partir da década de 1960 com a organização do Movimento Feminista Negro. O Blues Clássico feminino recebe destaque e a potência de mudança do gênero é evidenciada através da análise das principais canções de “Ma” Rainey, Bessie Smith e Billie Holiday a fim de demonstrar como a música apresenta um poder persuasivo sobre as mentes e corpos dos ouvintes. As cantoras preservaram em suas canções uma herança africana a ser apresentada aos negros norte-americanos que serviria de incentivo a modelos alternativos de comportamento e atitudes em relação aos estabelecidos.Item O absurdo como propedêutica à revolta em Albert Camus.(2023) Chrisostomo, Gustavo Henrique; Rangel, Marcelo de Mello; Rangel, Marcelo de Mello; Amitrano, Georgia Cristina; Batista, Gustavo Silvano; Pimenta Neto, Olímpio JoséA presente pesquisa tem como objetivo fazer uma análise interpretativa dos dois principais conceitos da obra de Albert Camus: absurdo e revolta, evidentes principalmente em O mito de Sísifo e O homem revoltado, respectivamente. Desse modo, tematizar o nascimento do afeto do absurdo a partir da constatação da indiferença do mundo aos lamentos humanos e mostrar por qual motivo o suicídio não pode ser uma resposta à falta de um propósito que acompanha essa constatação. Será necessário, também, mostrar a importância do afeto do absurdo para o nascimento de outro afeto: a revolta, que, para Camus, é a postura coerente para enfrentar o absurdo, conforme será trabalhado no decorrer da presente pesquisa. Assim, será importante analisar a história do afeto da revolta para entender o motivo pelo qual ela se corrompeu ao ponto de legitimar assassinatos em seu nome. Essa genealogia da revolta é importante para mostrar que ela pode ser uma postura coerente para enfrentar o absurdo, desde que não torne legítimo o crime de assassinato. Assim, para facilitar a compreensão desses conceitos filosóficos de Camus, uma relação entre a filosofia de Camus e a literatura, tanto do próprio filósofo franco-argelino quanto de outros autores, será necessária para ter uma perspectiva mais ampla sobre os temas camusianos, uma vez que o próprio autor utilizava a literatura como uma ferramenta essencial para elucidar seus conceitos filosóficos. Finalmente, uma aproximação dos temas camusianos com a realidade brasileira é importante, para entender que absurdo e revolta são afetos que estão além de uma determinada localização espacial, são afetos que todo ser humano está sujeito a experimentar. Essa aproximação será possível através da tematização da própria literatura brasileira, especialmente autores que também se interessam por questões semelhantes às de Camus, sobretudo absurdo e revolta. Enfatizamos, nesse sentido, o trabalho de Graciliano Ramos.Item Da biopolítica de Foucault a necropolítica de Mbembe : alguns desdobramentos do desafio político da modernidade.(2023) Silva, Daniela Aparecida da Cruz; Guimarães, Bruno Almeida; Guimarães, Bruno Almeida; Alves, Marco Antonio Sousa; Rangel, Marcelo de MelloO presente trabalho busca considerar como os conceitos de biopoder e biopolítica elaborados por Michel Foucault relacionam-se com as análises mbembianas sobre a política da vida, a problemática da “guerra das raças” e consequentemente o racismo. Busca compreender como tal princípio de poder matar para viver se transforma em estratégias do Estado, não apenas orbitando em torno da questão jurídica, da soberania, mas em torno daquilo que diz do biológico de uma população, daquilo que se exerce no nível da vida, da espécie, da raça e dos fenômenos relativos à população. Evidenciando a extrapolação da lógica econômica para relações sociais e de como o racismo se comporta como peça fundamental na organização biopolítica de uma determinada população. Observa-se que a biopolítica e biopoder se apresentam como ferramentas analíticas (e políticas) relevantes para a compreensão dos modos através do quais a reflexão em torno das estratégias identitárias vislumbradas por Achille Mbembe, e as narrativas e projetos pós-coloniais podem ser redirecionadas. Interessa-nos, portanto, refletir sobre as dinâmicas de poder que moldam as formas de subjetivação e a construção da identidade, ao mesmo tempo em que ressalta a capacidade de resistência e transformação dos sujeitos diante dessas práticas de controle.Item Do corpo criador à expressão da carne : introdução ao tema do estilo em M. Merleau-Ponty.(2013) Machado, Abiatar David de Souza; Furtado, José Luis; Furtado, José Luis; Silva, Cíntia Vieira da; Serra, Alice MaraA inquietação estética de Merleau-Ponty é a pesquisa do corpo criador e suas relações com a carne. As criações do corpo revelam a expressividade e a profundidade das dimensões sensíveis da experiência e do mundo sensível. Essa expressividade é estilo, tanto no corpo quanto no mundo. Segundo o filósofo, as obras de arte transformam e ampliam um sentido ‘em obra’ na percepção. Entende-se, assim, de que modo o corpo da obra reverbera o corpo do artista e a carne do mundo sem se confundir com ambos, na medida em que esse processo é o surgimento de uma singularidade estética e um campo aberto de significações. Partindo da arqueologia do corpo criador realizada por Merleau-Ponty, o objetivo da dissertação é mostrar em alguns textos do filósofo elementos que tornam possível uma filosofia do estilo na pintura, na literatura ou na criação poética.Item Democracia, deliberação e consenso sobreposto na filosofia de John Rawls.(2023) Reis, Lívia Carlos dos; Oliveira, Mário Nogueira de; Oliveira, Mário Nogueira de; Lima, Elnora Maria Gondim Machado; Moura, Julia SichieriEste trabalho busca compreender a ideia de “consenso sobreposto razoável” desenvolvida por John Rawls, como parte de sua teoria da democracia deliberativa e fundamento para a legitimidade do poder político democrático. Todo o desenvolvimento da obra rawlsiana apresenta uma coerência conceitual de modo que, para analisar a sua proposta de um consenso deliberativo pluralista, é necessária a compreensão das ideias centrais de sua teoria da justiça como equidade e de sua proposta de um liberalismo político. Trata-se então de situar a teoria rawlsiana dentro daquilo que ele propõe como a tarefa da Filosofia Política nas democracias contemporâneas. Em seguida, busca-se examinar como estas ideias são apresentadas e situadas dentro de seu tratamento da democracia deliberativa e de sua visão sobre aquilo que justifica a legitimidade de uma concepção de justiça em um Estado democrático. Dado o fato do pluralismo razoável, deve-se buscar termos de cooperação social que possam ser aceitos por todos, uma vez que a sua legitimidade está diretamente relacionada ao seu potencial de justificação. É este potencial que garantirá a “estabilidade pelas razões certas”, ou seja, por meio do assentimento de cidadãos livres e igualmente considerados.Item A temporalidade na fenomenologia de Heidegger e Husserl.(2023) Macedo, Bruno Alves; Nachmanowicz, Ricardo Miranda; Nachmanowicz, Ricardo Miranda; Moura, Sandro Márcio; Thomé, Scheila CristianeA presente pesquisa faz um recorte contemporâneo sobre a questão do tempo, situando-se nas teses fenomenológicas dos filósofos Martin Heidegger e Edmund Husserl. Duas obras são utilizadas como literatura principal: Ser e Tempo e Fenomenologia da Consciência Interna do Tempo. O objetivo é investigar como esses autores compreendiam o tempo em suas investigações, de que forma o tempo foi nelas determinante e o nexo fenomenológico entre elas. Para alcançar essa proposta, o texto é organizado da seguinte forma: primeiro, introduz-se o debate no qual a fenomenologia se inseriu, apresentando os estágios iniciais do desenvolvimento do modelo retencional do tempo elaborados por William James e Franz Brentano. Em seguida, faz-se uma introdução sobre o desenvolvimento da fenomenologia por Husserl, culminando em uma análise da estrutura geral da consciência intencional. Após isso, o texto analisa a tese husserliana sobre o tempo, a qual é formulada em três instâncias: transcendente, imanente e formal. O tempo imanente é o fluxo de consciência preenchido e conteúdo para a interpretação do tempo transcendente. No entanto, o próprio fenômeno temporal está referido à sua estrutura formal de origem, a qual não pode ser concebida no tempo. Assim, Husserl elabora sua tese do fluxo formal a priori. A próxima etapa consiste em introduzir a fenomenologia hermenêutica de Heidegger, apresentando a estrutura geral da existência como preocupação [Sorge]. No entanto, a demanda por uma unidade de sentido do ser da existência, que é em todo caso compreendida, explícita ou implicitamente, em termos temporais, conduz à tese heideggeriana da temporalidade estática a priori como unidade de sentido da preocupação. Feitas essas considerações, entende-se que tanto Heidegger quanto Husserl conceberam os fenômenos sempre em suas modalidades [das Objekt im Wie], não como objetividades subsistentes. O caráter modal funciona como indicação formal para a temporalidade, a qual não pode ela mesma ser fenômeno, pois é origem de possibilidade destes. Além disso, entende-se também que a temporalidade abre um nível superior de investigação e é parte fundamental do método fenomenológico. Por fim, o próprio tempo, como indicação formal, parece conciliar-se com a estrutura formal da fenomenologia. Em todo caso, a temporalidade dá-se como estrutura originária constituidora do tempo, por conseguinte, dos fenômenos.Item Obra de arte : Dasein e fenomenologia.(2023) Hernandes, Brenda Korczagin; Nachmanowicz, Ricardo Miranda; Nachmanowicz, Ricardo Miranda; Figueiredo, Virginia de Araújo; Souza, Guiomar Maria de Grammont Machado de AraújoO presente trabalho tem por objetivo compreender o pensamento de Martin Heidegger e sua visão da obra de arte a partir do ensaio A origem da obra de arte (1936), assim como o desdobramento de seu pensamento em relação aos parâmetros de Ser e Tempo (1927). Para isso, pretende-se evidenciar as bases para a reflexão ontológico-fenomenológica que se iniciam em ST e se realizam no ensaio de 1936. O objetivo da pesquisa é contribuir para a viabilização de acesso ao pensamento heideggeriano a respeito da temática do artístico.Item O autoritarismo na indústria cultural e no fascismo segundo Theodor W. Adorno.(2023) Leal, Emanuel Djaci de Oliveira; Alves Júnior, Douglas Garcia; Alves Júnior, Douglas Garcia; Freitas, Verlaine; Duarte, Rodrigo Antônio de Paiva; Kangussu, Imaculada Maria GuimarãesA presente dissertação tem como objetivo compreender se a indústria cultural, no cerne da democracia burguesa, pode influenciar a aparição de fenômenos autoritários, pela ótica de Theodor W. Adorno (1903-1969). A princípio, esta pesquisa buscará entender o arranjo do sistema capitalista diante do qual Adorno viveu e escreveu a sua obra. Em seguida, a indústria cultural será analisada a partir de seus operadores, para compreender se ela pode ser assumida como uma instituição capaz de promover o autoritarismo, tendo em vista que, a partir de momentos de crise, o sistema capitalista precisa intensificar a dominação vigente, a fim de assegurar sua sobrevida, produzindo tais fenômenos autoritários. Um dos objetos deste estudo é a consciência do sujeito, refletindo o conceito adorniano de semiformação [Halbbildung], pois, além dos pressupostos objetivos, há o aspecto subjetivo que perpassa o problema do autoritarismo, visto que esses movimentos contrarrevolucionários necessitam do apoio da população para colherem seus frutos. Outro objeto serão os escritos de Adorno sobre os discursos e as propagandas fascistas. Essas últimas entendidas como sendo permeadas por mecanismos psicológicos que objetivam assegurar a dominação sobre os indivíduos, manipulando pulsões inconscientes e tendo por finalidade a cooptação individual para o seu coletivo.Item Ética e religião : uma abordagem analítica do teísmo.(2023) Machado, Matheus Batista; Miranda, Sérgio Ricardo Neves de; Miranda, Sérgio Ricardo Neves de; Spica, Marciano Adilio; Marques Segundo, Luiz HelvécioO presente trabalho tem como principal objetivo comparar duas teorias metaéticas com o fim de selecionar qual das duas explica de forma mais satisfatória o fenômeno da moralidade. As teorias selecionadas para este trabalho foram a TCD (Teoria do Comando Divino) e o Naturalismo Ético. Ambas as teorias possuem seus méritos, como por exemplo, a defesa da objetividade dos valores e a normatividade dos deveres. Entretanto, no decorrer do trabalho, visou-se analisar mais profundamente ambas as teorias e concluiu-se que, por mais méritos que possua, a teoria do Naturalismo Ético não é capaz de explicar de forma plena a moralidade objetiva e a existência dos deveres morais. Ao postular a existência de Deus, torna-se muito mais simples a tarefa de explicar a moralidade em termos de objetividade, normatividade dos deveres e a motivação que os seres humanos possuem para agirem de forma correta. O sucesso da TCD em explicar a moralidade nos leva a inferir a probabilidade da existência de Deus.Item La teologia política de J. B. Metz en diálogo con las tesis de Walter Benjamin : hacia una praxis de la memoria en la experiencia latinoamericana.(2023) Quinchia Castaneda, Yenni Andrea; Rangel, Marcelo de Mello; Rangel, Marcelo de Mello; Pinho, Amon Santos; Batista, Gustavo SilvanoPara el teólogo Alemán Johann Baptist Metz, el sentido del sufrimiento en su relación con una cultura de la memoria y una historia de esperanza atraviesan la visión escatológica propia del cristianismo, visión que entra en un diálogo inminente con la perspectiva del mesianismo judaico propuesta por Walter Benjamin y otros autores desde singularidades que oscilan entre lo sagrado y lo profano desde sus usos tanto filosóficos como comunitarios y populares. De esta forma se plantea una revisión de los alcances, las posibilidades y quizás obstáculos que se plantean a partir de la praxis de dicha memoria en la experiencia latinoamericana. La escatología cristiana invoca una justicia ilimitada, que alcanza tanto los sufrimientos del presente como los del pasado, y que excede, por tanto, los límites de la justicia de los estados nación o sistemas bajo los límites de una racionalidad moderna. El sufrimiento y la pasión en sentido cristiano, presentes en dicha escatología, actualizan el problema de la teodicea en la doctrina judeo-cristiana, central en las discusiones planteadas en el Concilio Vaticano II y retomadas en la nueva concepción pastoral de la iglesia, siendo el Documento de Medellín protagonista en la fundación y construcción de esta nueva iglesia de carácter universal y policéntrica. Según esta visión escatológica, reafirmada en Medellín, la teología tiene una especial responsabilidad frente la pregunta por el lugar de Dios hoy. En estos tiempos de olvido de Dios, la teología debe reconocer y hacer frente a la crisis epistemológica y práxica por la que atraviesa, esto es, el problema de la verdad en su relación con la justicia y el mensaje sobre Dios.Item Crenças de coordenação e a impenetrabilidade da crise ambiental.(2022) Gonçalves, Vinícius; Cardoso, Guilherme Araújo; Noronha, Daniel de Luca Silveira de; Cardoso, Guilherme Araújo; Noronha, Daniel de Luca Silveira de; Petterson, Bruno Batista; Segundo, Luiz Helvécio MarquesOs problemas ambientais gerados pelo comportamento das sociedades humanas foram identificados há mais de dois séculos, quando se notou que uma demanda irrestrita não é condizente a um sistema limitado pelas leis ecológicas. Esta crise ambiental se perpetua pois não há uma coesão quanto ao seu reconhecimento, não havendo um consenso em como a enfrentar. As pesquisas que apontam sua gravidade são rebatidas por argumentos que negam sua existência, os representantes destes argumentos negacionistas são impenetráveis aos fenômenos que a comprovem. Desta forma, a crise ambiental continua a se agravar, a resistência presentes em certos grupos socioculturais está incrustada no próprio comportamento destes; já que a permanência de determinados hábitos nocivos ao ambiente, demonstram estar além das possibilidades de mudança, disponíveis pelo avanço tecnológico e científico da sociedade atual. A intencionalidade compartilhada proposta por Michael Tomasello, é uma capacidade cognitiva unicamente humana e compõe sua teoria da evolução social, ela determina os mecanismos de cognição social que emergiram durante a história evolutiva humana, estes possibilitaram a produção, acúmulo e a transmissão de cultura. Dentro deste contexto evolutivo os argumentos negacionistas são observados sob uma nova perspectiva, mediante sua eficiência em explorar as crenças que coordenam determinados grupos. Derivadas da intencionalidade compartilhada, as crenças de coordenação são um dos principais fatores para o surgimento da organização social, assim elas apresentam um potencial para uma nova aproximação do problema da crise ambiental que se enraíza na forma com que os seres humanos se relacionam entre si, em relação ao seu grupo sociocultural, e também com seu ambiente.Item Atravessando a fronteira da pele : corpo e poder em Foucault e Preciado.(2022) Gonzaga, Caio Henrique Duarte; Silva, Cíntia Vieira da; Silva, Cíntia Vieira da; Lobo, Rafael Haddock; Alves Júnior, Douglas GarciaO presente trabalho parte da crítica feita ao pensamento de Michel Foucault por Paul B. Preciado, especificamente sobre os modos de produção dos corpos e subjetividades contemporâneos não levados a cabo nas análises da biopolítica. Embora o filósofo francês tenha antevisto os elementos constituintes dos regimes de subjetivação que atuam na nova modalidade de controle, Preciado sustenta a ideia de que as tecnologias de poder contemporâneas, farmacológicas e midiático-pornográficas, configuram um novo cenário político intimamente conectado ao novo modelo de capitalismo que começa a se mostrar na virada do século XX. Para descrever as principais configurações que a gestão da vida pode assumir em diferentes momentos, nossa pesquisa acompanha com Michel Foucault as análises pioneiras em torno dos procedimentos, dispositivos e técnicas para a criação e condução de condutas no regime biopolítico. Assim, recorremos às reflexões sobre a ritualização disciplinar do corpo a fim de situar a mesma estratégia de ação sobre ações prescrevendo a conduta do indivíduo nas principais configurações de gestão política da vida na sociedade contemporânea. A hipótese levantada por Preciado é que a estratégia farmacopornográfica deriva de semelhante forma de criação e gestão das tecnologias políticas do corpo, busca-se evidenciar a necessidade progressiva da substituição da autonomia na constituição ética de si, pela prescrição heterônoma de um código moral, bem como o trajeto histórico-crítico que permite situar a moderna gestão farmacopornográfica como estratégia política de governo de condutas, fornecendo pistas para uma reflexão sobre o desenvolvimento e preservação de micropolíticas de resistência, de práticas de si e de defesa de novas subjetividades.Item Leituras sobre a tecnologia na filosofia de Herbert Marcuse.(2022) Kelly, Diego Aurélio Viana; Freitas, Romero Alves; Freitas, Romero Alves; Gatti, Luciano Ferreira; Guimarães, Bruno AlmeidaNa filosofia crítica elaborada por Herbert Marcuse, a tecnologia desempenha um importante papel para a dinâmica social, uma vez que ela contém um potencial ambíguo, que a torna capaz de promover tanto a dominação e a exploração, quanto a emancipação e o florescimento dos indivíduos. Deste modo, os critérios que orientam o desenvolvimento tecnológico são fundamentais para a noção marcuseana de pacificação da existência, na medida em que, para atingir um estágio social que corresponda a essa noção, é necessária a reorganização de tais critérios em uma base que não esteja compromissada com o prolongamento do estado de dominação, miséria e exploração sustentado pelas forças econômicas e políticas dominantes. Portanto, a presente pesquisa visa retomar as reflexões de Marcuse acerca da tecnologia, e as distintas interpretações da mesma, quando se trata de estabelecer as referências teóricas que estão por detrás de sua análise.Item Organicismo musical a partir do juízo teleológico kantiano.(2022) Souza, Demétrius Alexandre da Silva; Nachmanowicz, Ricardo Miranda; Nachmanowicz, Ricardo Miranda; Vieira, Vladimir Menezes; Assumpção, Gabriel AlmeidaO objetivo principal deste trabalho é propor a utilização do juízo teleológico de Kant – tal como apresentado na Crítica da faculdade de julgar (1790) – enquanto ferramenta conceitual para compreensão da obra musical entendida como objeto estético autônomo no interior do paradigma organicista. Para tanto, pareceu-nos necessário, em primeiro lugar, analisar a filosofia da música kantiana e averiguar suas afinidades com o discurso da autonomia da música. Em segundo lugar, acompanhamos de um ponto de vista histórico e conceitual, a transição da heteronomia à autonomia musical. E, por fim, apresentamos o pensamento de Kant sobre teleologia e organismo contidos na obra supracitada com vistas a explicitar alguns de seus pormenores técnicos e também com vistas à abertura provocada pela aplicação destes conceitos em áreas diversas daquelas nas quais o filósofo efetivamente as aplicou. A realização deste itinerário nos permitiu mobilizar elementos teóricos suficientes para sustentar nossa proposta: as propriedades de uma finalidade interna, bem como a de um força formativa – características distintivas dos seres organizados – podem ser transferidas para a obra musical mediante o recurso heurístico da analogia e fornecer assim, uma modo de pensar a autonomia da música na sua estreita relação com o organicismo ao mesmo tempo em que é coerente com as exigências da filosofia crítica e com o testemunho histórico. Concluímos que, se a filosofia da música kantiana não compreende a música como obra autônoma e, em certo sentido, não a compreende como bela arte, a teoria dos organismos e do juízo teleológico deste autor, dada a convergência histórica das noções de autonomia e organicidade, oferece subsídios para que possamos compreendê-la como tal.