PPGTURPATRI - Mestrado (Dissertações)
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Item Colonialismo e orientalismo nos imaginários turísticos do século XIX : relatos turísticos ilustrados sobre a Argélia.(2024) Dazzi, Camila Carneiro; Silva, Luana Melo e; Silva, Luana Melo e; Quírico, Tamara; Gonçalves, Marina FurtadoO brutal processo de colonização do Norte da África pelos franceses, na segunda metade do século XIX, paradoxalmente impulsionou a abertura dos territórios dominados ao Turismo, compreendido, ao longo da Dissertação, como uma das engrenagens da dominação colonial. A França de finais do século XIX é abundante em obras de pintores orientalistas, mas, igualmente, em imagens turísticas de seus territórios colonizados, muitas delas feitas por artistas mais ou menos renomados, como suntuosos cartazes das companhias marítimas, coloridas propagandas de estradas de ferro, cartões postais e gravuras em relatos turísticos ilustrados de viagens. Em nossa pesquisa, optamos por analisar os relatos turísticos ilustrados, uma vez que foram escritos por turistas que circularam e compartilharam as suas percepções, aventuras e desventuras com um público que tinha interesse em viajar para os territórios recém colonizados. O recorte geográfico na Argélia se deu em função do incomparável nível de violência utilizado pelos franceses no processo de dominação e manutenção do território, bem como na sua rápida transformação em destino turístico, ainda em finais do século XIX. No decorrer da investigação, lançamos mão de diferentes métodos de pesquisa, dentre os quais o estudo de fontes primárias de época (textos e imagens), bem como a leitura acurada de fontes atuais – livros, teses, etc – como base teórica de reflexão. A nossa principal premissa foi a de que os relatos turísticos ilustrados são produções orientalistas que difundiram, por meio de imagens e textos, estereótipos que definiram os colonizados como “bárbaros”, “apáticos”, “bestiais” – dentre outros adjetivos nada enaltecedores. Com essa Dissertação, demonstramos não somente a veracidade dessa hipótese, como comprovamos como tais relatos turísticos, tão pitorescos e lindamente ilustrados, materializaram e propagaram Imaginários Turísticos que contribuíram para justificar a necessidade de dominação da França sobre o Norte da África – em específico a Argélia.Item Banda de música, história e cultura : as bandas de música civis de Cachoeira do Campo - MG.(2024) Bretas, Marcílio Luiz; Pires, Maria do Carmo; Bohrer, Alex Fernandes; Pires, Maria do Carmo; Bohrer, Alex Fernandes; Simão, Maria Cristina Rocha; Alves, Kerley dos SantosCom quase dois séculos de existência, as bandas civis de Cachoeira do Campo, Banda Euterpe Cachoeirense (1856) e Sociedade Musical União Social (1864), conseguiram superar a instabilidade política e econômica, preservando as tradições musicais e culturais. Este estudo apresenta uma breve história de Cachoeira do Campo, um distrito de Ouro Preto, desde seus primórdios. Também aborda o início da colonização portuguesa e o surgimento das primeiras bandas de música militar no Brasil, que serviram como precursoras e fontes de inspiração para as bandas civis. O objetivo é analisar as origens dessas duas bandas civis de Cachoeira do Campo, documentar e destacar sua importância, preservar seu legado e garantir que as gerações futuras compreendam e valorizem essas instituições históricas. Além de analisar suas origens, a pesquisa busca contribuir para o reconhecimento cultural e a importância dessas corporações em seu contexto histórico e entender como elas se mantêm vivas na contemporaneidade. Utilizando uma abordagem qualitativa, as informações foram coletadas por meio de pesquisa bibliográfica e documental, além de relatos orais de pessoas direta ou indiretamente ligadas às bandas. Constatou-se que a rivalidade entre elas, atualmente concentrada em aspectos musicais e administrativos, contribuiu para sua vitalidade e longevidade. Entretanto, elas enfrentam desafios como a perda de identidade devido à mudança no perfil dos membros e dificuldades financeiras. Para atrair novos membros, é essencial tornar o aprendizado musical mais atraente e acessível. A pesquisa sugere o fortalecimento da associação entre as bandas para buscar reconhecimento e apoio contínuo, garantindo sua sobrevivência e relevância. A continuidade dessas bandas é fundamental para a preservação da cultura local e a promoção de talentos, mas depende de maior apoio governamental e de políticas de proteção cultural.Item Os tapetes devocionais como representação visual do patrimônio cultural imaterial da Semana Santa de Ouro Preto, Minas Gerais.(2024) Araújo, Nilson Ricardo; Alves, Kerley dos Santos; Braga, Solano de Souza; Alves, Kerley dos Santos; Braga, Solano de Souza; Silva, Luana Melo e; Lott, Wanessa PiresA confecção dos tapetes devocionais da Semana Santa de Ouro Preto é uma tradição religiosa que remonta ao século XVIII e se destaca como patrimônio cultural, unindo história, cultura e arte durante a Procissão da Ressurreição. Neste sentido, a pesquisa apresenta a convergência de determinados aspectos sobre os tapetes como patrimônio cultural imaterial que se permeiam em um processo que envolve algumas implicações. Como objetivo principal, a pesquisa propõe analisar os tapetes devocionais da Semana Santa enquanto elementos estéticos, simbólicos e sua representação visual com ênfase nos materiais e processos produtivos. A metodologia aplicada consistiu em uma abordagem descritiva e qualitativa, com enfoque na pesquisa etnográfica e observação participante. Inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura abrangente nas áreas de patrimônio cultural imaterial, representação visual, tradição, memória, identidade e turismo religioso. A pesquisa de campo foi conduzida por meio da aplicação de 85 questionários mistos não probabilísticos aos moradores da cidade, registro fotográfico e entrevista. Ao analisar como a população da cidade atribui significados aos tapetes confeccionados para a Procissão da Ressurreição, ápice da celebração, surgiu como principal problema, o seguinte questionamento: como conciliar a tradição religiosa da confecção dos tapetes devocionais em Ouro Preto com a valorização do patrimônio cultural e o potencial turístico da cidade? As respostas dos questionários evidenciam a importância dos tapetes como um aparato valioso para a compreensão das representações visuais ligadas aos seus elementos estéticos e simbólicos, para a construção de narrativas que destacam o seu valor religioso, histórico, patrimonial e turístico, e como elemento da manifestação da identidade dos ouropretanos, fortalecendo a memória coletiva entre os diferentes sujeitos que nela participam. Dessa forma, conclui-se que a tradição dos tapetes devocionais por meio da representação visual se constitui em uma rica manifestação cultural que integra estética, simbolismo e narrativas no seu entendimento como patrimônio cultural imaterial.Item Experiências sensoriais urbanas em Ouro Preto : a iluminação do Caminho Tronco como elemento potencializador da história e da cultura local.(2023) Costa, Rogério Francisco Werly; Silva, Luana Melo e; Silva, Luana Melo e; Simão, Maria Cristina Rocha; Civale, Leonardo; Alves, Kerley dos SantosFrente o desafio da gestão da atividade turística de Ouro Preto-MG de reconciliar a preservação do patrimônio cultural, o bem-estar socioeconômico da população local e a promoção de vivências autênticas ao turista, destaca-se o rico percurso turístico do Caminho Tronco, que remonta a origem do tecido urbano com abrangência temporal e morfológica e em proximidade com os residentes. Com o objetivo de proposição da iluminação urbana da rota que formule uma roteirização sensorial utilizou-se estrutura teórica para compreender a conformação da urbe setecentista e o processo de patrimonialização da cidade colonial barroca. Da aplicação de questionário semiestruturado a turistas e residentes, vistorias walkthrough no território e elaboração de cálculos de iluminância (em lux), constatou-se existir um sistema de iluminação urbana destoante, entre o que é visto na área central e o que é notório nas áreas não centrais do Caminho Tronco. Averiguou-se que a refuncionalização turística do patrimônio cultural e a densificação do turismo nas porções mais centrais da rota distorcem os significados histórico-culturais e seus referenciais espaciais, além de promover o empobrecimento da diversidade sociocultural por induzir ao visitante conhecer somente as áreas nobres. Neste contexto, a proposição de iluminação urbana presta uma contribuição aos aspectos de integração socioespacial e sociocultural do Caminho Tronco, num tratamento equitativo que realce a continuidade dos significados e o valor histórico preexistente.Item Ver-ser-tão : foto-grafias pela paisagem imaginada do Complexo Arqueológico Nova Esperança-AL.(2023) Silva, Paula Louise Fernandes; Bertin, Marta; Bertin, Marta; David, Cesar De; Alves, Kerley dos SantosOs vestígios arqueológicos são importantes fontes de informação e conhecimento sobre a sociedade e a história humana, capazes de despertar a curiosidade, além de serem vistos como um estímulo para a produção de renda econômica, a exemplo do turismo. Propõe-se nesta pesquisa um estudo de caso buscando evidenciar as relações do Patrimônio Cultural e Natural por meio dos sítios arqueológicos com registros de pinturas rupestres no Assentamento Nova Esperança (ANE), em Olho D’Água do Casado, sertão de Alagoas. Para isso, será abordada a temática do Turismo Sustentável que vem sendo desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a Associação Pegadas na Caatinga – constituída em sua maioria por mulheres moradoras do assentamento rural e responsáveis pela organização do complexo arqueológico –, sendo este trabalho visto como significativa fonte de salvaguarda, promoção e proteção não só do Patrimônio, mas dos agentes sociais que formam a comunidade. Inserido na ampla temática em torno da relação entre Patrimônio e Turismo, e compreendendo o mesmo como fenômeno social, econômico e espacial, problematiza-se de que forma a atividade turística pode vir a interferir no cotidiano dos sujeitos sociais do lugar, assim como busca identificar possíveis reflexos do turismo desordenado que vem ocorrendo na região dos cânions do rio São Francisco no ANE. Teve como objetivo identificar e qualificar as imbricações entre agentes locais – moradores do assentamento – com as atividades turísticas, identificando as narrativas da comunidade, abordando aspectos relacionados à paisagem, memória e à subjetividade. Partindo de uma investigação fotoetnográfica, propõe-se como instrumental metodológico a realização de trabalho de campo e a produção qualificada de registros fotográficos, sendo aqui utilizados como instrumento de escrita e ação educativa.Item A imagem de destino turístico : um estudo fotoetnográfico da imagem de Ouro Preto.(2023) Shishito, Marcelo; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Achutti, Luiz Eduardo Robinson; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho GonçalvesO turista escolhe um destino para passar as férias com base na imagem que tem desse lugar. Portanto, a imagem do destino é um fator essencial a ser considerado no desenvolvimento do marketing turístico, já que é responsável por influenciar a escolha do destino pelo turista. Assim, uma imagem única, forte e dinâmica se torna um diferencial competitivo para um destino turístico. Este estudo tem o objetivo geral de apresentar a imagem do destino de Ouro Preto pela perspectiva de seus moradores e visitantes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza teórica-empírica e de abordagem qualitativa, que faz uso da Fotoetnografia (Achutti, 1997, 2004) e de um conjunto de técnicas de pesquisa, como pesquisa bibliográfica, observação participante, entrevistas semiestruturadas e registro fotográfico. Considerando a complexidade do construto imagem de destino turístico este estudo se fundamentou na teoria da imagem global dos modelos de Baloglu e Mcleary (1999) e de Qu, Kim e Im (2011). Constatou-se que a imagem global de Ouro Preto emerge como uma interseção complexa entre aspectos cognitivos, afetivos e únicos. Em sua dimensão cognitiva, os atrativos turísticos como a arquitetura colonial preservada, as igrejas barrocas, os museus e os eventos realizados ao longo do ano, criam uma base sólida para essa imagem. A conexão emocional com o passado, a cordialidade dos moradores com os visitantes, a sensação de segurança ao percorrer suas ruas históricas e o clima romântico imprimem um caráter afetivo à cidade. Nesse sentido, a riqueza histórica e cultural, os sentimentos de vivacidade e a atmosfera autêntica da cidade dão sinergia a uma imagem que transcende o simples olhar, transformando Ouro Preto em um destino turístico verdadeiramente especial e único. Por fim, a realização deste estudo serve para comprovar o potencial da Fotoetnografia para o desenvolvimento de estudos de imagem de destino turístico e para colaborar na consolidação de um método pouco utilizado em pesquisas de Turismo. Além disso, os resultados deste estudo pretendem contribuir para o desenvolvimento científico do marketing de destinos, servindo de base para investigações futuras sobre a imagem de Ouro Preto, como também de outros destinos turísticos.Item Pós-mineração em Congonhas/MG : o turismo criativo como alternativa para o desenvolvimento sustentável.(2023) Vieira, Ana da Cruz Alcântara Campos; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Emmendoerfer, Magnus Luiz; Oliveira, Ataualpa Luiz deO município de Congonhas, em Minas Gerais, é conhecido por seu patrimônio barroco epossui um sítio patrimonializado pela UNESCO. No entanto, vive a dependência econômica da mineração, inicialmente do ouro e atualmente do minério de ferro. Essa dependência tem levado os moradores a priorizarem os benefícios da mineração, deixando de desfrutar plenamente seu rico patrimônio cultural. Para conferir um caráter diferenciado ao território, a hipótese proposta é que é necessário construir novasrelaçõese oportunidades de desenvolvimento regional, e o turismo criativo se apresenta como umadas soluções que oferece essa oportunidade de desenvolver o potencial criativo do território, por meio de experiências de aprendizagem e interação com a cultura local. Além disso, o turismo criativo promove a aproximação entre visitantes e moradores, assim como o surgimento de novos modelos de negócios. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as interações entre a atividade minerária e o território de Congonhas, enfocando o turismo criativo como uma alternativa produtiva e de diversificação econômica no pós-mineração. Para isso, foram identificados indicadores e táticas que fortalecem os mecanismos de integração e governança; sendo fundamental o alinhamentoàs metas dos 17 ODS da Agenda 2030, para que a sustentabilidade e a resiliência sejam incorporadas aos espaços rurais e minerados do município. Nesse sentido, apresenta-se as contribuições do “Policy Design” nas políticas públicas do turismo criativo, além de instrumentos de financiamento e gestão que valorizem a criatividade e as diversidades culturais, bem como priorizem o conhecimento e incluam as cidades circunvizinhas. A investigação adotou uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas utilizando o método da História Oral integrado à amostragem "bola de neve" para a coleta de dados. Além disso, a técnica da fotografia documental foi utilizada como recurso. A pesquisa revelou a plausibilidade da hipótese de despertar e estimular o turismo criativo como uma alternativa viável para o desenvolvimento sustentável, especialmente no pós- mineração em Congonhas. Contudo, verificou-se a necessidade de planejar, estruturar e implementar uma série de medidas para garantir o êxito desta iniciativa, maximizando seus benefícios para a comunidade local e oferecendo experiências enriquecedoras aos visitantes.Item Análise do bordado tradicional de Ouro Preto enquanto patrimônio imaterial e sua relação com o turismo.(2023) Gallisa, Mônica de Fátima do Sacramento; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; Frederico, Isabela BarbosaEsta pesquisa apresenta um estudo do bordado tradicional referente ao Ofício dos Grupos de Bordadeiras e Rendeiras de Ouro Preto, Minas Gerais, a partir do Dossiê (2019), trazendo um recorte para os trabalhos artesanais desenvolvidos na Associação de Senhoras Artesãs - Grupo ASA. Tem como objetivo geral compreender a prática do bordado e sua importância no patrimônio e as possibilidades para o desenvolvimento econômico, social e turístico relacionou- se a prática das artesãs, em seus espaços e vivências com a realidade local e o turismo. Desta forma, destaca-se o tema da valorização do patrimônio referenciando o bordado tradicional e a renda como elementos de preservação cultural, da memória e dos bens patrimoniais do município de Ouro Preto. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, envolvendo pesquisa de campo no Grupo ASA. O “saber fazer” é investigado pela estratégia de observação participante que possibilitou maior interação e aproximação ao universo das bordadeiras. Na oportunidade, realizou-se entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da investigação em seus espaços de trabalho. Por conseguinte, os relatos e as vivências foram transcritos compondo uma documentação de análise, tendo disso analisado por meio da técnica análise de conteúdo. As apreciações se ativeram: às atividades cotidianas das bordadeiras e artesãs, à compreensão de como o saber é praticado e transmitido, ao aprimoramento das técnicas de execução dos bordados, às relações sociais com a comunidade e região. Os resultados indicaram a existência de práticas sustentáveis na gestão de uma organização comunitária por meio do Grupo ASA. Os dados apontaram que historicamente, o bordado é um saber que se desenvolveu enquanto técnica dentro de um espaço muito específico, como um produto feminino em ambiente doméstico. As narrativas das artesãs bordadeiras mostraram que o bordado é tradição projetado na contemporaneidade. Constatou-se que o bordado tradicional está em constante transição: significados, expressões, inovações e as novas tecnologias contribuem para o aperfeiçoamento e estimulam a criatividade das bordadeiras. Os resultados revelaram ainda que o município de Ouro Preto preserva o ofício das bordadeiras e rendeiras em diversos grupos e associações que se organizam, trocam experiências e vivências, e buscam ainda uma forma de complementação de renda para o orçamento familiar. As contribuições da pesquisa se dão no âmbito do reconhecimento da prática do bordado tradicional nas possibilidades e potencialidades do “saber fazer” podendo ser referência para outros grupos de bordadeiras e gestores de políticas públicas.Item O trem passou por aqui : as transformações da paisagem ferroviária e as dinâmicas da hospitalidade urbana em São João del-Rei (MG).(2023) Oliveira, Daniella Cristiane Santos; Brusadin, Leandro Benedini; Brusadin, Leandro Benedini; Alves, Kerley dos Santos; Corrêa, Raphaela MacielO estudo do patrimônio cultural é um campo dinâmico que deve entrelaçar as mais diversas disciplinas diante do seu caráter espacial e temporal. Este estudo, de caráter interdisciplinar, apresenta a importância do transporte ferroviário desde sua chegada em São João del-Rei, e os processos que levaram a sua privatização e consequente declínio, sob o viés dos conceitos de o patrimônio industrial ferroviário, paisagem, e memória, turismo e hospitalidade. Objetiva-se investigar as transformações do patrimônio industrial ferroviário na paisagem de São João del- Rei em interface com as relações de hospitalidade e hostilidade com a população no processo de desenvolvimento da atividade turística. Metodologicamente optou-se pela pesquisa qualitativa descritiva, a partir da pesquisa bibliográfica e documental. Para a pesquisa de campo optou-se pela história de vida, em que foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas entre os meses de abril e maio de 2023, com quatro sujeitos, dentre eles ex ferroviários e moradores de São João del-Rei. Como resultado, pode-se constatar fatores que sustentam a importância da ferrovia para São João del-Rei, e as transformações da paisagem urbana da cidade, que é permeada pelas relações de hospitalidade e hostilidade criadas a partir de tal.Item Entre a fé e a feira : o sagrado e o profano na constituição do patrimônio cultural do Jubileu de Congonhas.(2023) Fernandes, Nayara Souza; Pires, Maria do Carmo; Pires, Maria do Carmo; Brusadin, Lia Sipaúba Proença; Costa, Everaldo Batista daO presente trabalho realiza uma reflexão acerca do patrimônio por uma perspectiva que evidencia seu caráter popular, suas práticas e representações, bem como as premissas teóricas que norteiam o campo, suas dinâmicas de atribuição de sentido e valor. A pesquisa foi desenvolvida em forma de estudo de caso e tem por objeto a celebração do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, Minas Gerais. Histórica e culturalmente rica, a festividade ao mesmo tempo em que conserva ritos e práticas seculares, manifestações do sagrado, também traz consigo o profano, conceitos opostos que durante a festividade transcendem, abrindo campo para uma ampla discussão acerca do patrimônio enquanto campo científico. A bibliografia utilizada versa em torno dos conceitos de patrimônio e memória, da festa religiosa e das feiras enquanto manifestações culturais, a fim de compreender de que forma as práticas culturais, atreladas aos processos da memória, atuam na constituição do Jubileu enquanto patrimônio cultural e sua preservação. Para além da pesquisa em fontes primárias acerca da festividade do Jubileu, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com participantes da celebração e foram aplicados questionários durante a festividade. O método quali-quantitativo foi adotado para análise dos dados coletados com intuito de identificar como se dão as relações entre os sujeitos e os elementos que compõe a festividade, os processos de atribuição de sentido e valores, seus marcos de vivências e experiências, assim como detectar os elementos que conformam uma cultura para os sujeitos que com ela se identificam. Ainda que a interação dos sujeitos com o objeto vá se modificando com o tempo numa relação de forma e conteúdo, as práticas observadas na festividade estão atreladas a um passado em decorrência da memória. Desta forma, os valores e sentidos que estão sendo constantemente produzidos e reelaborados, colaboram para sua preservação e legitimação enquanto patrimônio.Item A cultura do milho e o patrimônio de Patos de Minas : diálogos possíveis entre preservação e turismo.(2023) Veloso, Fádua Dâmaris Abreu; Pires, Maria do Carmo; Pires, Maria do Carmo; Magalhães, Sônia Maria de; Silva, Luana Melo eBusca-se neste estudo investigar como a cidade de Patos de Minas, Minas Gerais, lida com questões relacionadas a sua cultura, ao seu patrimônio, e como estes aspectos podem ser trabalhados no segmento do turismo, cujo desenvolvimento pode configurar um mecanismo de preservação. O foco da pesquisa é a cultura do milho que possui forte presença na cidade e foi inspiração para o surgimento da Festa Nacional do Milho, seu maior evento. Foi discutida a importância de se fortalecer os saberes e os fazeres do povo patense como elementos constituintes de sua identidade e de seu patrimônio. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem metodológica qualitativa baseada na análise de fontes bibliográficas e documentais pertinentes à pesquisa, na qual buscou-se examinar elementos constituintes da cultura patense permeados pela simbologia do milho. Ao final, foi elaborado um mapeamento das manifestações culturais pesquisadas, constituindo um guia turístico denominado “Caminhos do Milho”. Espera-se que este trabalho possa contribuir com a apropriação da noção de patrimônio, ressaltando o repertório histórico e cultural da cidade a ser potencialmente explorado na área do turismo no que tange a simbologia do milho, que é uma grande referência local.Item As políticas de hospitalidade sob o viés feminino : o acolhimento no Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados em Belo Horizonte (MG).(2023) Silva, Beatriz Flexa Ribeiro Proença Gomes da; Brusadin, Leandro Benedini; Brusadin, Leandro Benedini; Suner, Marcia Maria Arcuri; Frederico, Isabela BarbosaA hospitalidade, permite inúmeros de campos de estudo para analisar associações de indivíduos, um desses campos é a migração e o refúgio, uma vez que o crescimento dos fluxos migratórios contemporâneos vem sendo noticiado na mídia nos últimos anos como uma crise humanitária sem precedentes em todo o globo. Parte desses estudos busca compreender as relações entre os sujeitos migrantes e os possíveis anfitriões em uma premissa da hospitalidade, que se pode compreender como a intercessão entre acolher e hostilizar das relações humanas. Outros fatores nesse processo são as questões de gênero, o viés feminino nessas novas formas de deslocamento, os locais de acolhida atrelados a projetos sociais e religiosos e as interfaces contidas nesses locus. Tendo, por objeto de estudo o feminino no processo de receber realizado no Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) em Belo Horizonte-MG, esta dissertação tem por objetivo analisar as possíveis relações de hospitalidade contemporânea, sob oprisma da dádiva e da fenomenologia do acolhimento entre o processo migratório e gênero. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica baseada em autores da linha francesa de hospitalidade e em estudiosos brasileiros que debatem o tema. Complementando as análises teóricas, há a realização de entrevistas semiestruturadas, de caráter qualitativo, aplicadas presencialmente às colaboradoras do SJMR em Belo Horizonte, soma-se a isto uma pesquisa de campo de observação participante, com caráter analítico, que permite compreender de maneira mais eficaz as relações de hospitalidade que ali ocorrem. Conclui-se que o estudo das trocas entre migrante e a instituição escancara problemas políticos e estruturais que colaboram com a hostilidade dos atendidos, mas, ao mesmo tempo, demonstra que o acolhimento em entidades religiosas é o que mais se aproxima dos ideais da hospitalidade na perspectiva da dádiva.Item Patrimônio cultural, memória e dilemas contemporâneos acerca da acessibilidade em sítios preservados e turísticos : o caso da construção da rampa de acesso à Praça Doutor Gomes Freire em Mariana.(2023) Silveira, Ricardo Pacheco da; Paiva, Carlos Magno de Souza; Paiva, Carlos Magno de Souza; Pires, Maria do Carmo; Simão, Maria Cristina RochaA Praça Gomes Freire, localizada em Mariana/MG, é um Patrimônio Cultural tombado pela esfera Federal e Municipal, um lugar de memória e um importante atrativo turístico. Concebido ainda no período colonial para recepcionar a população, passou por diversas modificações. Mantinha o mesmo projeto arquitetônico desde o final do século XIX, até que em 2020, durante as obras de requalificação no local, passou por uma polêmica intervenção materializada em uma rampa de acesso sobre a Rua Barão de Camargos. Instituições públicas e privadas, sociedade civil organizada e moradores do entorno se mobilizaram e a rampa foi modificada, passando a dialogar com o seu entorno. Diante dos fatos, iniciou-se um trabalho de pesquisa qualitativa sobre o direito ao patrimônio cultural e a acessibilidade, visando responder ao tema-problema suscitado pela construção da rampa: convergência de interesses legitimamente protegidos? Buscou-se aprofundar os conceitos considerados estruturantes da pesquisa: patrimônio cultural, memória, acessibilidade e turismo. Avaliou-se a política pública imposta ao Município em relação ao turismo na praça, além de observar a participação da rede colaborativa local. Investigou-se o marco legal sobre patrimônio cultural e acessibilidade, cartas patrimoniais e sobretudo, as manifestações populares e institucionais através da imprensa local, regional e nacional.