DEEDU - Livros e capítulos de livros
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Item Desenvolvimento profissional docente nos institutos federais.(EDUTFPR, 2023) Pena, Geralda Aparecida de Carvalho; Nunes, Célia Maria Fernandes; Souza, Karoline de Lourdes Abreu; Perucci, Leidelaine SergioItem A educação no Brasil e os pactos da branquitude.(Atena Editora, 2020) Nunes, Adelina Malvina Barbosa; Diniz, MargarethEste trabalho se propõe investigar os reflexos da branquitude na docência do Ensino Superior, tendo como campo de pesquisa a universidade Federal de Ouro Preto- MG. Nosso estudo parte do pressuposto de que o racismo na sociedade brasileira é estrutural, o que significa dizer que afeta todas as dimensões da vida dos sujeitos, brancos e não brancos. Considerando a dialética entre as raças “branca e negra” argumentamos que a identidade do grupo branco e dotada de significantes que operacionalizam estratégias políticas, econômicas de dominação e ao mesmo tempo marca as subjetividades. Para compreender e dar contornos a branquitude no processo educacional foi necessário lançar mão de um referencial teórico interdisciplinar (História, Sociologia, Psicologia, Comunicação social). Nesse texto apresentaremos alguns apontamentos sobre de que forma a eugenia e as teorias do branqueamento no final do século XIX até a primeira metade do século XX foram sendo incorporadas ao processo educacional, sendo constituidoras de políticas públicas para esse campo, invisibilizando as tensões sociais colocadas pelo racismo, no intuito de demonstrar como esse “status” privilegia o grupo racial branco em detrimento de outro.Item Instrumentos de avaliação das estratégias de aprendizagem : uma revisão da literatura no ensino superior.(Kelps, 2020) Maria, Lidiane Silva; Matos, Daniel Abud SeabraItem Educação e abolição no processo de construção da Lei do Ventre Livre.(Schreiben, 2021) Fonseca, Marcus ViníciusItem A população negra na história da educação de Minas Gerais.(EDUFU, 2019) Fonseca, Marcus ViníciusItem A história da educação dos negros no Brasil.(EdUFF, 2016) Fonseca, Marcus Vinícius; Barros, Surya Aaronovich Pombo deItem A importância da laicidade para liberdade Ssxual e sexualidades im/possíveis em contextos heteronormativos.(Deriva/Abrapto, 2015) Torres, Marco AntônioItem Intersecções em Psicologia Social : raça/etnia, gênero, sexualidades.(Bosque, 2015) Martins, Hildeberto Vieira; Garcia, Marcos Roberto Vieira; Torres, Marco Antônio; Santos, Daniel Kerry dosItem Formación de maestras en Guinea Ecuatorial (1959 a 1996).(UPTC, 2020) Soto Arango, Diana Elvira; Naranjo Patiño, Diego Eduardo; Jardilino, José Rubens LimaItem Ações ambientais nas ladeiras : reflexões sobre uma estratégia de educação ambiental para crianças dos anos iniciais da educação básica.(CRV, 2021) Paulo, Jacks Richard de; Araújo, Stela Maris Mendes SiqueiraItem Saberes e práticas : dialogando sobre representações no ensino da geografia.(Ponta Grossa, 2020) Paulo, Jacks Richard de; Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira; Ferreira, Wellington RodrigoA formação inicial de professores constitui um momento singular para que o futuro docente possa experienciar momentos que potencialize a articulação entre teoria e prática e que corroborem para o processo tanto de ensino quanto de aprendizagem. No entanto, durante as aulas na graduação, os futuros professores demonstraram certo desconforto para abordarem o espaço geográfico a partir de ilustrações do livro didático. Neste sentido, esta investigação analisa as contribuições da experiência vivenciada durante a disciplina de Geografia ofertada para o curso de Pedagogia de uma Instituição Pública, localizada no estado de Minas Gerais. Para tal, os futuros professores procederam a construção de representações do espaço geográfico por meio de massinha de modelar. Os dados dessa investigação vislumbraram que para os futuros educadores tais representações contribuíram tanto para estimular a problematização quanto para promoverem a leitura crítica do espaço geográfico.Item Leitura e produção de textos na alfabetização : a formação continuada do PNAIC 2017/2018.(UFMG/ FAE/CEALE, 2019) Resende, Valéria Barbosa de; Montuani, Daniela Freitas Brito; Souza, Maria José Francisco de; Araújo, Mônica Daisy VieiraItem A alfabetizadora da educação de jovens e adultos e sua formação : atuação do poder local em Minas Gerais (2008-2018).(Navegando Publicações, 2020) Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira RodriguesItem Os subsídios de Primitivo Moacyr para a modernização da educação brasileira.(Mazza, 2016) Carvalho, Rosana Areal de; Machado, Raphael RibeiroItem Ensino primário em Minas Gerais no período republicano.(Universidade Federal de Uberlândia, 2019) Carvalho, Rosana Areal deItem Educação, diáspora e memórias : confluências a partir do Tehêy de pescaria do Conhecimento de Dona Liça Pataxoop..(2022) Miranda, Áquila Bruno; Pereira, Verônica MendesItem Os desafios da interculturalidade, o currículo da educação indígena e a formação docente.(UFPB, 2015) Valadares, Juarez Melgaço; Pereira, Verônica MendesItem População negra e o estabelecimento da obrigatoriedade escolar em Minas Gerais em 1835.(Mazza Edições, 2015) Fonseca, Marcus ViníciusItem Práticas pedagógicas em contextos de inclusão : situações de salas de aula.(Paco Editorial, 2018) Franco, Marco Antônio Melo; Guerra, Leonor BezerraItem Os sentidos da violência e da indisciplina para os professores de três escolas secundárias de Moçambique.(CEGRAF, 2022) Pereira, Fernando Francisco; Gomes, Maria de Fátima Cardoso; Silva, Luciano Campos da
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »