DECAD- Artigos publicados em periódicos

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    Affordance of conciliation : increasing the social impact of hybrid organizations.
    (2024) Norato, Hélida Mara Gomes; Pozzebon, Marlei
    Purpose – Hybrid organizations offer an innovative approach to promote social impact. However, hybrids face the challenge of reconciling the dual mission (social/financial). The purpose is to understand how hybrids and information and communication technologies (ICT) interact, unveiling opportunities ICT offers for hybrids regarding the dual mission. Design/methodology/approach – We used affordance theory and adopted a predominantly inductive approach inspired by the so-called “Gioia template.” The research design was based on semi-structured interviews with entrepreneurs, specialists, and people working in institutes, foundations, and accelerators, i.e. social actors operating in the hybrid organizational ecosystem in Brazil. Findings – Our findings suggest that the affordances of the relationship between organizational and ICT resources act as facilitators. A theoretical contribution is conceptualizing “affordance of conciliation,” indicating how ICT resources might facilitate achieving social/financial goals, thus minimizing efforts to reconcile mission duality. Furthermore, we list categories and aggregate dimensions and elucidate how results aligned with goals are generated through the process-based model. We show that ICT has a significant role in helping hybrids overcome challenges. Originality/value – Our results extend affordance theory with theoretical and practical implications. We highlight fundamental components that contribute to proposing the new concept of “affordance of conciliation.” We contribute to information systems literature by better understanding the social interactions between ICT and hybrids. Finally, we help hybrids understand the support of ICT resources to fulfill their dual mission.
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    Análise dos indicadores financeiros das instituições filantrópicas operadoras de planos de assistência à saúde.
    (2023) Gomes, Wekslei Cordeiro; Souza, Antônio Artur de; Abreu, Daniel Pereira Alves de; Fonseca, Simone Evangelista
    Entre as operadoras de planos de saúde (OPS), têm-se as operadoras filantrópicas, as quais possuem papel fundamental para auxílio do setor público para a prestação de serviços de saúde. Dado que estudos anteriores apontam uma dificuldade para gestão de OPS, o presente trabalho visa analisar as OPS filantrópicas para verificar sua saúde financeira. Foram calculados 17 indicadores financeiros acompanhados pela ANS das OPS de 2010 a 2018. Além disso, a amostra foi segregada de acordo com seu porte para que os resultados pudessem ser comparados. Entre os principais resultados, destaca-se a dificuldade de gestão financeira, sobretudo das OPS de pequeno e médio porte, devido ao aumento dos custos de serviços somados com dificuldades de gestão de capital de giro. Isso acaba por impulsionar a utilização de passivos de curto prazo para financiar ativos de longo prazo, o que prejudica sua liquidez como também as deixa mais propensas a risco de falência. Considerando que a manutenção deste serviço é de grande importância, especialmente para a população mais carente do país, são necessárias políticas públicas de fomento, bem como bons gestores, para que esse quadro possa ser revertido e para que a viabilidade desse serviço possa ser alcançada.
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    Uma análise da influência das práticas de gestão de pessoas de alto desempenho sobre o clima de inovação e o bullying no ambiente de trabalho no setor de TI.
    (2023) Ceribeli, Harrison Bachion; Miranda, Júnia Helen Reis; Inácio, Raoni de Oliveira; Maciel, Gustavo Nunes
    Esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre as práticas de gestão de pessoas de alto desempenho, o clima de inovação e o bullying no ambiente de trabalho no setor de tecnologia da informação (TI). Os dados foram coletados utilizando o método survey online e analisados por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais. A amostra foi composta por 336 profissionais do setor de TI. Examinando os resultados obtidos, verificou-se que as práticas de gestão de pessoas de alto desempenho contribuem para fortalecer o clima de inovação e reduzir o bullying nas empresas de tecnologia.
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    Estratégia de crescimento de empreendimentos familiares a partir de franquias : um estudo multicaso.
    (2023) Duarte, Danilo Gomes; Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo; Boava, Diego Luiz Teixeira; Machado, Natália Luísa Felício Macedo
    O sistema de franquia concede o direito ao franqueado de acessar um conhecimento sobre um dado negócio e possibilita a troca de experiências entre os agentes como mecanismo para alcançar o sucesso da parceria. O presente trabalho buscou analisar como a franquia se configura em uma estratégia de crescimento para empreendimentos familiares. Para isto, realizou-se um estudo multicaso com três franquias geridas por unidades familiares atuantes na cidade de Mariana-MG. O escopo da investigação é qualitativo e exploratório. Foram executadas entrevistas com os principais gestores destas organizações, sendo que para a análise de dados, empregou-se a técnica de análise de conteúdo. A relevância deste trabalho consiste em relacionar franquia e organizações de caráter familiar, além de em termos práticos contribuir para o maior conhecimento dos gestores sobre a realidade vivenciada em suas respectivas organizações. Como resultado, verificou-se que existem relações de cooperação processadas no âmbito do sistema de franquias que devem ser o ponto de partida para se maximizar as relações entre franqueador e franqueado na busca por obtenção de uma eficiência coletiva na expansão de empresas familiares. Portanto, o presente estudo avança ao evidenciar a franquia como um sistema eficaz de crescimento e garantia de longevidade para empresas familiares.
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    Estudo da intenção de compra de cervejas artesanais.
    (2024) Castro, Nícolas Santos de; Inácio, Raoni de Oliveira; Rodrigues, Maurinice Daniela; Ceribeli, Harrison Bachion
    Este estudo busca compreender os fatores que determinam a intenção de compra de cervejas artesanais dos consumidores brasileiros. A abordagem empregada é quantitativa e utilizou-se a técnica de Equações Estruturais. Os resultados do modelo revelaram uma influência positiva dos construtos avaliados na intenção de compra. Destacou-se o construto satisfação com a cerveja com R2 = 0,991. O modelo contribui para o entendimento das determinantes por trás da escolha dos brasileiros por cervejas artesanais e, com isso, auxilia na fidelização de clientes.
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    Estudo das razões que desestimulam os consumidores da base da pirâmide a adquirirem produtos falsificados.
    (2023) Castro, Jacson Lourenço Silva; Inácio, Raoni de Oliveira; Rodrigues, Maurinice Daniela; Fernandes, Cássio Aparecido Borges
    O estudo analisou o que leva pessoas da Base da Pirâmide (BP) a não adquirirem produtos falsificados. Em uma abordagem qualitativa foram entrevistadas 13 pessoas pertencentes à BP. Nas análises foi utilizado o método de análise de conteúdo. Como resultados do trabalho demonstram- se três proposições que puderam ser confirmadas por meio dos relatos dos entrevistados. Sugeriu-se também um esquema que descreve o comportamento do consumidor da base da pirâmide no processo de rejeição de produtos falsificados. Como conclusão tem-se que a qualidade do produto, a vergonha e o medo do desprezo interferem negativamente na aquisição de um produto falsificado.
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    Excelência? : a que preço? : uma discussão inadiável.
    (2021) Pena, Felipe Gouvêa; Rocha, Simone Aparecida Simões
    Este ensaio teve como objetivo problematizar os impactos da neurose da excelência na vida dos trabalhadores contemporâneos. Como as organizações, incluindo a universidade, são um espelho da sociedade, espera-se que o texto suscite reflexões especiais no âmbito da pós-graduação stricto sensu, palco de expectativas e lutas cotidianas de mestrandos e doutorandos. Para tanto, foi construída uma problematização a partir de literaturas contemporâneas e clássicas sobre a neurose da excelência e o adoecimento no trabalho. Trata-se de um texto voltado à reflexão sobre o fenômeno e seus desdobramentos na vida dos sujeitos. É preciso lutar por um novo ambiente de trabalho que preze pela cooperação, e não pela competição.
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    Uma escola de negócios que fala “favelês”.
    (2023) Almeida, Ana Carolina; Rezende, Ana Flávia; Oliveira, Emilena; Ribas, Letícia
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    As dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho e o bem-estar da geração Z.
    (2023) Ceribeli, Harrison Bachion; Lourenço, Renata Figueiredo; Saraiva, Carolina Machado
    A presente pesquisa teve como objetivo compreender como os indivíduos pertencentes à geração Z buscam contornar as dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho e como seu bem-estar é afetado nesse processo. Como método, foram realizadas 12 entrevistas em profundidade e os dados coletados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Examinando os resultados obtidos, constatou-se que, diante das dificuldades enfrentadas no processo de busca por emprego, a ampla maioria dos entrevistados dedica-se à continuidade dos estudos para compensar a falta de experiência. Verificou-se ainda que vários dos jovens entrevistados, devido à necessidade de auferir alguma renda durante o período de desemprego, passaram a realizar trabalhos informais, em áreas totalmente distintas de sua formação. Finalmente, concluiu-se que, devido ao desemprego prolongado, os sujeitos da pesquisa passaram a se sentir aflitos, ansiosos e insatisfeitos com sua trajetória profissional.
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    Desenvolvimento de metodologia para o ensino de empreendedorismo em séries iniciais.
    (2024) Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo; Boava, Diego Luiz Teixeira; Silva, Amanda Fontes; Magalhães, Iaísa Helena
    Basicamente há dois modos de aparição do fenômeno empreendedor: um que faz do homem um ser construtor de seu mundo e outro que por meio da razão instrumental, orienta o desenvolvimento do homem empreendedor, a técnica. Diante desses pressupostos, constrói-se uma metodologia para o ensino de empreendedorismo para crianças. Propõe-se neste trabalho apresentar os resultados preliminares da aplicação dessa metodologia de ensino de empreendedorismo em três turmas das séries iniciais do ensino fundamental, em uma escola municipal do interior do estado de Minas Gerais. Tal metodologia denomina-se Momento Empreendedor na Escola, sendo desenvolvida no segundo semestre de 2009. São empregadas como fonte de dados para avaliação de resultados da metodologia colocada em prática entrevistas efetuadas com professores e pedagogo ligados as turmas envolvidas no processo. Tais dados são analisados a partir do método fenomenológico. A elaboração da proposta metodológica apresentada é resultado das investigações desenvolvidas pelos pesquisadores na busca por teorizações constituintes da atividade empreendedora. Ou seja, é a aplicação, testes e validação de teorias. Assim, busca ensinar aos estudantes que qualquer pessoa pode empreender e inovar, em qualquer campo, bastando para isso ter consciência de seus atos, ou seja, a metodologia trabalha o modo de ser empreendedor.
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    Racismo, sexismo e resquícios do escravismo em anúncios de empregos.
    (2023) Rezende, Ana Flávia; Andrade, Luís Fernando Silva
    Anúncios de empregos podem apresentar elementos de opressão de raça, ainda que sutilmente, em expressões como ‘boa aparência’ e ‘boa higiene’. Tal constatação nos faz refletir que o mercado de trabalho, assim como a sociedade em geral, é racialmente estruturado não apenas na permanência e ascensão profissional de mulheres negras, mas até mesmo no recrutamento, do qual os anúncios de emprego on-line fazem parte. Na presente pesquisa, partimos do objetivo de compreender como a publicação de anúncios de emprego que trazem em si características fenotípicas e relacionadas a ‘boa aparência’ contribuem para a perpetuação do racismo e do sexismo. Especificamente, almejamos compreender como se dá a resistência às práticas e à estrutura racista do mercado de trabalho. Recorremos a referenciais de decolonialidade e interseccionalidade e utilizamos a análise temática em um corpus de 285 anúncios de emprego, 4 sites de classificados e 4 iniciativas de empregabilidade negra presentes no LinkedIn. Nos resultados e discussão, indicamos que um ideal de trabalhadora branca perpetua-se no mercado de trabalho doméstico e que boa imagem e boa higiene são expressões eufemísticas que mascaram o racismo presente no mercado de trabalho, manifestando resquícios do escravismo. Ainda assim, iniciativas atuais de empregabilidade negra buscam trazer à tona a necessidade de pensar ações afirmativas para homens e mulheres negros, historicamente excluídos de empregos de maior prestígio e remuneração, assim como de espaços de decisão. Esse movimento entre opressão, resistência e existência negra opera um projeto decolonial de intervenção na realidade, principal contribuição da presente pesquisa.
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    Blocos afro do carnaval de Belo Horizonte : racialidade e organização.
    (2024) Rezende, Ana Flávia; Saraiva, Luiz Alex Silva
    Buscamos compreender como a racialidade, que é inerente aos blocos afro Angola Janga e Magia Negra no carnaval de Belo Horizonte, Minas Gerais, é mobilizada por meio das práticas organizativas, direcionando o componente racial para a constituição e ressignificação da realidade social. Baseamo-nos em debates sobre a origem dos blocos afro, racismo, práticas organizativas e processo organizativo para considerar os blocos afro como organizações negras que moldam suas práticas no presente, redefinindo a realidade social em que estão inseridos. Utilizamos uma abordagem qualitativa, com um contexto de pesquisa etnográfica, e a análise temática como ferramenta analítica. Os principais resultados destacam seis práticas comuns no cotidiano dos blocos estudados: práticas emocionais, de financiamento, de negociação, de resgate ancestral, territoriais e de construção de saberes. Concluímos que os blocos afro, como Angola Janga e Magia Negra, não consideram a raça como uma prática, mas sim como um princípio organizativo. Destacam-se pela valorização racial e pelo compromisso antirracista, conferindo singularidade a essas organizações. Além de serem focos de resistência cultural e física, são reconhecidos como produtores de conhecimento coletivo, mutável e intimamente relacionado às atividades diárias.
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    Antropofagia organizacional ou adoção cerimonial? : um estudo de caso em uma estatal de Minas Gerais.
    (2024) Secco, Dany Andrey; Fonseca, Simone Evangelista; Souza, Antônio Artur de; Xavier, Daniele Oliveira
    A adoção de novas tecnologias gerenciais acarreta mudanças na cultura organizacional, independentemente de ser produto de pressões externas ou internas à organização. A reação organizacional diante da inovação impacta diretamente na apropriação da tecnologia e pode resultar em frustração pelo fracasso do projeto, em uma adoção formal com pouco impacto nos resultados, ou na adaptação criativa do modelo para atender às necessidades e peculiaridades do negócio e da cultura da organização. Com a Lei no 13.303, de 2016, as estatais federais, estaduais, distritais e municipais se viram na necessidade de adotar práticas de governança corporativa e de gestão de riscos. Práticas com objetivos como transformar a gestão das empresas estatais em uma gestão transparente, definir melhores bases para a responsabilização dos gestores, em caso de desvios, desperdícios ou de não atingimento de resultados, e promover uma cultura de integridade. Assim, é necessário avaliar como as estatais reagiram frente aos ditames da Lei no 13.303, de 2016, e se essas reações carregam características da adoção cerimonial, de cunho formal, ou de antropofagia organizacional, método de adaptação criativa. Esse estudo propõe verificar a comunicação formal da alta administração da Companhia de Saneamento de Minas Gerais, Copasa, no período entre 2014 e 2018, e analisar as respostas dos empregados a questionário sobre gestão de riscos. Os resultados indicaram antropofagia organizacional na internalização da governança corporativa e adoção cerimonial para a gestão de riscos da empresa.
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    O fazer político nos estudos sobre mulheres negras trabalhadoras nos estudos organizacionais.
    (2023) Silva, Amanda Arlinda da; Rezende, Ana Flávia; Saraiva, Carolina Machado
    Esta pesquisa explorou as histórias de vida das pesquisadoras e pesquisadores do tema da mulher negra trabalhadora na área de Administração e compreendeu as imbricações do fazer científico com suas trajetórias, biografias e lutas pessoais e sociais. Tal proposta buscou não somente ampliar o conhecimento acerca da produção sobre a temática da mulher negra trabalhadora, mas também contribui para a compreensão dos inter-relacionamentos entre o fazer científico e as histórias de vida dos pesquisadores, enfrentando o axioma da neutralidade científica. Entender que o fazer científico encontra reverberações pessoais, para além dos princípios da racionalidade, eficiência e progresso é recolocar a questão da ciência como um fazer social, portanto, político. Os dados da pesquisa demonstram que pesquisar o tema de mulheres negras trabalhadoras compõe-se através de uma escolha social e política claramente definida pelas suas autoras e autores, tecendo uma trama de fazeres científicos que recolocam, devidamente, a questão da raça no fazer organizativo, seja acadêmico, seja social. Para alcançarmos tais resultados, foram realizadas 11 entrevistas com autoras e autores do tema, que atuam na academia de Administração. Como contribuição, o estudo desvela o silenciamento da academia e seu aporte, ainda, branquelizado de análise organizacional. Assim, reforçam-se as redes políticas de das e pesquisadores negras/negros.
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    Manifestações da violência organizacional contra as mulheres no mercado de trabalho nacional.
    (2022) Sá, Stephany Mary Assis de; Saraiva, Carolina Machado; Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo; Ceribeli, Harrison Bachion
    Ao estudar o mercado de trabalho nacional é possível constatar que existem mulheres atuando nas mais diversas áreas das organizações, no entanto, é necessário estudar esse cenário com um olhar mais analítico, uma vez que a conquista feminina pelo seu espaço no contexto organizacional é algo ainda permeado por debates e resistências. Por isso, a presente pesquisa busca compreender quais são as principais manifestações de violências organizacionais contra as mulheres e como elas ocorrem no ambiente de trabalho, tendo como pano de fundo a cultura patriarcal brasileira. Para coleta dos dados da pesquisa, de caráter qualitativo a luz do paradigma interpretativo, recorreu-se ao monitoramento de mídias sociais. A análise apontou que o assédio, o preconceito com a maternidade, a diferença salarial entre homens e mulheres, a jornada dupla de trabalho, o machismo e o sexismo são as principais violências organizacionais enfrentadas pelas mulheres. Assim, esta pesquisa contribui para alertar a sociedade que ainda é necessária a luta pela igualdade de gêneros no trabalho.
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    Ossos do ofício : estudo sobre prazer e sofrimento no mercado da moda.
    (2023) Carvalho, Luana Alves de; Saraiva, Carolina Machado; Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo; Ceribeli, Harrison Bachion
    Na sociedade atual, nota-se um estereótipo de beleza feminina que se impõe como um ideal a ser alcançado na busca por aceitação (FIXSEN, KOSSEWSKA e BARDEY, 2022). Nesse cenário, o mercado da moda apresenta um papel de destaque por sustentar esse padrão, principalmente, no tocante a mulheres que trabalham no ramo (BOGÁR et al, 2022). Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as vivências de prazer e sofrimento no trabalho no mercado da moda por meio das modelos fashion brasileiras. No referencial teórico, a pesquisa baseou-se nos estudos sobre a Psicodinâmica do Trabalho. Na metodologia, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e posteriormente uma análise temática sobre os dados coletados. Verificou-se que, mesmo com a melhora dos padrões impostos pela sociedade e pelo mercado, em diversas vivências no mercado de mod,a o sofrimento é predominante ao prazer para aqueles sujeitos, o que torna extremamente relevante a busca por incluir este tema em estudos na área da Administração.
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    Perspectivas sobre o marketing relacionado a causas : uma revisão integrativa.
    (2023) Castro, Jacson Lourenço Silva; Tonelli, Dany Flávio; Inácio, Raoni de Oliveira
    O marketing relacionado a causas tem sido um importante mecanismo de melhoria da imagem corporativa, além de ser um aparato de beneficiamento social. Há um gradual crescimento do número de publicações abordando a temática e de maneira mais acentuada a partir de 2016, que justifica a relevância do assunto. O intervalo entre 2016 a 2019 apresentou uma média de 35,5 publicações/ano, volume representando crescimento se comparado aos 14,75 de média anual nos quatro anos anteriores, o que justifica a relevância de se pesquisar o assunto. O objetivo deste artigo é identificar lacunas de pesquisa para o desenvolvimento de futuras investigações. A presente revisão utilizou a base Web of Science, selecionando os dez artigos mais citados (geral) e os dez mais citados no intervalo entre 2017 a 2019. Ao final os artigos foram separados nas seguintes categorias: base teórica, aspectos comportamentais, aspectos gerenciais e comunicação e foi proposto um esquema gráfico baseado nas análises. A pesquisa conclui apresentando um chamado “tripé do marketing relacionado a causas”, que é composto pela comunicação de marketing, consumidor com causa e estratégia corporativa.
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    Relações de competição e cooperação no âmbito do arranjo produtivo local de Ubá – MG.
    (2023) Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo; Boava, Diego Luiz Teixeira; Silva, Amanda Fontes; Magalhães, Iaísa Helena
    O ambiente de negócios contemporâneo se caracteriza pela competitividade e constantes mudanças econômicas, tecnológicas e políticas. Diante de tal fato, surge à necessidade das organizações se unirem na busca por redução de seus custos, aumento de qualidade e ganho de mais força em um mercado globalizado e competitivo. Desta forma, observa-se que as relações interorganizacionais sofreram alterações no tocante ao desenvolvimento de cooperações entre empresas, além da clássica prática isolada de competição. Neste cenário, o presente trabalho apresenta como objetivo o estudo das relações interorganizacionais processadas no arranjo produtivo local de Ubá – MG, focando a questão dual da competição e cooperação. O estudo apresenta caráter qualitativo. Para coleta de dados trabalha-se como entrevista semiestruturada realizada junto a gestores, sendo a interpretação destes dados pautada na técnica de análise de conteúdo. A relevância desta pesquisa encontra-se em termos práticos e teóricos. Em termos práticos, o trabalho pode contribuir para o aprofundamento do conhecimento dos gestores local sobre as relações interorganizacionais processadas no APL que, por vezes, pode estar encoberto. Em termos teóricos, o trabalho gera aportes para o desenvolvimento do arcabouço de conhecimento acerca das relações interorganizacionais permeadas pela competição e cooperação, podendo servir de subsídio para realização de outros estudos deste cunho. A partir do desenvolvimento do estudo, verificou-se que existem relações de cooperação processadas no âmbito do APL, todavia, são focadas na esfera técnico-produtiva. O aumento do escopo destas relações para cooperação em nível tecnológico-estratégica ainda não é uma realidade, enfrentado barreiras de estrutura de coordenação e culturais para sua vigência. Conclui-se, assim, que o APL moveleiro de Ubá deve investir no fortalecimento de sua estrutura de coordenação, pois a partir da mesma será possível trabalhar iniciativas para redução das demais barreiras visando o avanço das relações de cooperação no ambiente em questão.
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    O que nos revelam as construções discursivas sobre a trabalhadora negra pela academia de administração?
    (2023) Silva, Amanda Arlinda da; Rezende, Ana Flávia; Saraiva, Carolina Machado
    Esta pesquisa buscou entender como a academia de Administração abordou o tema da mulher negra trabalhadora. A pergunta de pesquisa foi: como os pesquisadores de Estudos Organizacionais no Brasil analisaram a mulher negra no mercado de trabalho? Realizamos um levantamento bibliométrico nas publicações do Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais (CBEO), Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração (ENANPAD), Encontro Nacional de Estudos Organizacionais (ENEO) e Seminários de Administração (SEMEAD) entre 2013 e 2020. A análise revelou que a mulher negra trabalhadora foi pouco estudada na academia de Administração, apesar de sua marginalização social e precárias condições de trabalho e educação. Isso indica a falta de foco dos pesquisadores de Estudos Organizacionais na Administração nessa importante questão.
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    Os sentidos do trabalho para trabalhadores jovens : uma análise com aprendizes na região metropolitana de Belo Horizonte.
    (2023) Costa, Silas Dias Mendes; Barbosa, Jane Kelly Dantas; Rezende, Ana Flávia; Paiva, Kely César Martins de
    Compreender os sentidos do trabalho é um desafio para gestores e profissionais dadas às relações de trabalho e os vínculos indivíduo-organização cada vez mais transitórios. Assim, o objetivo deste artigo é compreender os sentidos atribuídos ao trabalho por jovens que atuam na condição de aprendizes em organizações da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os dados foram coletados a partir de entrevistas e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicam que o trabalho ocupa uma posição de centralidade na vida dos jovens entrevistados, sobretudo, por assegurar-lhes o sustento e suprir algumas necessidades. A atribuição de sentidos ao trabalho envolveu: as representações sobre o trabalho realizado; apoio/legitimação social; compensação financeira; algum grau de autonomia para realizar as atividades; e expectativas profissionais. Conclui-se que a pouca experiência profissional em atividades formais associada à realidade socioeconômica dos indivíduos pode repercutir na concepção sobre os sentidos do trabalho.