POSLETRAS - Mestrado (Dissertações)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando POSLETRAS - Mestrado (Dissertações) por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 222
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A comunicação da memória na elaboração de uma entidade coletiva em "The heart is a lonely hunter", de Carson McCullers.(2023) Boaventura, Jociele Cristiane; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Viana, Maria Rita Drummond; Carvalho, André Ferreira Gomes deO presente trabalho tem por objetivo investigar os recursos de comunicação da memória empregados por Dr. Benedict M. Copeland, personagem de The Heart Is a Lonely Hunter, escrito por Carson McCullers (1917-1968) e publicado em 1940. A personagem, um médico negro nascido no Sul dos Estados Unidos, ambiciona recuperar, através do discurso oral, a identidade do povo negro que havia sido inviabilizada desde a diáspora escravagista iniciada no território, no século XVI. No entanto, todas as suas investidas falham por circunstâncias internas e externas a ele. Buscamos, assim, apresentar algumas hipóteses para compreender o que levou Dr. Copeland a falhar em sua empreitada, que anos mais tarde seria concretizada por Martin L. King Jr., compreendendo os aspectos históricos que antecedem e permeiam os eventos da narrativa. Para isso, utilizaremos como base teórica as obras de Jill Lepore (2020), David W. Blight (2002) e James M. McPherson (2014). As obras de Jeanne Marie Gagnebin (2006; 2016) nos ajudam a pensar a questão da memória, enquanto os trabalhos de Frantz Fanon (2008), Achille Mbembe (2014; 2018), Grada Kilomba (2019) e James Baldwin (2020) nos ajudam a pensar sobre as questões sociais, raciais e psicológicas da personagem em questão.Item A habilidade inferencial nas atividades de leitura em livros didáticos do ensino fundamental II.(2024) Pio, Lucia Helena; Lages, Rita Cristina Lima; Lages, Rita Cristina Lima; Soares, Ivanete Bernardino; Bosco, Cláudia StarlingA leitura é um dos processos cognitivos fundamentais para o desenvolvimento do aluno. Para tanto, várias habilidades são acionadas no momento da leitura, entre estas a habilidade inferencial como parte essencial e que dá suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento. Sendo assim, a leitura não pode ser entendida somente como decodificação de signos linguísticos. Partindo desse princípio, este trabalho tem como objetivo realizar uma discussão sobre a habilidade inferencial da leitura e como esta é trabalhada nas atividades de leituras de anúncios publicitários nos Livros Didáticos (LD) do Ensino Fundamental. Pretende-se contribuir com reflexões, à luz do referencial teórico que têm abordado a leitura não apenas como uma habilidade de decodificação, mas comprometida com a formação de um leitor crítico. Para isso, considera-se a habilidade inferencial como parte integrante que não deve ser negligenciada neste processo de formação do leitor. A escolha do objeto de estudo se justifica por se tratar de uma temática presente no trabalho docente com a leitura, bem como evidenciar a importância da habilidade inferencial no processo de ensino e aprendizagem da habilidade de leitura, ao entender que o ensino de leitura para o exercício da cidadania legitima a participação do indivíduo em seu meio social no qual a habilidade inferencial será necessária para compreensão de diversos tipos de textos. Nesse sentido, a pesquisa se caracteriza pela análise de atividades que compõem os livros didáticos do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental, no que diz respeito ao trabalho da estratégia de leitura: inferência. Os resultados a serem descobertos poderão contribuir para a prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa relativamente ao lugar que o ensino da habilidade de leitura deve ocupar no processo educacional do aluno.Item A preservação da memória através do léxico : análise de unidades fraseológicas na cidade de Ouro Preto-MG.(2023) Lisboa, Ana Luiza Barreto; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Menezes, William Augusto; Marques, Elizabete AparecidaEsta pesquisa tem abordagem qualitativa e se propõe a explicar de que forma o uso das unidades fraseológicas contribui para a (re)construção de uma memória coletiva e para a preservação do patrimônio imaterial linguístico. Por meio da coleta de dados com aplicação de questionário semiestruturado aos Guias de Turismo da cidade de Ouro Preto (MG), levantaram-se dezessete unidades fraseológicas que, segundo os próprios entrevistados, surgiram no passado colonial ouro-pretano. Adotou-se a perspectiva de Corpas Pastor (1996) que considera a Fraseologia como área da Ciência do Léxico que tem como objeto de estudo as “unidades fraseológicas” (UFs), combinações fixas da língua, que podem ser categorizadas em: parêmias ou sentenças proverbiais, expressões idiomáticas, colocações, pragmatemas e as expressões de classificação complexa (que incluem os estereótipos, clichês, bordões e slogans). Quanto ao procedimento metodológico, a pesquisa se ampara nos estudos de Brasileiro (2016) e se divide em quatro capítulos, a saber: (i) revisão bibliográfica acerca da memória, linguagem, patrimônio e identidade, com base em teóricos como, Yates (1966), Maurice Halbwachs (2006) e Stuart Hall (2006); (ii) discussão acerca da Ciência do Léxico, na qual se evidenciam a Fraseologia e a Fraseografia e, para tal, respalda-se, principalmente, em Corpas Pastor (1996), Biderman (1999), Monteiro-Plantin (2014) e Alain Polguère (2018); (iii) explicitação dos procedimentos metodológicos, nos quais se abordam os processos para realização desta pesquisa que, dentre as muitas manifestações linguísticas entre as quais escolheu-se a análise das UFs para construção do corpus; para esta etapa baseia-se em Brasileiro (2016); (iv) análise das fichas fraseo-semânticas, por meio das quais se verificou o carácter sócio-histórico das fraseologias extraídas das entrevistas; posteriormente, dedica-se à discussão dos dados coletados com o propósito de investigar como o uso das UFs contribui para a (re)construção da memória coletiva e para a preservação do patrimônio imaterial linguístico. Para esse último capítulo, destacam-se dois tipos de fontes consultadas para a elaboração das fichas, bem como para nortear a discussão dos dados encontrados, a saber: (i) os dicionários de língua, como, Bluteau (1712) e Pinto (1832) e (ii) as obras fraseológicas, como as de Delicado (1651) e Perestrello da Camara (1848). Os resultados desta pesquisa demonstram que grande parte das UFs coletadas ao longo das entrevistas são registradas em dicionários e/ou em obras fraseológicas, destacando-se a UF nem tudo que reluz é ouro, considerada a mais antiga do corpus, tendo sido registrada na obra de Delicado (1651). A maioria das UFs, incluindo a supracitada, ao serem consideradas no contexto lexical dos guias, revelaram novas interpretações, ampliando as contextualizações originalmente registradas nas obras consultadas. Embora a maioria dessas versões ainda não tenham sido formalmente registradas, isso pode demonstrar a existência de uma estreita relação entre as UFs e a memória histórica e cultural de Ouro Preto. Dessa forma, as UFs desempenham um papel fundamental ao propiciarem a reflexão sobre fatores culturais e históricos extralinguísticos, contribuindo significativamente para a preservação da memória coletiva e para o enriquecimento do léxico da comunidade linguística ouro-pretana.Item A toponímia de Mariana e de seus distritos : estudo de um patrimônio léxico-histórico-cultural.(2024) Lopes, Izadora; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Antunes , Álvaro de Araújo; Lima, Carolina Akie Ochiai SeixasEste trabalho é dedicado ao estudo da toponímia de Mariana e de seus distritos, um campo que procura documentar e preservar o patrimônio léxico-histórico-cultural presente nos nomes de lugares dessa região. Para alcançar esse objetivo, uma abordagem metodológica foi empregada, combinando técnicas de pesquisa de campo, análise documental e revisão bibliográfica. A pesquisa de campo merece destaque nesta jornada, pois proporcionou um mergulho na história oral e na memória coletiva da comunidade local. As entrevistas realizadas com os moradores mais antigos enriqueceram a compreensão sobre a origem e o significado dos topônimos, trazendo à tona narrativas. Além disso, a investigação de fontes documentais e bibliográficas permitiu uma contextualização histórica e sociocultural dos topônimos, revelando os traços de uma identidade singular que emerge do espaço geográfico. Ademais, os vínculos estabelecidos entre a grafia dos topônimos e a Linguística Histórica revelaram um trabalho importante. A análise e a classificação dos topônimos, à luz do modelo proposto por Dick (1990), mostraram- se um percurso entre tradição e inovação. De modo similar, a identificação dos oniônimos e a sua relação com a toponímia local e com a toponímia pretérita abriram novas perspectivas para compreender o vínculo entre o espaço físico e a identidade cultural. Outro achado foi a presença dos antropotopônimos, cujas histórias resgatam figuras notáveis do passado, imortalizando-as no presente a partir dos topônimos. Os resultados obtidos vão muito além de dados e estatísticas: eles representam a riqueza cultural e a ancestralidade enraizada nos topônimos de Mariana e de seus distritos. Desse modo, esta pesquisa destaca uma herança que merece ser reconhecida e valorizada.Item O Acorveamento de Poe : um estudo sobre como tradição e tradução se inter-relacionam.(2014) Brito, Pedro Alves de Oliveira; Galery, Maria Clara VersianiO gênio perturbado; a escrita desleixada; a grandiloquência vulgar: a despeito das tentativas de T. S. Eliot de se definir a posição de Edgar Allan Poe no cânone literário universal, ele é admitido como um dos maiores expoentes da literatura norte-americana, muito embora sua aceitação como grande poeta esteja longe de ser unânime. Do presente trabalho, consta, precisamente, a introdução e o desenvolvimento do conceito de acorveamento, utilizando como ponto de partida os pressupostos da teoria de polissistemas de Itamar Even-Zohar. Em seguida, considerando a tradução da obra poética de Poe para o português, apresentaremos a análise dos poemas The Raven, Annabel Lee e Alone, e suas respectivas traduções, feitas por Machado de Assis, Fernando Pessoa, Augusto de Campos e Milton Amado, à luz da concepção artística do próprio Poe. A obra poética do autor, ao longo dos tempos, tornou-se alvo de inúmeras traduções – cuja repercussão veio com um efeito retroalimentador. Organizando um estudo sistemático dessas traduções, este trabalho apresenta a extensão da influência de Edgar Poe nas literaturas para as quais sua obra foi traduzida, e de que forma sua obra entrou nas literaturas de chegada.Item Adoráveis Cadafalsos : memória e narrativa em Nove noites de Bernardo Carvalho.(2017) Benevenutto, Luiz Fernando Etelvino; Bignotto, Cilza Carla; Bignotto, Cilza Carla; Guimarães, Raquel Beatriz Junqueira; Agnolon, AlexandreEsta dissertação tem como objetivo analisar o romance Nove Noites de Bernardo Carvalho. Baseado em fatos reais, Nove Noites conta a história de um antropólogo americano que se matou na década de 1930 no Brasil, enquanto pesquisava os índios Krahô do alto Xingu. Um jornalista tenta, sessenta e dois anos depois, descobrir o que levou Buell Quain a se matar. Em contrapartida, há a narração de Manoel Perna, confidente do antropólogo, que guardou consigo durante anos o peso do segredo a respeito do suicídio de Quain. Partindo do enredo do livro, pretende-se analisar a relação estabelecida entre memória e narrativa, à medida que as narrativas são rememorações sobre o passado de Quain, interseccionadas à memória dos próprios narradores. Será feita análise dos modos composicionais da obra, com o objetivo de apreender a forma da qual a memória é representada. Por intermédio da investigação do panorama, a denominada ficção contemporânea, que delimita as condições de produção de Nove Noites, é possível entrever a escolha temática e as características gerais das técnicas empregadas na narrativa, para então ser realizado um estudo das singularidades de Nove Notes enquanto gênero, o romance, e narrativa. Através de uma profusa intertextualidade, o sexto romance de Bernardo Carvalho problematiza os limites que separam a realidade da ficção. Com isso, procura-se verificar como a própria trama encara as relações entre os discursos que praticam a verdade e o discurso ficcional, percebidos como representação da memória e da imaginação.Item Agripina, Cleópatra e Messalina : estratégias retórico-poéticas na representação de mulheres em posições de poder.(2024) Cobra, Bianca da Silva; Agnolon, Alexandre; Agnolon, Alexandre; Costrino, Artur; Azevedo, Sarah Fernandes Lino deO objetivo da presente pesquisa é estudar e analisar os retratos e representações de algumas mulheres em posições de poder (ou de soberania) na Antiguidade, sobretudo durante a época do Principado, sendo elas, em específico: Cleópatra (69 a.C. – 30 a.C.), Júlia Agripina Menor, conhecida como Agripina Menor (15 d.C. – 59 d.C.), e Valéria Messalina (17/20 d. C. – 48 d. C.). Optamos por essas figuras femininas históricas, não só por sua ampla presença em textos poéticos e históricos, mas pelo que elas representavam para o sistema patriarcal romano, como insígnia e símbolo. Trata-se, pois, de um esforço em tentar nos desfazer dos discursos tendenciosos construídos a respeito delas, pelo menos no que tange sua hiper sexualização e vilificação por atitudes que não eram de forma alguma incomum ou estranhas para aqueles envolvidos em disputas por poder. Para esse fim, recorremos aos preceitos poéticos e aos tratados de retórica, que, por sua natureza interdisciplinar e flexível, foram utilizados para as representações dessas mulheres, seja no âmbito histórico ou poético. Com base no estudo e análise desses tratados, e no estabelecimento de certos modelos de conduta (estereótipos) previsto pelos preceitos poéticos, acreditamos que poderemos entender como esses retratos foram intencionalmente construídos de forma vituperiosa, não somente por questões políticas ou sociais, mas também por um segmento muito mais formal, inserido na própria educação discursiva desses estudiosos.Item Uma análise comparativa das representações linguísticas do heterônimo Álvaro de Campos na obra literária de Fernando Pessoa e em sua tradução para a língua inglesa.(Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, 2013) Oliveira, Simone Garcia de; Rodrigues Júnior, Adail SebastiãoEste estudo propõe uma análise comparativa das representações poéticas do heterônimo pessoano Álvaro de Campos. O corpus investigado são os poemas traduzidos por Richard Zenith para a Língua Inglesa e seus respectivos originais. Esta pesquisa discute se as construções textuais do heterônimo nos poemas traduzidos apresentam equivalência com os originais, tendo como base para as análises o conceito de mudança proposto por Catford (1965), mas avançando na discussão dos elementos de transitividade, da Linguística Sistêmico Funcional proposta por Halliday & Matthiessen (2004). Os procedimentos metodológicos foram, primeiramente, a identificação, classificação e interpretação dos elementos oracionais, de modo a verificar se as possíveis mudanças nos tipos de processos e circunstâncias reelaboram, de alguma maneira, os significados ideacionais do heterônimo na tradução. A pesquisa mostrou que, apesar das mudançasideacionais ocorridas em alguns versos, o “eu” lírico, representado por Álvaro de Campos, apresenta na tradução uma construção textual bastante similar à do original. Suas representações de mundo ficcional nos poemas originais são mantidas no texto traduzido, o que revela grande preocupação por parte do tradutor em manter a equivalência semântica em suas escolhas lexicais.Item Análise da construção discursiva das leis Maria da Penha e do feminicídio.(2018) Silva, Izabel Cristina da; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Menezes, William Augusto; Arantes, Bruno Camilloto; Mendes, Paulo Henrique AguiarAtualmente o Brasil conta com um importante arcabouço legal de proteção à mulher no que ser refere à violência de gênero. No entanto, estudos especializados como o Mapa de Violência Doméstica e a observação dos acontecimentos sociais mostram que os casos de violência doméstica e familiar, inclusive os feminicídios, têm sido crescentes. Deste contexto, observam-se barreiras para consolidação das leis de proteção à mulher e para o tratamento igualitário, que podem ser expressas ou implícitas, e que interferem na formação e na aplicação da norma, bem como na sua evolução social. Diante disso, propõe-se o presente estudo com foco em apreender como o discurso traz influências no enfrentamento da violência contra a mulher no Brasil, quando se sugere uma análise da construção discursiva das Leis Maria da Penha e do Feminicídio, buscando aspectos discursivos presentes em mobilizações sociais que propiciaram a emergência de sua elaboração e aprovação. Assim, nosso objetivo é analisar a construção discursiva das Leis Maria da Penha e do Feminicídio a partir do diagnóstico do histórico das discussões anteriores à vigência da lei, bem como do modo como os diplomas legais foram recepcionados na sociedade, considerando o Poder Judiciário como aplicador da lei, os doutrinadores, como seus estudiosos, as famílias e grupos sociais conservadores ou não. Nossa questão central é perquirir que motivos e circunstâncias sociais levaram à propositura e aprovação das leis de combate à violência doméstica e ao feminicídio no Brasil e nossa hipótese é de que as leis, isoladamente, são insuficientes para combater a violência de gênero, devido às condições de identidade cultural brasileira fortemente influenciada pelo machismo, sendo necessário, para tal, o desenvolvimento de políticas públicas eficientes. Nas análises, observou-se que as leis, embora tenham sido forjadas em uma sociedade que clamava por mudanças, não são suficientes para pôr fim aos processos discriminatórios que causam a violência contra a mulher. Assim, a demora na percepção da sociedade quanto ao respeito à mulher devese à influência do patriarcalismo, observada nos discursos machistas, repetidos ao longo das décadas e que podem ser traduzidos em ditados populares, canções, decisões judiciais, que acabaram banalizando a violência e a inferiorização das mulheres. Esse processo de subalternização e de violência banalizada pode ser refletido na linguagem e assim damos conta de que os textos traduzem a realidade do mundo e seus processos e que a construção discursiva das Leis Maria da Penha e do Feminicídio deu-se dentro de um contexto de influências discursivas em que contribuíram movimentos feministas, mídia, aplicadores e doutrinadores da área de Direito, sendo instrumentos postos à disposição para transformar, aos poucos, a estrutura social e empoderar as mulheres.Item Uma análise de perfis de competência tradutória e sua influência sobre o processo de tradução no par linguístico Libras-português.(2019) Oliveira, Pedro Zampier Lopes Vieira de; Gonçalves, José Luiz Vila Real; Fonseca, Norma Barbosa de Lima; Rodrigues, Carlos Henrique; Figueredo, Giacomo Patrocinio; Gonçalves, José Luiz Vila Real; Fonseca, Norma Barbosa de LimaTendo como objeto de estudo as interfaces entre os diferentes níveis de competência tradutória e o processo de tradução intermodal da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o português escrito, esta dissertação afilia-se a dois ramos dos Estudos da Tradução: aos estudos aplicados com foco na formação de tradutores e aos estudos descritivos direcionados ao processo tradutório (HOLMES, 2000). A fim de contribuir com as pesquisas nesses dois ramos, bem como com as pesquisas vinculadas aos Estudos da Tradução e da Interpretação de Línguas de Sinais (RODRIGUES; BEER, 2015), foi realizada uma análise curricular de cursos de graduação de formação de tradutores e intérpretes de Libras-português (ZAMPIER; GONÇALVES, 2017) baseada em Gonçalves (2015) e um experimento, que contou com uma tarefa de tradução de um vídeo em Libras para o português escrito. Nesse experimento, verificamos se os participantes formados em cursos de graduação de formação de tradutores e intérpretes de Libras-português apresentavam uma perspectiva de tradução mais dinâmica (PACTE, 2017a), uma maior capacidade de metarrepresentação (GUTT, 2004), um menor dispêndio de esforço cognitivo no processo tradutório da Libras para o português escrito e um maior nível de satisfação com a tradução realizada. Por meio da análise curricular, foi possível constatar que o conhecimento teórico e metateórico sobre tradução (GONÇALVES, 2015) é um dos componentes mais frequentes nos cursos investigados. Usando esse conhecimento como temática do vídeo em Libras, texto-fonte da tarefa de tradução de nosso experimento, foi possível contrastar — entre os grupos de participantes com diferentes perfis de competência tradutória — o nível de conhecimento deles sobre tradução, averiguando as perspectivas de tradução que vão de mais dinâmica à mais estática; os dispêndios de esforço cognitivo, por meio dos resultados de rastreamento ocular (HVELPLUND, 2014); a capacidade de metarrepresentação, por meio de instâncias de metarrepresentação (CARVALHO NETO, 2010) presentes nos protocolos verbais retrospectivos semiguiados; o nível de satisfação dos participantes com seus textos-alvo; e a avaliação desses participantes quanto ao provável nível de satisfação do público-alvo da tradução.Item Análise prosódico-discursiva das dimensões ethica e patêmica na ancoragem de telejornais sensacionalistas.(2018) Lataliza, Naaman Mendes; Antunes, Leandra Batista; Antunes, Leandra Batista; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Marusso, Adriana SilviaPartindo da ideia de que os elementos prosódicos são constitutivos da construção dos sentidos nas diversas interações verbais, o presente trabalho alia a análise dos elementos sonoros suprassegmentais às tópicas retóricas das imagens de si (ethos) e das paixões possivelmente suscitadas (pathos) no contexto de enunciação conhecido como telejornal sensacionalista. Para tal, são feitas análises prosódico-discursivas da ancoragem dos jornalistas Marcelo Rezende e José Luiz Datena, frente a seus respectivos programas Cidade Alerta e Brasil Urgente. A análise prosódico-discursiva consistiu em ressaltar possíveis ethos recorrentemente construídos na enunciação e buscar, perceptivamente, afetos sociais que corroborassem essa construção, além de verificar possíveis projeções do afeto, ou seja, a disseminação no auditório do estado “sentido” pelos locutores. Além dos momentos afetivos, selecionaram-se também momentos neutros para, com uma análise acústica comparativa, mostrar quais são os elementos prosódicos de que o locutor lança mão no momento de expressão dos estados afetivos. Os aspectos prosódicos analisados foram a configuração geral da frequência fundamental (apontado na literatura prosódica como o aspecto mais mobilizado na expressão atitudinal), as taxas de articulação e elocução, a presença e a duração das pausas e a duração das tônicas (elementos importantes na enunciação telejornalística). Na ancoragem de Datena, encontramos a recorrente imagem de porva-voz do povo, construída com o estado ao qual chamamos de indignação, que mobilizou, de acordo com as análises acústicas (de 69 enunciados atitudinais e 30 neutros), maiores valores em todos os pontos da frequência fundamental, além de tônicas com maior duração em relação ao neutro. Na ancoragem de Marcelo Rezende, encontramos o desvelamento de um narrador, construído com uma gama de estados afetivos a qual demos o nome de fala afetada. A análise acústica do momento afetado (36 enunciados), em comparação com o neutro (36 enunciados), mostrou que, aquele, foi construído com um registro bem mais alto de frequência fundamental, além de uma fala mais devagar e tônicas mais longas. Apesar de não termos encontrado um padrão nas imagens construídas de si pelos apresentadores, alguns parâmetros prosódicos foram constantes na expressão atitudinal (que corroborava a construção ethica) de ambos os apresentadores. Além disso, um elemento fortemente marcado nas duas ancoragens é o excessivo apelo ao desencadeamento de sensações nos telespectadores: seja de revolta, de alegria, de angústia, de medo, de antipatia, de repulsa, etc. Longe de esgotar o gênero telejornalístico sensacionalista, o presente trabalho visou a propor uma metodologia para um estudo interdisciplinar para se mostrar como a dimensão prosódica é importante na construção ethica e patêmica do discurso e se entender melhor o tão popular tom sensacionalista.Item Argumentação, definição e sociedade : o ethos e a construção social da realidade nos jornais de Mariana/MG durante as eleições municipais de 2012.(2016) Queiroz, Marcos Vieira de; Menezes, William Augusto; Vieira, Ubiratan Garcia; Menezes, William Augusto; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Brittes, Juçara GorskiEsta dissertação visa apresentar o estudo de processos argumentativos de definição no gênero notícia, em dois jornais – A Semana e Ponto Final, na cidade de Mariana/MG, durante as eleições municipais de 2012. Esse estudo foi feito com base na teoria da argumentação desenvolvida por Perelman & Oldbrechts-Tyteca (2005), que compreendem o processo de definição num sentido amplo, não restringido ao aspecto lógico da predição direta dos objetos discursivos. Como figura argumentativa, definir compõe parte do processo de escolhas lexicais utilizados para designarem os objetos discursivos (os candidatos à eleição). A definição oratória, como é compreendida pelos proponentes do que se convencionou designar Nova Retórica, é o meio pelo qual analisaremos o ethos, a imagem de si apresentada pelos jornais. Compreender o ethos jornalístico, e suas características durante o período eleitoral, implica pensarmos as relações entre a atividade jornalística e a atividade política. Definir, escolher determinados termos que refiram os candidatos ao pleito eleitoral segundo uma intenção implícita, é o meio pelo qual as notícias argumentam, e compõe parte do ethos dos jornais. Explorar os meios textuais pelos quais se realizam o procedimento da definição oratória, explorar os contextos de produção e circulação dessas notícias, e explorar os efeitos sugeridos pelas argumentações desenvolvidas nessas notícias, são alguns dos objetivos perseguidos nesta dissertação. De maneira mais ampla, procuramos explorar o funcionamento discursivo e o papel social do jornalismo em Mariana, durante as eleições municipais de 2012.Item As ideias coladas no corpo desenham um mundo : cosmogonias ameríndindias e afro-brasileiras em cosmogonias ameríndias e afro-brasileiras em "Nós: uma antologia de literatura indígena" e em "Poemas para ler com palmas".(2024) Francisco, Beatriz Cristina Peixoto; Rezende, Carolina Anglada de; Rezende, Carolina Anglada de; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Tavares, Cristiane FernandesEste trabalho tem como objetivo estudar duas obras literárias representativas das alteridades negras e indígenas no Brasil. Ambas as obras são ilustradas por Mauricio Negro; a primeira intitulada Poemas para ler com palmas, publicada em 2017, e a segunda Nós: uma antologia de literatura indígena, publicada em 2019. Neste estudo, enfatizamos a multiplicidade de perspectivas de mundo que compõem cada livro. Além disso, buscamos demonstrar que, ao reconhecer essa heterogeneidade, torna-se possível pensar o pensamento do ‘outro’ para o ‘eu’ e, consequentemente, para o ‘nós’. Fazemos a tentativa de analisar as duas obras literárias que, distintas em relação ao que representam, se complementam ao expressar o discurso da diversidade. O recorte de estudo que fazemos se trata da defesa do mito como pensamento, mas o mito não é o único elemento que se faz presente nos contos e poemas das obras. Para mostrar isso, trabalhamos com os estudiosos Jean Luc Nancy (2014), Marília Librandi (2020) e Giorgio Agamben (2018), os quais, em suas obras, expressam em seus trabalhos a ideia de que há um pulsar na escrita que pode ser sentido, ouvido e preservado. Especificamente, nas leituras apresentadas, tateamos os signos representativos da festa, as recorrências da forma, ritmo e similaridade de composição. Também buscamos conhecer as características tradicionais em Poemas e como acontece a manifestação do perspectivismo ameríndio na obra Nós. Norteamo- nos com base nas pesquisas do antropólogo francês Claude Lévi-Strauss na América Latina, que enfatiza o significado do mundo sensorial e nas histórias recorrentes, como nas obras Mito e significado (1987), O pensamento selvagem (1990), Antropologia estrutural (1958), O cru e o cozido (2021) e Do mel às cinzas (2022). Também foram consideradas as pesquisas do antropólogo brasileiro Eduardo Viveiros de Castro, especialmente sua obra Metafísicas canibais: elementos para uma antropologia pós-colonial (2015), que propõe o perspectivismo ameríndio. Esse conceito, em linhas gerais, apresenta uma teoria de que somos seres variáveis e inacabados. Além disso, acrescentam-se também as discussões do intelectual martinicano Édouard Glissant, que constrói o pensamento de alteridade baseado em relações, não em identidades fixas, com sua obra Poética da relação (2021). Kaká Werá Jecupé, Daniel Munduruku e Edimilson de Almeida Pereira são também guias da pesquisa, para compreendermos as camadas de sentido que compõem a palavra, considerando os equívocos em sua história. Assim, refletimos sobre como a literatura se relaciona com o pensamento mitológico, propondo, de forma concisa, desconstruir os estigmas sobre os povos indígenas brasileiros e afro-brasileiros, de modo a enredar as muitas narrativas como saberes para além do que o mundo ocidental está habituado a conceber.Item Aspectos pragmático-cognitivos e discursivos envolvidos em recontagens da lenda da procissão das almas na cidade de Mariana-MG.(Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Amorim, Karen Luci; Gonçalves, José Luiz Vila RealEste trabalho é dedicado ao estudo das recontagens da Lenda da Procissão das Almas, comumente narrada pelos moradores da cidade de Mariana-MG e encenada pelos mesmos todos os anos na madrugada do Sábado de Aleluia, mantendo uma tradição. O trabalho se voltou para a análise da produção da mensagem pretendida, e não para a recepção da mesma, buscando, através destes dados, captar elementos, presentes no discurso (enunciados) do comunicador, que evidenciassem as intenções explícitas e implícitas nesse mesmo discurso, além de sua identidade social e coletiva. O objetivo é investigar as estratégias linguístico-cognitivas e discursivas utilizadas pelos narradores durante as recontagens, que permitem ao ouvinte chegar a determinadas interpretações sobre a história. Para tanto, optou-se por uma abordagem pragmático-cognitiva, através da Teoria da Relevância (Sperber; Wilson, 1986/2001), e pela busca de uma inter-relação desta com a abordagem semiolinguística proposta por Patrick Charaudeau (2009). O estudo se baseou em um corpus composto de cinco recontagens da Lenda da Procissão das Almas por informantes marianenses, bem como da realização de entrevistas com os participantes do estudo. Através deste trabalho foi possível perceber que não existe uma versão definitiva sobre a Lenda da Procissão das Almas, e muito menos uma interpretação imutável sobre o significado da mesma e de sua representação na cidade, dependendo sua reflexão e suas intencionalidades, dos interlocutores para os quais é direcionada, constituindo a Lenda, portanto, um ato de comunicação em que o indivíduo coloca seus anseios, reflete suas crenças e sua identidade social e coletiva, e em que manifesta suas intenções de legitimação de hierarquia de valores, seus protestos, seus sentimentos de repúdio ou sua identificação com práticas e ideologias.Item A assinatura feminina na imprensa paraense 1880 – 1945 : educação, feminismo, poesia e modernismo.(2023) Pina, Carolina Teixeira; Rosa, Victor Luiz da; Rosa, Victor Luiz da; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues; Cechinel, AndréEste estudo busca apresentar escritos literários de autoria feminina presentes na imprensa paraense do entresséculos. E, para tal, compreendemos ser necessário entender o contexto social, cultural e educacional para uma mulher exercer o ofício de escritora. Para isso, também analisamos nos jornais a veiculação de artigos sobre a ascensão do movimento feminista e suas implicações. Assim, ao revisitar os periódicos amazônicos, da Biblioteca Nacional e da Biblioteca Pública Arthur Vianna, encontramos poemas de autoria feminina que discorrem sobre diversos temas: amor romântico, maternidade, religião, desilusão, Amazônia. Tais escritos partem de mulheres em um território quase inaudito entre os estudos literários. Portanto, a pesquisa procurou seguir os preceitos que orientam a relação entre educação, autoria feminina na imprensa paraense e feminismo.Item Atividades lúdicas nas aulas de Língua Inglesa : um estudo sobre a motivação e o engajamento dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais.(2024) Pinheiro, Gabriela Batista; Dutra, Anelise Fonseca; Dutra, Anelise Fonseca; Pimenta, Viviane Raposo; Oliveira, Natália Fontes deO objetivo desta pesquisa é analisar os fatores que podem interferir positiva ou negativamente na motivação de educandos do Ensino Médio – mais especificamente, de uma escola pública de Minas Gerais – para o engajamento em propostas de atividades lúdicas nas aulas de língua inglesa. Além disso, este trabalho possui três objetivos específicos: investigar se as atividades que usam o lúdico podem motivar o aluno na aprendizagem da língua inglesa; se a afetividade entre educando e educador motivam o aluno na aprendizagem da língua inglesa; e se a consideração dos interesses e das realidades socioculturais dos educandos os motivam na aprendizagem da língua inglesa. O referencial teórico desta pesquisa se baseia em estudos realizados por autores da área da Linguística Aplicada, em relação ao uso do lúdico nas aulas de língua inglesa (Brown, 1994), à afetividade entre professor e aluno (Souza, 2011), às realidades socioculturais e à motivação dos educandos (Canagarajah, 1999). Como metodologia, foi escolhida a abordagem qualitativa, com o intuito de identificar os motivos que reforçam determinados acontecimentos, para compreendê-los e esclarecer as situações que neles interferem. A metodologia também foi desenvolvida a partir de observações das aulas realizadas no Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais, com a aplicação de um questionário semiestruturado aos alunos e uma entrevista oral com o professor das turmas analisadas. Por fim, os resultados revelaram a importância do uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa, visto que os alunos se sentiram mais descontraídos e motivados para realizarem as atividades, assim como a necessidade da afetividade entre educador e educando, pois, quando o professor demonstrou se importar com a opinião dos alunos, estes apresentaram empolgação em realizar os exercícios. Finalmente, também foi notada a relevância de se considerarem os contextos sociais dos alunos durante a elaboração e a aplicação de atividades lúdicas, já que os estudantes se sentiram animados ao realizarem atividades de Inglês por meio de estilos musicais escolhidos por eles.Item Biografia e Delito : as vidas imaginárias de Jorge Luís Borges.(2021) Ferreira, Danilo Souza; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Soares, Ivanete Bernardino; Souza, Nabil Araújo deA dissertação Biografia e Delito: As Vidas Imaginárias de Jorge Luís Borges, se propõe analisar a relação entre escrita biografia (biblioteca) é a estética do Delito presentes nas obras do escritor argentino Jorge Luís Borges, através especialmente do gênero das Vidas Imaginárias, onde buscaremos evidenciar a relação de influência da obra de Marcel Schwob nos escritos de Jorge Luís Borges para qual: “Schwob inventou um método curioso. Os protagonistas são reais; os fatos podem ser fabulosos e não raramente fantásticos. O sabor peculiar deste trabalho está nessa oscilação”1 . Para Jorge Luis Borges propõem a percepção de que a literatura como exercício estético que busca representar as ações humanas incluindo nessas ações os delitos é posteriormente a infâmia, nesse processo de representação ocorre para ambos os autores a singularização dos indivíduos, esse movimento de singularização é compreendido por Borges e Schowb como uma reação a outras formas de narrativização como as construções de feitas pelos historiadores nos séculos XVIII e XIX das grandes narrativas nacionais é teleológicas. Para compreendermos esse movimento buscaremos analisar a obra História Universal da Infâmia de Jorge Luís Borges, onde buscaremos evidenciar como a escrita literária permite um reflexo das sociedades na qual os dois autores estão inseridos isso é a Argentina do final do século XIX e início do século XX.Item Os “black-blocs” brasileiros : vândalos ou ativistas? A construção retórico-discursiva em revistas brasileiras.(2015) Oliveira, Gabriela Nascimento Rossi de; Galinari, Melliandro MendesNo início de junho de 2013, inúmeras manifestações populares ocorreram nas principais capitais do Brasil, abrangendo vários temas como o aumento anunciado dos preços das taxas de transportes, os gastos públicos em eventos esportivos internacionais, a má qualidade dos serviços públicos e a corrupção política em geral. Durante as Jornadas de Junho, “ataques diretos” foram alvos de críticas: políticos e os grandes grupos de comunicação brasileiros noticiaram os protestos mais violentos sob o rótulo de “vandalismo", enquanto muitos jornais internacionais como o portal francês Rue89, criticaram a cobertura de massa do Brasil como parcialmente a favor da “versão oficial”. Diante disso, os Black-Blocs entraram na “ordem do dia” no Brasil, ocupando as ruas e as manchetes de jornais e revistas como até então nunca acontecera, o que, por um lado, denota sua presença marcante nas manifestações e, por outro, um investimento midiático na construção de sua imagem. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo identificar, mapear e analisar as imagens do que se convencionou chamar de “Black-Bloc” em discursos midiáticos. A estrutura metodológica é norteada pelos procedimentos gerais da AD, a partir da seleção e organização do corpus de um total de 4 (quatro) reportagens cujo tema central são os Black-blocs, no período de junho a novembro de 2013 nas revistas Veja, Carta Capital, Época e Caros Amigos. O trabalho partiu de estudos da retórica antiga e da apropriação desse referencial realizada por Ruth Amossy no quadro contemporâneo da Análise do Discurso. Em seguida, foram levantados os dados sobre as condições de produção do corpus selecionado. Por fim houve a identificação, mapeamento e análise das formas referenciais presentes no corpus, assim como dos mecanismos de descrição e narração; e análise do funcionamento argumentativo desses elementos textuais com base nas suas condições institucionais de produção. Como resultado, temos duas imagens próximas e negativas dos Black-blocs em Época e Veja e outras duas imagens próximas e positivas da tática Black-bloc em Carta Capital e Caros Amigos com nuances que variam conforme às noções de visada e dimensão argumentativa em cada discurso. Verificamos também particularidades que giraram em torno de um ethos pretenso e ethos possíveis a partir de diferentes auditórios, e o mesmo em relação a um pathos pretendido e pathos possíveis em públicos distintos. Ao final do trabalho, acreditamos que o discurso jornalismo com seu poder simbólico, deve ser uma ferramenta para potencializar uma forma de organização social que possibilite a emancipação dos seres humanos ao contrário de uma naturalização das relações sociais hegemônicas sob o domínio da burguesia e do modo de produção capitalista.Item Blackface : Otelo nas faces de Orson Welles e Laurence Olivier.(2017) Sena, Thaís Lima e; Galery, Maria Clara Versiani; Galery, Maria Clara Versiani; Muniz, Kassandra da Silva; Oliveira, Natália Fontes deThe Tragedy of Othello, the Moor of Venice, uma das grandes tragédias de Willian Shakespeare, foi encenada pela primeira vez em 1604. Do mesmo modo que Shakespeare bebeu de várias fontes para escrever sua obra, as peças são alvo das mais variadas formas de adaptação. As questões abordadas pelo dramaturgo na peça Otelo e os motivos que o levaram a abordá-las tornam-se claros no momento em que entendemos o contexto social e cultural em que ele estava inserido. A obra de Shakespeare passa a ser disseminadora de significados culturais a partir de sua produção e, posteriormente, através de suas adaptações em outros tempos em outras sociedades. A estrutura do nosso trabalho tem como foco central as questões raciais desenvolvidas por Shakespeare na peça Otelo a partir da caracterização do mouro. Ademais, é sabido que no teatro elisabetano o personagem Otelo era representado através da prática do blackface. Ou seja, um ator branco que se pintava de negro para desempenhar o papel do mouro. Assim sendo, observamos que a prática conhecida como blackface — termo que tomamos emprestado dos blackface minstrel shows americanos — na representação do personagem do mouro ocorre tanto nas encenações renascentistas da peça, quanto nas adaptações fílmicas que foram escolhidas para serem analisadas neste trabalho, a saber, o filme Othello de 1952, dirigido e estrelado por Orson Welles, e o de 1965, protagonizado por Laurence Olivier. O cerne de nossa pesquisa se concentra na análise do personagem Otelo a partir das formas de representação dele, o que implica nas construções do negro no meio social. Assim sendo, examinaremos como essas representações do personagem foram elaboradas dentro do contexto histórico de cada adaptação tendo em vista a prática do blackface.Item Branquitude, gênero e performatividade no discurso de mulheres brancas acadêmicas.(2016) Machado, Eliana Sambo; Muniz, Kassandra da Silva; Santana, Silvânia Trota; Pinto, Joana Plaza; Rodrigues Júnior, Adail SebastiãoO objetivo desta dissertação é investigar os discursos das mulheres brancas acadêmicas refletindo como elas se posicionam em relação às suas identidades sociais articuladas às suas vidas profissionais acadêmicas. Para tal, esta pesquisa se baseia no referencial teórico que entende a estreita relação que se estabelece entre linguagem e identidades, concebendo a linguagem como performativa, ou seja, pensando na realidade concreta, no seu uso e na sua ação determinada pela intenção de quem fala e pelo contexto caracterizado por certas normas e convenções. Para dar fôlego a tais discussões, trazemos uma abordagem conceitual ligada aos estudos raciais e de gênero que abordam, mais detidamente, a identidade racial branca ou a branquitude, compreendendo tanto a raça quanto o gênero como construções históricas e como categorias analíticas que têm existência social e linguística no mundo. As perspectivas que permitem pensar tais categorias dessa forma, se apresentam nos estudos da psicologia social (CARRONE&BENTO, 2002) e nos estudos de algumas teóricas feministas, como (1997), Pinto (2007), entre outras, que unem às suas pesquisas, corpo e linguagem, reinterpretando a Teoria dos Atos de Fala do filósofo Austin (1990). O intuito foi compreender, por meio de entrevistas com mulheres brancas acadêmicas da Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, como suas identidades raciais- influenciadas por outros fatores-, como o de gênero, a escolaridade, a origem social e etc, atravessaram seus discursos que se centraram sobre suas trajetórias profissionais. As análises demonstraram que as mulheres entrevistadas estão influenciadas por aspectos biológicos e sociais das construções racializadas da identidade racial branca acadêmica, não enxergando o lugar delas como um lugar social influenciado pelas nossas escolhas de gênero e de raça. As análises revelaram ainda impasses nos discursos destas acadêmicas em relação às suas escolhas profissionais, pois prevaleceu uma perspectiva universal e heteronormativa que contribue para a hierarquização das identidades no espaço acadêmico.