POSLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem
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Item Memória, diário e romance em o Amanuense Belmiro.(Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Justino, Aliny Santos; Machado, Carlos Eduardo LimaEssa pesquisa concentra-se na abordagem da memória como temática e parte decisiva da construção literária de O amanuense Belmiro, romance de Cyro dos Anjos, publicado em 1937. Nesse romance, temos toda a construção de uma realidade conflituosa, em que a memória exercerá um papel estruturador. O narrador-personagem, Belmiro Borba, está empenhado em escrever suas memórias, porém, o presente se insinua e seu projeto inicial termina em diário. Contudo, ao escrever sobre o presente, Belmiro não consegue evitar as constantes evocações ao seu passado. Assim, o romance incorpora o diário e as memórias em sua estrutura. A partir disso, temos por objetivo inicial, a caracterização da obra através da apresentação das formulações de Bakhtin a esse respeito. Como a narrativa em questão aborda uma relação entre o projeto memorialístico desejado por Belmiro e a elaboração do diário que ele engendra, esse trabalho também se propõe a realizar uma leitura comparativa entre O amanuense Belmiro e A menina do sobrado (1979), obra memorialística do mesmo autor, no intuito de analisar as fronteiras entre romance e memória. Em seguida, trataremos das relações que o romance estabelece entre ficção, autobiografia e representação da memória. Nesse sentido, nosso objetivo é analisar a tematização da memória – através das reflexões do personagem sobre o passado e a memória, além da associação entre memória e imaginação –, a intrínseca relação entre realidade, ficção e imaginário e a relação entre o diário e o projeto de memórias, que se inserem no romance. Tendo em vista a riqueza das relações intertextuais contidas no romance, também analisaremos a dimensão da memória, sob o viés da mnemônica intertextual. Para finalizar, analisaremos a fortuna crítica do romance, selecionando as leituras críticas que julgamos mais relevantes e contrapondo à nossa interpretação.Item Do íntimo ao público : adaptação de textos não dramáticos para o teatro.(Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Oliveira, Juliano Mendes de; Galery, Maria Clara VersianiEste trabalho oferece argumentos teóricos e reflexões práticas que fundamentam a adaptação artística de obras não dramáticas para sua encenação teatral como obra de arte em si. Para tanto, define a adaptação como um processo normalmente dividido em três textos distintos: a obra adaptada, denominada T1; o texto-adaptação, T2; e o produto adaptação, T3. A fundamentação teórica da pesquisa realizada foi composta pela Teoria da Adaptação, por alguns apontamentos da Teoria da Tradução – em especial, da tradução intersemiótica – e pela Semiologia Teatral. Em um primeiro momento, apresentam-se conceitos norteadores desse processo, para se entender a adaptação como um todo articulado. Propõe-se, então, a metáfora lastro, como uma regulação específica da adaptação de obras não dramáticas para o teatro. Em seguida, apresenta-se o Diagrama Geral das Adaptações, uma ilustração desse processo. Após, analisase cada um dos componentes desse processo, individualmente, para se traçar um panorama específico, com referenciais teóricos e práticos que fundamentam sua proposição. Por fim, analisam-se três montagens teatrais elaboradas a partir de obras não dramáticas pelo Grupo Residência, núcleo de pesquisa cênica de Ouro Preto, a saber: Os Cadernos (2001), elE, o Outro (2002) e Rato do Subsolo ou o Ódio Impotente (2009). Como resultado, o processo de adaptação de obras não dramáticas para o teatro é apresentado como uma atividade viva, necessariamente criativa, e não subordinada a um texto de origem.Item Futebol arte, discursos à parte : exame discursivo de três diferentes jornais e seus respectivos contratos e estratégias na cobertura da copa 2010 em um país de terceiro mundo.(Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Mendanha, Fernando França; Menezes, William AugustoEm 2010, pela primeira vez, a Copa do Mundo FIFA de Futebol chegou ao continente mais pobre do planeta, na África do Sul, ganhando holofotes e despertando o imaginário de todo o mundo sobre o futebol e a cultura daquele país. Ao provocar sentimentos, avaliações, valores e discursos socioculturais tão distintos em relação às edições passadas do evento, o presente trabalho lança mão dos estudos da vertente Semiolinguística da Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau, para uma abordagem específica. O objetivo desta pesquisa é apresentar e analisar recortes discursivos com viés político-sociocultural construídos por três jornais – Folha de S. Paulo, A Bola e Jornal dos Desportos – de três diferentes países – Brasil, Portugal e Angola, respectivamente, – nos meses de antecedência e realização da Copa, a fim de responder a questões: quais as estratégias utilizadas e os discursos construídos sobre a África do Sul? Aos olhos dos jornais, a África do Sul tornou-se o foco desse evento ou manteve-se uma perspectiva eurocêntrica, referindo-se a sede da competição como periferia do mundo desenvolvido? Para tanto, serão abordadas questões como construção do contrato comunicacional, estratégias discursivas e modos de organização do discurso, a fim de desvendar as finalidades discursivas dos textos que compõem o corpus de pesquisa.Item Estudo da onomástica em anúncios fúnebres impressos das cidades de Ouro Preto e Mariana-MG : análise da frequência de hipocorísticos diante de nomes femininos.(Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Camilo, Elisabeth Maria de Souza; Rocha, Ana Paula AntunesAtravés da análise de fôllderes funerários, afixados em postes e paredes das cidades de Ouro Preto e de Mariana, é possível constatar a presença de apelidos, conforme admitidos no Brasil, na maioria dos documentos, tanto para homens quanto para mulheres, incluindo a pessoa morta e seus parentes. Busca-se nesta dissertação verificar a presença de hipocorísticos – formas familiares de tratamento – diante dos nomes e comprovar ou não se, como as primeiras impressões sugerem, as mulheres são tratadas mais delicadamente do que os homens. Como um derivado do tema, sugere-se que nomes e apelidos são frutos de motivação e não de escolhas aleatórias dos pais, o que pode explicar a presença de formas familiares para algumas pessoas e de outras formas para outras pessoas. Fundamentando-se nas teorias da onomástica, mais precisamente na antroponímia, e nas formas sociais de tipificação pessoal, busca-se o aprofundamento com base em corpus nunca estudado dentro deste campo acadêmico. Percebe-se que, além da sociolinguística e da dialetologia, o tema é inter e transdisciplinar, oferecendo outras possibilidades de estudo usando o mesmo material.Item Geração suplemento : memória e representação cultural.(Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Nunes, Eliana Miriam Ferreira; Mindlin, Dulce Maria VianaEste trabalho apresenta a atuação do grupo denominado Geração Suplemento, no final da década de 60 e início dos anos 70 em Minas Gerais no periódico Suplemento Literário do Minas Gerais, como modo de refletir e analisar os modos de representação do grupo e da memória através da abordagem de textos produzidos e dedicados aos intelectuais que compunham esse grupo. A representação e a memória da Geração Suplemento foram abordadas por meio da análise de dois números especiais publicados no periódico, “Os Novos I e II”, de três séries dedicadas aos escritores que faziam parte do grupo, sendo elas: “O escritor mineiro quando jovem”, “Os novos de toda parte” e “Os novos em Antologia” e do estudo do romance Os Novos de Luiz Vilela, no qual pensamos a relação ficção/discurso factual. Com isso, buscou-se um diálogo entre as produções desses escritores de maneira a perceber como essas produções corroboraram para compor a identidade e a biografia do grupo.Item Machado de Assis na terra do tio Sam : análise contrastiva, de base sistêmico-funcional, das diferenças de representações de mundo do narrador bizarro de Memórias póstumas de Brás Cubas e de sua tradução The posthumous memoirs of Brás Cubas.(Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, 2012) Oliveira, Thisiany Mary Vieira de; Rodrigues Júnior, Adail SebastiãoMachado de Assis é considerado um dos mais importantes autores brasileiros. Em virtude disso, a Editora da Universidade de Oxford publicou, em inglês, no ano de 1997, uma de suas mais famosas obras, Memórias póstumas de Brás Cubas, traduzida por Gregory Rabassa. Este trabalho apresenta uma breve descrição do romance, original e tradução, por meio do sistema de transitividade, proposto por M. A. K. Halliday (2004), utilizando, para tal, a Gramática Sistêmico-Funcional como base teórica para desenvolver a análise. A partir da aplicação do sistema de transitividade, o objetivo deste trabalho é investigar as representações de mundo do narrador de Memórias póstumas, em contraponto com sua tradução The posthumous memoirs of Brás Cubas, considerando as escolhas dos processos e circunstâncias vinculados a esse participante. Levando-se em consideração que o sistema de transitividade é o meio pelo qual a representação de mundo dos participantes envolvidos em processos é ativada, podemos afirmar que é possível observar as características de personagens distintos, por meio dos processos nos quais eles estão envolvidos. A partir da análise do sistema de transitividade, esta pesquisa visa a compreender o papel do personagem Brás Cubas como representação de uma realidade de mundo típica da época em que o romance ocorre. São analisados, nesta dissertação, 30 excertos relacionados a este personagem, na obra original e em sua tradução. A hipótese lançada é a de que Brás Cubas se revela como um elemento passivo diante dos eventos sociais da época em que Machado de Assis escreveu a obra em questão. Os resultados encontrados mostram que, no original, o perfil ideacional do personagem Brás Cubas é constituído especialmente por processos materiais, mentais e verbais, fato que o faz ser representado como um sujeito ativo, reflexivo e falante. Na tradução, por outro lado, as escolhas de Rabassa influenciaram a formação ideacional do personagem, uma vez que as experiências de mundo deste foram representadas lexicogramaticalmente por processos relacionais em sua grande maioria. Tal fato faz com que Brás Cubas seja interpretado como um sujeito que, basicamente, se relaciona com o mundo ao seu redor por meio de seus atributos.Item Um estudo discursivo de Cartas Chilenas : construção retórica e representações da memória.(2012) Quintino, Sara Helena; Menezes, William AugustoNeste trabalho, propomos um estudo sobre os processos discursivos de inscrição e representação da obra Cartas Chilenas na história oficial da nação como discurso constituinte do mito da Inconfidência Mineira. Esse estudo comporta três níveis de análise: (I) abordagem conceitual em torno das relações entre memória e discurso dirigida para a apreensão das memórias discursivas subjacentes às sátiras coloniais como acontecimento discursivo que irrompe de práticas sociodiscursivas específicas do período; (II) elaboração teórica em torno dos principais mecanismos discursivos inerentes à prática de representação da memória cultural da Região dos Inconfidentes que atendia às finalidades políticas do governo republicano, em consonância com os institutos históricos, de estabelecer um projeto de nação que promovesse o sentimento de pertencimento entre os indivíduos; (III) análise retórico-discursiva de Cartas Chilenas voltada para o exame enunciativo das formas de interação entre os sentidos estabelecidos pela tradição republicana e aqueles que o discurso das sátiras sustentam no interior de seu arranjo retórico. Tal percurso teórico-analítico foi delineado segundo o conjunto de elaborações desenvolvidas no campo do discurso, em especial da Teoria Semiolinguística, considerando também seus possíveis diálogos com os estudos culturais e historiográficos. A reflexão central incide sobre a relação entre memória discursiva e memória cultural que foi posta em evidência no desenvolvimento da noção de “jogo mnemônico” e de seus desdobramentos no plano da representação discursiva.Item Aspectos pragmático-cognitivos e discursivos envolvidos em recontagens da lenda da procissão das almas na cidade de Mariana-MG.(Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Amorim, Karen Luci; Gonçalves, José Luiz Vila RealEste trabalho é dedicado ao estudo das recontagens da Lenda da Procissão das Almas, comumente narrada pelos moradores da cidade de Mariana-MG e encenada pelos mesmos todos os anos na madrugada do Sábado de Aleluia, mantendo uma tradição. O trabalho se voltou para a análise da produção da mensagem pretendida, e não para a recepção da mesma, buscando, através destes dados, captar elementos, presentes no discurso (enunciados) do comunicador, que evidenciassem as intenções explícitas e implícitas nesse mesmo discurso, além de sua identidade social e coletiva. O objetivo é investigar as estratégias linguístico-cognitivas e discursivas utilizadas pelos narradores durante as recontagens, que permitem ao ouvinte chegar a determinadas interpretações sobre a história. Para tanto, optou-se por uma abordagem pragmático-cognitiva, através da Teoria da Relevância (Sperber; Wilson, 1986/2001), e pela busca de uma inter-relação desta com a abordagem semiolinguística proposta por Patrick Charaudeau (2009). O estudo se baseou em um corpus composto de cinco recontagens da Lenda da Procissão das Almas por informantes marianenses, bem como da realização de entrevistas com os participantes do estudo. Através deste trabalho foi possível perceber que não existe uma versão definitiva sobre a Lenda da Procissão das Almas, e muito menos uma interpretação imutável sobre o significado da mesma e de sua representação na cidade, dependendo sua reflexão e suas intencionalidades, dos interlocutores para os quais é direcionada, constituindo a Lenda, portanto, um ato de comunicação em que o indivíduo coloca seus anseios, reflete suas crenças e sua identidade social e coletiva, e em que manifesta suas intenções de legitimação de hierarquia de valores, seus protestos, seus sentimentos de repúdio ou sua identificação com práticas e ideologias.Item Práticas discursivas e práticas sociais nas Minas oitocentistas : um estudo de anúncios publicitários e da memória sociodiscursiva de Ouro Preto e Mariana.(Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, 2012) Inácio, Alice Meira; Menezes, William AugustoNeste trabalho, propomos estudar o gênero anúncio publicitário impresso, prática social e discursiva que se desenvolveu nas províncias brasileiras após a chegada da imprensa no Brasil. Realizaremos mais especificamente um estudo de anúncios publicitários oitocentistas impressos, presentes em periódicos de Ouro Preto e de Mariana, a fim de investigarmos como e com quais características esta prática discursiva e social se inseriu e se desenvolveu na província mineira e, por meio deste estudo, investigarmos quais resquícios de memória sociodiscursiva destas duas cidades históricas estão inscritos nos anúncios publicitários que compõem o corpus de pesquisa. Para realizarmos a investigação proposta, adotaremos os procedimentos teóricos e metodológicos da teoria semiolinguística do discurso propostos por Charaudeau (2008) e buscaremos estabelecer um diálogo desta teoria com teorias advindas de campos de estudos que debatem questões sobre práticas discursivas, práticas sociais e memória sociodiscursiva. Através dos resultados desta pesquisa, pretendemos trazer contribuições para os estudos discursivos, para as diversas áreas de conhecimento que tangenciam com os estudos de Linguagem e também ampliar o nosso conhecimento a respeito do patrimônio discursivo das cidades de Ouro Preto e de Mariana.Item Memória, ficção, história : um estudo de nação crioula, de José Eduardo Agualusa.(Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Carvalho, Mariana Aparecida de; Perpétua, Elzira DivinaPropomos analisar o romance Nação Crioula – a correspondência secreta de Fradique Mendes (2002), do angolano José Eduardo Agualusa, a partir da hipótese de que as missivas do personagem Carlos Fradique Mendes, como gênero memorialista por excelência, dialogam com a reconstrução da memória cultural dos espaços percorridos pelo viajante português – Angola, Brasil e Portugal. Neste sentido, Nação Crioula pode ser lido como metaficção historiográfica, em que o romance é construído através do diálogo entre literatura e história, pois a obra ficcional se volta para o passado não para recontá-lo como reconstituição, mas para reconstruí-lo com base no que poderia ter acontecido, sob um viés crítico. Neste retorno ao passado, são abordadas questões referentes ao colonialismo português em Angola, à escravidão no Brasil e ao tráfico negreiro através do Atlântico. Ao retomar o protagonista de um escritor da literatura portuguesa, Agualusa constrói sua correspondência secreta, inserindo o missivista em um novo espaço para assim viver a trama de Nação Crioula. Face à intertextualidade explícita entre a obra de Agualusa e A correspondência de Fradique Mendes (1900), de Eça de Queiroz, propomos investigar, também, como se dá o trânsito intertextual do missivista. Ao abordarmos a questão da metaficção historiográfica e da intertextualidade, notamos que há uma subversão da ordem em Nação Crioula, em que a contestação se faz presente, sobretudo através da ironia. Esta, aliada ao princípio da polifonia e aos mecanismos intertextuais, possibilita que o centro da narrativa seja disperso, fazendo com que muitos ganhem voz no universo diegético, sobretudo aqueles que outrora foram silenciados. Nação Crioula é, pois, um navio cheio de vozes, dentre as quais destacamos não apenas a voz do português Fradique Mendes, que assina as primeiras vinte e cinco cartas do romance, mas também a voz da ex-escrava angolana Ana Olímpia, autora da última carta, que inverte o ponto de partida da história contada por Agualusa.Item “De mim não desespere nunca” a memória do modernismo nas cartas de Mário, Bandeira e Drummond.(Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, 2013) Araújo, Paulo Henrique; Maciel, Emílio Carlos RoscoeConsiderando basicamente as discussões relativas ao processo de gênese literária no decurso da correspondência entre Carlos Drummond e Mário de Andrade, bem como das cartas entre o escritor paulistano e Manuel Bandeira, pretendemos analisar alguns poemas integrantes de duas obras do Modernismo brasileiro: Alguma Poesia (1930) e Libertinagem (1930). Utilizando os pressupostos teóricos da Crítica Genética, identificaremos, nos textos analisados, indícios de refacções, a partir de supressões, rasuras e propostas de reelaboração, apontadas entre os três missivistas, considerando o recorte temporal compreendido entre a Semana de Arte Moderna de 1922 e o início de 1945, ano em que a correspondência é interrompida pela morte prematura de Mário de Andrade. Organizando um estudo sistemático das cartas, apresentaremos, ainda no contexto da historiografia do Modernismo brasileiro, a importância de vetores como o engajamento social do artista na abordagem dos problemas enfrentados pela nação, a legitimação de uma língua nacional e seu consequente afastamento do legado lusitano como questões centrais dos debates sobre o nacionalismo literário, além da valorização da memória e da cultura brasileira, frequentemente apontada como primitiva e primitivista no início do século XX.Item Representações semântico-discursivas de atitude avaliativa de uma professora de inglês da rede pública de ensino acerca dos usos do livro didático em sala de aula.(Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Soares, Jaciara Pizzatti; Rodrigues Júnior, Adail SebastiãoEsta pesquisa, situada na interface entre a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978, 1977/2002; EGGINS, 2004; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) e os estudos sobre o discurso da sala de aula sob o viés funcionalista (CHRISTIE, 2002; SCHLEPPEGRELL, 2001, 2006), tem como objetivo geral investigar as avaliações presentes nas práticas discursivas de uma professora de Língua Inglesa do ensino médio da rede pública de ensino de Ouro Preto, Minas Gerais, quando eminteração com seus alunos, com o propósito de mapear, categorizar e interpretar suas concepções, materializadas em seu discurso, acerca dos usos do livro didático de Língua Inglesa, no microcontexto de sua sala de aula. Para tanto, este estudo, de natureza qualitativo-descritiva e de caráter interpretativista (MOITALOPES, 1994), faz uso de ferramentas etnográficas (GREEN; BLOOME, 1997; RODRIGUES-JÚNIOR, 2007; 2012) para a coleta dos dados. As análises tiveram como foco o discurso oral produzido pelos colaboradores da pesquisa, registrado por meio da filmagem dos eventos de fala que ocorreram no microcontexto da sala de aula investigada. Esses dados, após transcrição, constituíram o corpus desta pesquisa, o qual foi analisado com base na teoria de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005; MARTIN; ROSE, 2007). A ênfase das análises recaiu sobre o aspecto semântico-discursivo das avaliações de atitude da professora, materializadas nas interações entre professora e alunos. As análises evidenciaram apenas ocorrências de apreciação, indicando que esse subsistema formou a base do mapeamento atitudinal da professora em relação ao livro didático e seus usos. Além disso, as análises mostraram que, à medida que utilizava o livro didático em suas aulas, a professora construiu um perfil atitudinal de apreciação negativa nas interações com seus alunos. Através da análise da atitude avaliativa a pesquisa tentou demonstrar como a análise semântico-discursiva contribuiu para revelar as concepções da professora em relação aos usos do livro didático e seu papel na constituição de seu fazer pedagógico.Item Crenças e representacõess de professores de Língua Inglesa sobre a formacão continuada.(2013) Costa, Andréa de Barros; Silva, Sérgio Raimundo Elias daO objetivo desta pesquisa é investigar as práticas discursivas de professores de língua inglesa de escolas públicas a fim de analisar suas crenças e representações sobre a formação continuada, por meio de uma ressignificação dialógica entre teorias sobre crenças e representações sociais. O referencial teórico está fundamentado nos estudos sobre crenças (BARCELOS; KALAJA, 2003; BARCELOS, 2006, 2007; SILVA, 2007, 2010), representações sociais (JODELET, 2001; MOSCOVICI, 2001, 2004, 2007), imaginários sociodiscursivos (CHARAUDEAU, 2006, 2007) e formação continuada (GATTI, 2008, 2011; GIMENEZ, 2002; DUTRA; MELLO, 2009). A metodologia da pesquisa é qualitativa, e os instrumentos de coleta de dados constituem-se de um questionário, uma entrevista e uma narrativa de dois professores de LI de escolas públicas de uma cidade da região sudeste brasileira. A análise dos dados apresenta as crenças e representações de professores de LI sobre a formação continuada, por meio de quatro categorias temáticas que foram inferidas a partir da leitura dos próprios dados: a) crenças e representações dos professores de LI sobre cursos de formação continuada; b) crenças e representações dos professores de LI sobre a disponibilidade de tempo para a formação continuada; c) crenças e representações dos professores de LI sobre as novas tecnologias na formação continuada e no ensino de LI; d) crenças e representações dos professores de LI sobre as políticas públicas educacionais para a formação continuada. Os resultados apontam que as crenças e representações dos professores de LI sobre a formação continuada, além de serem inseridas em categorias temáticas, podem ser ressignificadas de forma dialógica e caracterizadas como mediadas, dinâmicas e emergentes, paradoxais e contraditórias, experienciais e sociais, polifônicas, críticas e reflexivas. As duas últimas caracterizações emergiram ao longo desse trabalho de pesquisa, e as anteriores são confirmações dos trabalhos sobre crenças de Barcelos e Kalaja (2003) e Barcelos (2006) em diálogo com as representações sociais de Moscovici (2001, 2004, 2007). Nosso propósito com a caracterização das crenças e representações polifônicas, críticas e reflexivas é o de contribuir para o desenvolvimento de pesquisas na área de crenças e representações de professores de LI sobre a formação continuada. Essa pesquisa visa ainda colaborar para a formação continuada dos professores de LI das escolas públicas por meio de reflexões a respeito de suas crenças e representações, bem como colaborar para que o contexto desses professores seja conhecido e considerado no desenvolvimento de programas de formação continuada.Item Práticas discursivas na mídia impressa : possibilidades de análise para ensino da língua materna.(2013) Cardoso, Maria de Lourdes Nolasco; Menezes, William AugustoO que se busca, neste presente estudo, é examinar um conjunto de textos da mídia impressa, enquanto práticas discursivas sócio-historicamente constituídas, a partir de referencial teórico da Análise do Discurso, e tomar esse processo analítico como modelo pedagógico para o ensino de língua materna, articulando-o, para isso, a uma proposta de transposição didática, com indicação sobre como essas práticas podem ser ensinadas produtivamente na escola. Nessa perspectiva, pretende-se, primeiramente, compreender os mecanismos que colocam em funcionamento os gêneros textuais, como práticas sociocomunicativas, especialmente anúncio publicitário e charge para, posteriormente, utilizar essa compreensão como orientação teórico-metodológica para organização de sequência didática para o ensino da língua materna com foco na formação de um leitor crítico e proficiente. Para a parte relativa à análise, utilizaremos bases teóricas da Teoria Semiolinguística, elaborada por Patrick Charaudeau, e da Argumentação no Discurso, de Ruth Amossy. A análise discursiva dos gêneros que compõem o corpus para análise, orientada por esses pressupostos teóricos, pode ajudar a descrever as dificuldades de construção de sentido que leitores apresentam diante de um texto. Para a mencionada transposição didática, serão utilizados aportes teóricos metodológicos referenciados na linguística do texto e do discurso, em especial as contribuições de Dolz e de outros autores.Item Literatura de folhetos : uma trajetória enunciativa da sociedade dos cordelistas mauditos.(2013) Silva, Wellington Pedro da; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Simone de Paula SantosA Sociedade dos Cordelistas Mauditos é um grupo composto por 12 cordelistas, cujo primeiro trabalho foi apresentado ao público no ano de 2000, com a publicação de uma série de 12 folhetos intitulados “Agora são outros 500!”, por ocasião das celebrações dos 500 anos do descobrimento do Brasil. No evento de fundação da Sociedade, foi apresentado um manifesto de criação enfatizando a proposta do grupo de construir uma poética, a partir de uma intertextualidade do ponto de vista estético-narrativo e político. Em função da impossibilidade de analisar, detalhadamente, toda a produção de folhetos da Sociedade dos Cordelistas Mauditos, selecionamos, para compor um corpus de base, uma amostra de cinco deles, os quais possibilitaram uma análise discursiva mais detida, que levou em consideração elementos da enunciação desses folhetos. A escolha justificou-se pelos quatro primeiros cordéis comporem a coleção “Agora são outros 500!’, folhetos que caracterizam a fundação do grupo. Deste modo, objetivamos, a partir de uma perspectiva enunciativa, traçar um panorama da trajetória da Sociedade dos Cordelistas Mauditos, a qual nos parece ancorada em imaginários e em uma memória sobre o que é fazer literatura de cordel e sobre como o poeta desempenha o seu papel de produtor e divulgador dessa pratica. Para tanto, embasamo-nos em uma abordagem enunciativa das práticas de linguagem, a partir das reflexões desenvolvidas por Maingueneau (1997), Benveniste (1995, 1989) e Bakhtin (2003), (2006), bem como a noção de memória discursiva, desenvolvida por Jean Jacques Courtine (2006).Item Uma análise comparativa das representações linguísticas do heterônimo Álvaro de Campos na obra literária de Fernando Pessoa e em sua tradução para a língua inglesa.(Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, 2013) Oliveira, Simone Garcia de; Rodrigues Júnior, Adail SebastiãoEste estudo propõe uma análise comparativa das representações poéticas do heterônimo pessoano Álvaro de Campos. O corpus investigado são os poemas traduzidos por Richard Zenith para a Língua Inglesa e seus respectivos originais. Esta pesquisa discute se as construções textuais do heterônimo nos poemas traduzidos apresentam equivalência com os originais, tendo como base para as análises o conceito de mudança proposto por Catford (1965), mas avançando na discussão dos elementos de transitividade, da Linguística Sistêmico Funcional proposta por Halliday & Matthiessen (2004). Os procedimentos metodológicos foram, primeiramente, a identificação, classificação e interpretação dos elementos oracionais, de modo a verificar se as possíveis mudanças nos tipos de processos e circunstâncias reelaboram, de alguma maneira, os significados ideacionais do heterônimo na tradução. A pesquisa mostrou que, apesar das mudançasideacionais ocorridas em alguns versos, o “eu” lírico, representado por Álvaro de Campos, apresenta na tradução uma construção textual bastante similar à do original. Suas representações de mundo ficcional nos poemas originais são mantidas no texto traduzido, o que revela grande preocupação por parte do tradutor em manter a equivalência semântica em suas escolhas lexicais.Item A produção oral na série Keep in Mind à luz de diretrizes educacionais e das visões interacional, discursiva e comunicativa do ensino-aprendizagem de LE.(Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Cavalcanti, Lílian Maria dos Santos Carneiro; Silva, Sérgio Raimundo Elias daUm tema recorrente nas discussões sobre o ensino de língua inglesa (LI) nas escolas públicas nacionais é a escassez de recursos didáticos aos quais professores e alunos têm acesso, para viabilizar uma aprendizagem mais efetiva. Nesse sentido, o livro didático (LD) é visto como importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), pois pode servir de guia para que os professores desenvolvam suas aulas, apresentando o conteúdo programático a ser enfocado durante determinado período escolar, e propondo atividades para que os alunos pratiquem a LE. Entretanto, a chegada dos LDs de LI nas escolas públicas brasileiras faz-nos refletir sobre a consonância desse material com as diretrizes educacionais vigentes, leva-nos a pensar sobre o preparo dos professores e alunos para utilizá-lo, bem como sobre a eficiência desse recurso no processo de ensino-aprendizagem de LI. Assim, propomos um estudo que visa, inicialmente, a examinar os documentos oficiais que apresentam as diretrizes educacionais nacionais, para identificar as propostas teórico-metodológicas indicadas nesses textos. Após essa análise inicial, verificamos que as diretrizes apresentadas se ancoram em três perspectivas de base: na visão interacional do ensino-aprendizagem de LE, na perspectiva discursiva da linguagem e nos aspectos de uma abordagem comunicativa para o ensino-aprendizagem de LE. Posteriormente, passamos à análise das instruções e propostas de atividades de produção oral, contidas na série Keep in Mind (2009), por meio de critérios propostos a partir de tais perspectivas. Os resultados demonstram que, em alguns pontos, os LDs avaliados estão em sintonia com as propostas teórico-metodológicas apresentadas pelos documentos oficiais, a exemplo da promoção da interação nas atividades avaliadas e da criação de produções discursivas a partir das propostas apresentadas. Em contrapartida, observamos que existem alguns aspectos a serem revisitados, para que suas propostas estejam afinadas com o indicado nas diretrizes educacionais para o ensino-aprendizagem de LE do ensino fundamental 2 brasileiro. Destacamos, por exemplo, o fato de a maioria das instruções e atividades não exporem o contexto em que ocorrerá a troca discursiva, além da ausência de apontamentos, nas instruções voltadas ao professor, para que ele promova a criação de inferências, acerca dos discursos a serem produzidos junto aos alunos. Caracterizam esse trabalho os atributos da pesquisa qualitativa, visto que partimos de uma análise interpretativa dos dados, e o estudo por amostragem, já que temos como universo a produção oral na série Keep in Mind (2009) e nos propomos a analisar amostras das instruções e das propostas de atividades de produção oral, contidas nos volumes da série. Destarte, acreditamos que esta pesquisa possa contribuir para os estudos sobre a análise de materiais didáticos, acrescentando novas perspectivas e descobertas a este tema, além de colaborar para a formação inicial e/ou continuada de professores de LE, proporcionando-lhes uma visão das diretrizes teórico-metodológicas oferecidas pelos documentos oficiais e a interface destas com as propostas apresentadas pelos LDs da referida série. Ademais, este trabalho pode acrescentar novas contribuições ao Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2011), a partir dos resultados obtidos pela análise de alguns construtos da série mencionada.Item Participantes representados linguisticamente no livro de compromisso setecentista de uma Irmandade do Rosário dos Pretos sob a ótica da linguística sistêmico-funcional.(Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, 2013) Hoy, Giovanna Marcella Verdessi; Rodrigues Júnior, Adail SebastiãoAs Irmandades de Nossa Senhora do Rosário foram espaços importantes para os negros em Minas Gerais e, em geral, para toda a população brasileira, durante o período colonial. Os Livros de Compromissos sobressaíram-se em meio à massa documental que trata das Irmandades. Neles constam as regras dessas instituições e vários são os temas abordados, emergindo uma série de aspectos dos contextos em que foram produzidos. Foi esse tipo de documentação que nos interessou e nos fez olhar para a sua linguagem, para as representações experienciais dos negros e brancos. Posto isto, o objetivo geral desta pesquisa é identificar e analisar os participantes representados linguisticamente no Livro de Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos pretos da freguesia de São Caetano, datado em 1762, que constitui o corpus desta pesquisa, doravante LC. Para isso, utilizamos o sistema de transitividade proposto em Halliday e Matthiessen (2004) pelo qual o mundo experiencial dos falantes é instanciado no texto ao ser realizado pela lexicogramática. Os resultados mostraram que participantes negros e brancos realizados explicitamente pela lexicogramática foram representados em um número pequeno, apenas cinco negros, e dois brancos. Igualmente, os participantes negros e brancos implícitos, identificados pelos contextos, também foram poucos, dois de cada um deles. Quando os negros foram participantes explícitos, suas funções foram atribuir qualidades a outros participantes nos papeis de atributos, classificadores ou qualificadores. Por outro lado, quando os participantes negros foram representados implicitamente, eles desempenharam papeis semânticos mais ativos, como os de ator. Em relação aos participantes brancos, tanto aqueles representados explicitamente, quanto aqueles representados implicitamente, três dos quatro desempenharam a função de dizente. Essa função destaca o papel de uma pessoa branca que teria voz entre os negros para orientá-los em suas obrigações e para requerer ações jurídicas. Um branco no papel de dizente mostra parte das ideologias de uma sociedade marcada pela escravidão que via o negro como fonte de problemas e que, ainda, o impedia de ter representação jurídica. Em suma, constatamos que a maior preocupação dos redatores do LC foi representar participantes relacionados a cargos e funções, sem especificações sociais. Porém, os contextos estão no texto porque são instanciados nele e, por isso, os resultados das análises mostraram algumas questões sociais naqueles participantes que identificamos como negros ou brancos explicitamente na lexicogramática, ou implicitamente quando recorremos às informações contextuais.Item Nos rastros da Belle Époque mineira : estrangeirismos franceses em jomais de Belo Horizonte do final do século XIX e início do século XX.(2013) Rocha, Priscila Viana da; Alkmim, Mônica Guieiro RamalhoO objetivo do presente estudo foi investigar o alcance da influência francesa em Belo Horizonte, a nova capital do Estado de Minas Gerais (1897), através da análise de estrangeirismos franceses utilizados em jornais que circularam nesta cidade, desde o período de sua construção 1893-1897 até 1914, ano considerado como o fim da Belle Époque. As teorias utilizadas dedicam-se a mostrar como as influências e as experiências vividas por uma comunidade acarretam mudanças significativas na sua língua, principalmente no seu conjunto lexical, e como uma investigação desse conjunto oferece elementos eficazes para a leitura da comunidade. Após a análise dos dados, constatou-se que o número de estrangeirismos encontrados, os tipos de jornais mais concessores de elementos estrangeiros, a quantidade e a variedade de contextos em que eles foram utilizados, a grafia, a semântica e a morfologia desses itens foram elementos essenciais para respondermos de que modo a busca de modernidade e de progresso em Belo Horizonte, de acordo com os moldes franceses, afetou a linguagem utilizada pelos jornais. Por outro lado, a análise dos campos lexicais, bem como da possibilidade dos estrangeirismos apresentarem equivalentes em português, como também dos motivos para a realização dos empréstimos foi fundamental para dizermos até que ponto a busca de civilização pela elite belo-horizontina, através da importação de valores e costumes franceses, lhe impôs novos hábitos, novas necessidades e novas unidades lexicais. Nosso trabalho, retomando a questão dos estrangeirismos, da sua utilidade e eficácia para a análise de uma comunidade, contribui para os estudos linguísticos que têm o léxico da língua portuguesa como fonte de investigação. A recuperação da memória de eventos ocorridos em Belo Horizonte e de sua imprensa e o resgate de aspectos da vida social da cidade e de seus habitantes mostram a contribuição deste trabalho para outras áreas do conhecimento como a História, a Sociologia e a Antropologia. Os momentos iniciais da nova capital de Minas foram revisitados sob a perspectiva dos empréstimos lexicais.Item A interpretação de piadas por sujeitos com a doença de Alzheimer em estagio inicial : percursos sociocognitivos de construção (e resgate) do humor na língua.(Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Freitas, Nathália Luiz de; Mendes, Paulo Henrique AguiarAs estruturas lingufsticas por si mesmas nêo portam significados, somente fomecem pistas para que seja traçado o percurso - sociocognitivo - rumo aos sentidos. A partir de suas experiências sociocomunicativas, o sujeito interpretante lança mao de mecanismes e estratégias mentais para ser capaz de reconstruir o que o sujeito comunicante tencionou expressar/comunicar. 0 indivfduo busca alcançar a relevência em um insumo corn o menor esforço e os maiores efeitos cognitives possfveis, o que, contudo, muitas vezes nao é atingido. 0 comprometimento cognitive figura como uma das causas patol6gicas responséveis pelas dificuldades para o alcance da relevancia na comunicaçBo. Pessoas acometidas pela Doença de Alzheimer (DA), as quais têm os déficits cognitives como caracteristica fundamental, sofrem declfnios representatives quanto à capacidade para processar a linguagem. Sendo tai neurodegenerescência subdivida em três estégios, no primeiro os déficits pragméticos configuram a principal alteraçao lingurstica, de forma a poderem ser verificados em textos que exigem a formulaçâo de inferências para a sua interpretaçao, como o que ocorre nas piadas. Nessa perspectiva, e considerando a representatividade da DA para o contexto da saude publica, o presente estudo tem como objetivo investigar, a partir de uma perspectiva sociocognitiva, informada pela Teoria da Relevancia e pela Teoria da lntegraçâo Conceitual, os fatores lingursticos e sociocognitivos envolvidos na interpretaçBo de piadas por sujeitos diagnosticados corn a Doença de Alzheimer em estégio inicial. Para tanto, foram formados dois grupos: i) Grupo Clfnico - composto por sujeitos diagnosticados corn a DA em estâgio inicial; ii) Grupo Controle formado por indivfduos sem identificaçâo de alteraçOes cognitivas e cujas caracterfsticas etârias, sociais, escolares e de gênero sao compativeis às do grupo Clfnico. Em seguida, os participantes da pesquisa foram submetidos à testagem neuropsicol6gica cléssica, investigaçâo social e socioeconOmica, assim como à abordagem sociocognitiva, por meio do Protocole de Piadas. Verificou-se que, quando comparados, os sujeitos que compOem o grupo Clfnico apresentaram desempenho significativamente inferior ao do grupo Controle, de forma que os individuos diagnosticados corn a DA foram capazes de reconstruir totalmente o percurso humoristico de apenas uma piada. Ademais, as tentativas interpretativas de tais sujeitos foram extremamente dependantes de pistas fomecidas durante os processos dial6gicos. Acredita-se que um dos impedimentos para a interpretaçêo das piadas pelos sujeitos corn DA seja o déficit na memôria de trabalho que dificulta a mobilizaçBo de espaços mentais durante a formulaçêo de suposiçOes.