SISBIN - Sistema de Bibliotecas e Informação
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Item Serviço de referência na biblioteca de obras raras da Escola de Minas UFOP : a experiência da visita monitorada dos cursos de educação física.(Sistema de Bibliotecas e Informação, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Santos, Renata Ferreira; Rosa, Maria CristinaEste trabalho relata a experiência da Biblioteca de Obras Raras da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto na prestação do serviço de referência de visita monitorada às turmas da disciplina História e Educação Física, ofertada nos cursos de graduação em Educação Física da UFOP. Esta prática visa estimular os estudantes a conhecer e a identificar fontes de informação relevantes sobre mudanças e permanências nos estudos de higiene, anatomia humana, práticas esportivas, entre outros, através do acervo desta Biblioteca, ao mesmo tempo em que contribui para divulgá-lo perante a comunidade acadêmica.Item Organização, acesso e divulgação da coleção de periódicos da Biblioteca de Obras Raras da Escola de Minas (UFOP) 1ª fase : catalogação e migração de dados.(2013) Santos, Renata FerreiraEste trabalho relata a experiência da Biblioteca de Obras Raras da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (BIBORAR/EM/UFOP) na execução da primeira fase do processo de organização, acesso e divulgação de sua coleção de periódicos raros e antigos,que compreende as atividades de catalogação e migração de dados para bases externas.Item Rotinas ao alcance de todos : a criação do manual de processamento técnico na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).(Sistema de Biblioteca e Informações, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Santos, Renata Ferreira; Rodrigues, Sione Galvão; Mesquita, Maristela Sanches Lima; Marcelino, Sônia; Soares, Luciana Matias FelícioEste trabalho apresenta a experiência do Grupo de Catalogação do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal de Ouro Preto (GC/SISBIN/UFOP) na elaboração e aplicação do manual de rotinas de processamento técnico, com o objetivo de facilitar o treinamento de funcionários e padronizar as atividades de pré-catalogação nas bibliotecas setoriais, mas principalmente criar uma nova cultura organizacional baseada no compartilhamento de normas e processos através das tecnologias de informação.Item Percepção dos bibliotecários sobre a qualidade de serviços : estudo de caso do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal de Ouro Preto.(2014) Soares, Luciana Matias Felício; Souza, Caissa Veloso eO objetivo deste estudo foi descrever como se configuram as percepções dos bibliotecários, do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal de Ouro Preto/MG(Sisbin), sobre o que é uma prestação de serviços de qualidade nas bibliotecas setoriais dessa instituição. O estudo trouxe reflexões sobre satisfação e qualidade nos serviços e sobre a importância do endomarketing para a avaliação da qualidade dos serviços. Adaptou-se a escala Servqual, desenvolvida por Parasuraman, zeithaml, e Berry (2006), para aplicação a partir de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa realizada foi de abordagem qualitativa e qualifica-se como descritiva e um estudo de caso. Foram entrevistados seis bibliotecários sendo que os dados das entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo. Entre os resultados encontrados foi possível identificar similaridades e contradições entreaspercepções dos bibliotecários das unidades analisadas sobre a qualidade dos serviços oferecidos pelas bibliotecas do Sisbin.Os aspectos positivos apontados foram: qualidade no serviço de empréstimo, a pesquisa, o atendimento, disponibilidade de informação, rapidez no serviço prestado, o serviço do bibliotecário, confiança no atendimento aos usuários. Entre os aspectos negativos e que podem ser melhoradosencontram-se: oferecer uma maior quantidade de livros impressos e e-books, mudar a cultura organizacional da Universidade Federal de Ouro preto (Ufop), boa vontade dos profissionais que atendem ao usuário, treinamentos para os funcionários, aumentar o quadro de auxiliares de biblioteca e bibliotecários, ampliação do acervo e melhorarias na infraestrutura das bibliotecas. Diante dos achados e das limitações do estudo, traçou-se uma agenda para pesquisas futuras.Item Metodologia para otimização do povoamento de Repositórios Institucionais com artigos científicos.(2015) Carvalho, Gracilene Maria de; Oliveira, Flávia Gediene de; Figueiredo, Maurílio AssisItem Biblioteca Digital de Trabalho de Conclusão de Curso : o caso da Universidade Federal de Ouro Preto.(2017) Carvalho, Gracilene Maria de; Figueiredo, Maurílio AssisItem Mediação da informação e os repositórios institucionais : otimização do acesso à informação(2017) Carvalho, Gracilene Maria de; Lima, Gracirlei Maria de CarvalhoMediação da informação e os repositórios institucionais são o norte deste trabalho, que visa analisar o papel do bibliotecário como mediador da informação por meio dos repositórios institucionais, os quais possuem a função de realizar a gestão da informação científica das instituições de ensino e pesquisa. O bibliotecário, cujos conhecimentos técnicos em gestão da informação possibilitam-lhe atuar como mediador entre a informação científica e o usuário, contribui para o acesso, de forma democrática, à informação. A informação científica organizada e disponível com o acesso irrestrito e gratuito pelos repositórios institucionais auxilia, governos, empresas, cidadãos comuns, cientistas, na tomada de decisões para resolução de problemas, como erradicação da pobreza, melhorias na educação, saúde, cultura, pesquisa e inovação, e contribui para o desenvolvimento sustentável, uma vez que as informações disponíveis são em formato digital, diminuindo a utilização de papel. Dessa forma, percebe-se que o bibliotecário, como mediador da informação dentro dos repositórios institucionais, atua com a responsabilidade de promover o acesso público à informação a todos de modo a contribuir com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das pessoas.Item Bibliotecário e a mediação da informação : serviços de referência do presencial ao virtual.(SIBI/UFBA, 2018) Carvalho, Gracilene Maria de; Lima, Gracirlei Maria de CarvalhoTrata-se de uma discussão sobre o papel do bibliotecário de referência e seu papel como mediador da informação em espaços físicos e virtual. A mediação está presente em todas as atividades de uma biblioteca, mas é o bibliotecário que atua no setor de referência que tem o contato direto com os usuários. É o setor considerado por muitos como um cartão de visita da unidade de informação. Dentre os serviços prestados pelo bibliotecário de referência está a orientação ao usuário para consulta ao material e disseminação e circulação do material informacional. Mas todo esse processo dá-se pela mediação da informação pela interação entre a informação, o bibliotecário e usuário. A mediação da informação está pautada nas ideias de: interferência, apropriação da informação, ambiência de equipamentos informacionais, satisfação parcial e momentânea e conflitos. Dessa forma, ao falar de mediação devemos pensar além do conceito de mediação da informação como ponte – bibliotecário/informação/usuário – de forma estática e sim como um conceito de interação, um processo que inclui o mediador, a informação e o usuário. Como conclusão, enfatiza-se a importância de o bibliotecário levar em consideração vários fatores como as dimensões históricas, culturais, econômicas, tecnológicas, sociais e políticas da informação e o usuário em seu contexto, de forma que a mediação faça sentido em seu processo informacional.Item Resolução CUNI nº 2.045.(2018) Universidade Federal de Ouro PretoItem Estudo dos egressos do programa de iniciação científica PIBIC/CNPq na área da ciência da informação.(2020) Angelo, Edna da Silva; Oliveira, Carlos Alexandre de; Oliveira, Marlene; Dias, Thiago Magela RodriguesO artigo identifica o perfil dos bolsistas de iniciação científica PIBIC, do CNPq, entre os anos de 2001 e 2013, na área de Ciência da Informação do Brasil. O objetivo é verificar se esse fomento está contribuindo para a formação de recursos humanos para a pesquisa, por meio de uma perspectiva censitária e análise descritiva. Conhecer essa realidade é o tipo de indício para apoiar as políticas públicas de fomento. Analisaram-se as 1.940 bolsas concedidas e o perfil dos 899 bolsistas contemplados. Por fim, certifica-se a eficácia do investimento na área, que apresenta indicadores maiores que a média global.Item A presença dos periódicos científicos brasileiros e espanhóis de acesso aberto nas mídias sociais.(2020) Angelo, Edna da Silva; Oliveira, MarleneItem Plano de adequação dos periódicos científicos à lei geral de proteção de dados pessoais.(2020) Angelo, Edna da SilvaO objetivo deste artigo é apontar, de maneira didática, como pode ser conduzida a gestão de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais na perspectiva editorial. Estabelece recursos que ajuda a aprofundar a compreensão do fenômeno. Trata-se de pesquisa empírica a partir das ações institucionais de adequação à lei da Universidade Federal de Ouro Preto. No Brasil há poucas pesquisas de relatos de experiência de adequação à lei, e muito menos publicações a partir da perspectiva pragmatista no âmbito da gestão editorial. A relevância deste trabalho está em indicar possíveis direcionamentos para uma gestão de privacidade de dados de acordo com a lei no meio editorial. Sob aspectos práticos, pode-se indicar seis etapas para a adequação dos periódicos científicos: (1) Estudo da legislação; (2) Mapeamento dos dados pessoais; (3) Análise dos dados e avaliação dos riscos; (4) Gestão de proteção de dados pessoais; (5) Treinamento e Disseminação da cultura de proteção de dados e (6) Monitoramento. Estes são apenas os primeiros passos. Mesmo levando-se em conta que este é um estudo introdutório, a aplicação dos critérios de análise aqui apresentada permite alavancar o processo de proteção de dados.Item Repercussão do Plan S na América Latina : análise altmétrica de dados de interação no Twitter.(2020) Angelo, Edna da Silva; Araujo, Celsiane Aline Vieira; Rodrigues, Marcello Mundim; Araujo, Ronaldo Ferreira deObjetivo: Identificar as percepções da população da América Latina quando do lançamento do Plan S e seus desdobramentos. Desenho/Metodologia/Abordagem: Caracterizado como exploratório de métodos mistos sequenciais, o estudo realiza consulta no Programa Dimensions e Altmetric Explorer, a fim de identificar os comentários no Twitter. Para a análise de sentimento, usou a ferramenta iFeel. Resultados/Discussão: Indicam que a maior parte dos comentários na América Latina são neutros. No entanto, quando há a exposição da opinião, manifestam-se mais argumentos favoráveis do que contra. A participação maior foi originada do Brasil, do Peru e do México e, no contexto global, destacaram-se os Estados Unidos da América e o Reino Unido. Ademais, os artigos com maior repercussão foram publicados pela Nature e Science. Apesar do elevado número de menções nas redes, não houve predominância do assunto, até o presente momento, a partir do uso das métricas tradicionais. Conclusão: Mesmo preliminar, os resultados evidenciam a repercussão do Plan S além do meio acadêmico, sendo essa uma importante reflexão, pois elucida os meandros de um modelo de publicação dominante, até então. Originalidade/Valor: O monitoramento da percepção da sociedade a respeito de um tema tão polêmico é instigante e necessário para entender o posicionamento dos atores sociais, partindo da compreensão de que a comunicação é parte constitutiva da sociedade.Item Funcionamento das bibliotecas universitárias em tempos de pandemia : estudo das informações disponíveis nos sites institucionais.(2020) Oliveira, Luciana de; Angelo, Edna da SilvaO objetivo deste estudo é conhecer como as bibliotecas universitárias brasileiras divulgaram para os usuários, em seus sites, os procedimentos para atendimento presencial durante a pandemia. Caracteriza-se como descritivo-exploratório. Sobre os procedimentos de coleta e análise de dados, primeiramente, foram listados os 69 sites das bibliotecas das universidades federais brasileiras. Depois, as informações que constavam na página da web foram registradas em uma planilha no Microsoft Excel. A partir da análise dos dados, constatou-se que 46% não possuem qualquer informação sobre atendimento presencial. Somente 6 bibliotecas possuem o plano de retorno disponível e apenas 3 apresentam as possíveis mudanças do atendimento em fases, em consonância com as variações da situação epistemológica da região. Sobre os procedimentos para a devolução de material bibliográfico, a maioria não possui essa informação no site (55%). Quando há a descrição, a preferência é por agendamento prévio (25%), seguida por devolução suspensa (9%). Também, a maior parte não divulgou os procedimentos para empréstimo (58%). Quando há esse dado, depara-se com duas situações: agendamento prévio (26%) e empréstimo suspenso (16%). Os serviços remotos descritos praticamente são os que já eram ofertados à distância antes da pandemia. Por meio dos resultados, percebeu-se a falta e a dispersão de dados relevantes, nas páginas das bibliotecas, sobre os serviços ofertados durante a suspensão das atividades presenciais. Foi possível constatar que é preciso investir em um plano de comunicação para resultados satisfatórios, alcançando maior visibilidade e divulgação para esses serviços, seja em qualquer situação. Só assim, pode-se fortalecer o processo de publicação e o seu alcance.Item Internacionalização e desempenho altmétrico do International Engineering Journal (REM) : (2013 a 2015) e (2016 a 2018).(2020) Carvalho, Gracilene Maria de; Araújo, Ronaldo FerreiraObjetivo: Este trabalho avalia os indicadores altmétricos de um conjunto de artigos científicos do periódico REM – International Engineering Journal, fazendo um paralelo de seu desempenho antes e depois de ações de internacionalização, como a de publicação de artigos em inglês e a alteração do título do periódico da língua portuguesa para a inglesa. Metodologia: Os dados foram coletados via Dimensions e Altmetric, considerando dois períodos: três anos antes da mudança do título (2013 a 2015) e três após (2016 a 2018). Resultados e discussões: Dos 185 artigos publicados pela REM (título antigo) entre 2013 e 2015, 27 itens (13%) obtiveram indicadores altmétricos de atenção on-line nas redes sociais. Já dos 172 artigos publicados pela REM (título atual) entre 2016 e 2018, seis trabalhos (03%) alcançaram atenção on-line nas redes sociais. Conclusão: Notou-se que os artigos do periódico REM receberam mais atenção on-line antes do ano de 2016. Os dados também permitem problematizar a relação entre internacionalização e desempenho altmétrico, em que, no caso, parece haver uma relação fraca. Portanto, adequar e mudar algumas estruturas dos periódicos que já são reconhecidas pelo grande público, assim como pela área acadêmica para atender a critérios de produtores de bases de dados científicos deve ser uma ação cautelosa que requer um planejamento. De acordo com os estudos e os resultados, reflete-se que efetuar ações de internacionalização requer planejamento, já que o ambiente de gestão de um periódico científico se mostra como uma atividade muito complexa.Item Instrumento para análise crítica de relatórios de pesquisas : teses e dissertações.(2021) Ribeiro, Nivaldo Calixto; Santos, Sarah Rúbia de Oliveira; Carvalho, Gracilene Maria de; Teixeira, Rômulo de Barros; Maculan, Benildes Coura Moreira dos Santos; Cendón, Beatriz ValadaresObjetivo: Este artigo tem como objetivo apresentar um instrumento de análise crítica de um tipo específico de relatórios de pesquisa: teses e dissertações. Metodologia: Trata-se de um instrumento desenvolvido para realização de uma atividade da disciplina Metodologia de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGGOC/UFMG), no primeiro semestre de 2019. A finalidade do instrumento foi analisar a aderência de uma pesquisa científica às recomendações de Creswell (2014) e outras obras que abordam a metodologia científica. É composto por nove itens, subdivididos em 67 critérios, em formato de perguntas. Para avaliação, em cada critério é necessária uma marcação em uma escala do tipo Likert, de 5 pontos, ou seja, o valor 1 é correspondente à apresentação mais fraca do critério e o valor 5, à mais forte. Como recurso alternativo, foi inserida no instrumento a opção “Não se aplica (N/A)” para aqueles critérios em que o avaliador entende que não condiz com a proposta estrutural da pesquisa. Resultados: Após o relato das bases para o desenvolvimento e exposição do instrumento, o artigo apresenta seu teste por meio da sua aplicação na avaliação de uma tese e de uma dissertação. Conclusões: Conclui-se que o instrumento se mostrou adequado para a finalidade proposta, avaliação de relatórios de pesquisa de teses e dissertações, com a recomendação de que o estilo do autor e a especificidade de cada investigação devam ser levados em consideração.Item Adequação da Universidade Federal de Ouro Preto à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.(2021) Angelo, Edna da SilvaItem Resolução CUNI nº 2.458.(2021) Universidade Federal de Ouro PretoItem Resolução CUNI nº 2.393.(2021) Universidade Federal de Ouro PretoItem Lei geral de proteção de dados pessoais como elemento da agenda 2030 : acesso à informação e desenvolvimento de competência crítica.(2022) Angelo, Edna da SilvaO objetivo deste estudo é verificar o implemento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais a fim de contextualizar sua conjuntura na sociedade contemporânea. Para tal, verificou-se se as informações sobre a lei estão presentes nos sites dos Ministérios do Poder Executivo brasileiro. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória. Concluiu-se que, no presente, as informações são incipientes e, em alguns casos, omissas. Como exposto na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, o direito à informação é pressuposto fundamental para garantir a democracia e o exercício da cidadania.