Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9860
Título: Exergames como ferramenta de aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras : uma revisão sistemática.
Título(s) alternativo(s): Exergames as a tool for the acquisition and development of motor skills and abilities : a systematic review.
Autor(es): Medeiros, Pâmella de
Capistrano, Renata
Zequinão, Marcela Almeida
Silva, Siomara Aparecida da
Beltrame, Thais Silva
Cardoso, Fernando Luiz
Palavras-chave: Habilidade motora
Revisão
Educação física
Data do documento: 2017
Referência: MEDEIROS, P. de et al. Exergames como ferramenta de aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras : uma revisão sistemática. Revista Paulista de Pediatria, v. 4, p. 464-471, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000400464&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 05 abr. 2018.
Resumo: Objetivo: Analisar a literatura quanto à eficácia da utilização dos exergames nas aulas de Educação Física e na aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras. Fontes de dados: As buscas dos estudos foram realizadas por duas avaliadoras de forma independente, limitadas às línguas inglesa e portuguesa, em quatro bases de dados: Web of Science, Science Direct, Scopus e PubMed, sem restrições de ano. As palavras‑chave utilizadas foram: “Exergames and motor learning and skill motor” e “Exergames and skill motor and physical education”. Adotaram‑se como critérios de inclusão: artigos que avaliaram a eficácia da utilização dos exergames nas aulas de Educação Física e na aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras. Excluíram-se da análise: livros, teses e dissertações; artigos repetidos; conferências, artigos publicados em anais e resumos de congressos; amostras com patologias e/ou com fins de reabilitação. Síntese dos dados: Foram encontradas 96 publicações. Após a aplicação dos critérios de exclusão, oito artigos foram selecionados. A qualidade dos artigos foi avaliada pelas escalas Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) e The Physiotherapy Evidence Database (PEDro). Foi possível verificar evidências sobre os efeitos positivos da utilização dos exergames tanto na aquisição de habilidades motoras quanto no desenvolvimento de capacidades motoras. Conclusões: Os exergames, quando utilizados de forma consciente — de modo a não substituir completamente os esportes e outras atividades lúdicas —, representam boas estratégias para pais e professores de Educação Física na motivação à prática do exercício físico.
Resumo em outra língua: Objective: To analyze the literature on the effectiveness of exergames in physical education classes and in the acquisition and development of motor skills and abilities. Data source: The analyses were carried out by two independent evaluators, limited to English and Portuguese, in four databases: Web of Science, Science Direct, Scopus and PubMed, without restrictions related with year. The keywords used were: “Exergames and motor learning and motor skill” and “Exergames and motor skill and physical education”. The inclusion criteria were: articles that evaluated the effectiveness of exergames in physical education classes regarding the acquisition and development of motor skills. The following were excluded: books, theses and dissertations; repetitions; articles published in proceedings and conference summaries; and studies with sick children and/or use of the tool for rehabilitation purposes. Data synthesis: 96 publications were found, and 8 studies were selected for a final review. The quality of the articles was evaluated using the Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) scale and the Physiotherapy Evidence Database (PEDro) scale. Evidence was found on the recurring positive effects of exergames in both motor skills acquisition and motor skills development. Conclusions: Exergames, when used in a conscious manner — so as to not completely replace sports and other recreational activities —, incorporate good strategies for parents and physical education teachers in motivating children and adolescents to practice physical exercise.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9860
ISSN: 19840462
Licença: This is an open access article under the CC BY license. Fonte: o próprio artigo.
Aparece nas coleções:DEEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ExergamesFerramentaAquisição.pdf267,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.