Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9819
Título: Educar para quê? Observações acerca da educação e cultura a partir do pensamento de Friedrich Nietzsche.
Autor(es): Dias, Luciana da Costa
Palavras-chave: Nietzsche, Friedrich
Filosofia alemã
Filosofia da educação
Data do documento: 2016
Referência: DIAS, L. da C. Educar para quê? Observações acerca da educação e cultura a partir do pensamento de Friedrich Nietzsche. Espaço Pedagógico, v. 23, p. 356-367, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/9058>. Acesso em: 02 fev. 2018.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir a relação entre cultura e educação a partir da obra III Consideração Intempestiva: Schopenhauer Educador, escrita por Friedrich Nietzsche em 1874. Sendo Nietzsche um filósofo conhecido pelo caráter intempestivo de seus escritos, foi um profundo crítico de sua época e, como tal, não poderia deixar de refletir também sobre a educação e as grandes mudanças e desafios que esta enfrentava em sua época. A metodologia aqui utilizada é a da revisão bibliográfica. Contudo, mais do que uma exposição sistemática e pontual do texto central a ser discutido, pretende-se explorar a relação entre a educação e a cultura na perspectiva de outros elementos relevantes presentes à obra de Nietzsche como um todo e que se mostram fundamentais para o pleno entendimento da crítica realizada, uma vez que não se pode perder de vista que a contribuição de Nietzsche para pensar a educação se põe na esteira de sua crítica à Modernidade e à decadência da cultura ocidental como um todo, que ele considera enfraquecida em seus instintos. Como alcançaremos, sua abordagem da questão da educação é, na verdade, um profundo questionamento da própria função e propósito da prática educativa, a qual ele diagnosticou como estando, já em sua época, cada vez mais submissa e atrelada aos interesses de uma economia de mercado, mero adestramento e preparação para o mercado de trabalho, uma vez que seu discurso se constrói a partir de uma visão extremamente crítica ao surgimento do ensino profissionalizante na Alemanha do período.
Resumo em outra língua: The present article aims to discuss the relationship between culture and education from the work: Thoughts out of Season Part III: Schopenhauer as Educator, written by Friedrich Nietzsche in 1874. Being Nietzsche a philosopher known by the extemporaneous character of his writings, he was a deep critic of his own time and, as such, he could not refrain from thinking about the great changes and challenges that education was facing at that time. The methodology used here is the literature review. However, rather than a systematic and punctual exposure of the central text, this article intends to explore the relationship between education and culture in the context of other relevant elements present in Nietzsche's work as a whole, that prove themselves to be crucial to the full understanding of this critic.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9819
ISSN: 19843879
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Interdisplinar de Filosofia e Educação estão sob licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Fonte: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação <https://periodicos.ufrn.br/saberes/about>. Acesso em: 05 mar. 2018.
Aparece nas coleções:DEART - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducarParaquê.pdf366,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.