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dc.contributor.authorAndrade, Francisco Eduardo de-
dc.date.accessioned2018-03-26T14:53:39Z-
dc.date.available2018-03-26T14:53:39Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationANDRADE, F. E. Cativeiros e enredos de libertação dos devotos de cor nas Minas da América portuguesa. Revista Brasileira de História das Religiões, v. 10, p. 149-175, 2018. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RbhrAnpuh/article/view/35356/21506>. Acesso em: 23 mar. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn18832850-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9751-
dc.description.abstractNeste artigo, abordaram-se as trajetórias dos africanos, crioulos e mestiços, constitutivas do quadro religioso e político das Minas Gerais setecentistas, que conceberam enredos de liberdade nas específicas experiências do cativeiro. Tais enredos, ou práticas, estratégias e narrativas dos sujeitos, apesar de serem expressões pessoais, manifestaram os tratos, redes e associações dos sujeitos das comunidades escravistas resultantes da diáspora africana. Daí pode-se apreender a dinâmica do escravismo, cujos agentes redimensionaram os percursos sociais legítimos dos africanos e dos afrodescendentes, favorecidos no contexto colonialista pombalino. As práticas religiosas da catolicidade na América, o eixo da análise, forneceram uma chave para a compreensão mais acurada dessas diversas performances dos escravizados, dos libertos e das pessoas livres de cor na construção social de liberdades.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEscravidãopt_BR
dc.subjectPráticas religiosaspt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.titleCativeiros e enredos de libertação dos devotos de cor nas Minas da América portuguesa.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na Revista Brasileira de História estão sob a Licença Creative Commons do tipo Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 3.0 Brasil, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: Revista Brasileira de História das Religiões <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RbhrAnpuh/index>. Acesso em: 16 jan. 2017.pt_BR
dc.description.abstractenIn this paper I approached the trajectory of Africans, creoles, and mestizos, great part of the political-religious scenario of seventeenth century Minas Gerais, which generated plots of emancipation in their specific experiences in captivity. Such plots, or practices, strategies, and narratives of these subjects, despite being personal testimonies, set forth traits, networks, and associations of the people in enslaved communities resulted from the African Diaspora. Hence, one can apprehend the dynamics of slavery, whose agents redimensioned the legitimate social routes of the Africans and their descendents, favored in the Pombaline colonial context. The religious practices of Catholicism in America, axis of the present analysis, provide a key to a more accurate comprehension of these various performances of the enslaved, emancipated, as well as free people of color in the social construction of freedom.pt_BR
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