Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9710
Título: As crises nos times de futebol e as estratégias das assessorias de imprensa dos clubes.
Título(s) alternativo(s): La crisis en los equipos de fútbol y las estrategias de sus asesorías de prensa.
Autor(es): Martins, Nair Prata Moreira
Batista, Ana Luiza
Rabello, Isadora
Palavras-chave: Cruzeiro Esporte Clube
Estratégias
Assessoria de imprensa
Crise
Data do documento: 2017
Referência: MARTINS, N. P. M; BATISTA, A. L.; RABELLO, I. As crises nos times de futebol e as estratégias das assessorias de imprensa dos clubes. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 13, p. 186-200, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/33885>. Acesso em: 02 fev. 2018.
Resumo: Os clubes de futebol, como qualquer empresa, não estão isentos das crises. Este artigo busca analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelas assessorias de imprensa do Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube em tempos de crise. Primeiramente, se discute a relação entre empresas e crises nos times, além da transformação de clubes de futebol em empresas. Conceitua-se, em seguida, assessoria de imprensa geral e esportiva. Posteriormente foi traçado um histórico do futebol em Minas Gerais e a história dos clubes analisados. As características das assessorias dos times foram apresentadas e divididas em seis categorias que as comparam. O estudo tem como métodos a pesquisa bibliográfica e as entrevistas com os assessores. Concluiu-se que a estratégia utilizada pelas assessorias dos clubes é a de não se manifestar na maioria dos casos, inferindo-se que não são plenamente eficazes.
Resumo em outra língua: Los clubes de fútbol, como cualquier negocio, no están exentos de la crisis. En este artículo se pretende analizar las estrategias de comunicación utilizadas por la asesoría de prensa de Clube Atlético Mineiro y Cruzeiro Esporte Clube en tiempos de crisis. En primer lugar, se analiza la relación entre las empresas y las crisis en los equipos, además de la transformación de los clubes de fútbol en empresas. Es conceptualizado entonces a asesoría de prensa en general y asesoría de prensa deportiva. Después traemos la historia del fútbol en Minas Gerais y la historia de los clubes analizados. Se presentan las características de las asesorías de los equipos que se dividen en seis categorías que las comparan. La investigación tiene como métodos la revisión de la literatura y entrevistas con asesores. Se concluyó que la estrategia utilizada por las asesorías de los clubes es no se manifestar en la mayoría de los casos, por lo tanto no son totalmente eficaces.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9710
Link para o artigo: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/33885
ISSN: 1807-8931
Aparece nas coleções:DECSO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CrisesTimesFutebol.pdf
  Restricted Access
214,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.