Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9583
Título: O regime de autonomia avaliativo no Sistema Nacional de Pós-Graduação e o futuro das relações entre historiografia, ensino e experiência da história.
Autor(es): Araújo, Valdei Lopes de
Palavras-chave: Sistema Nacional de Pós-Graduação
Historiografia
Regime de autonomia avaliativo
Ensino de História
Data do documento: 2016
Referência: ARAÚJO, V. L. de.O regime de autonomia avaliativo no Sistema Nacional de Pós-Graduação e o futuro das relações entre historiografia, ensino e experiência da história. Anos 90, Porto Alegre, v. 23, n. 44, p. 83-109-109, 2016. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/66436>. Acesso em: 16 jan. 2018.
Resumo: Neste artigo analiso como a acomodação da historiografia em um regime de autonomia marcado por modelos avaliativos metrificáveis afasta o campo de suas origens disciplinares no século XIX e do desenvolvimento profissional processado ao longo do século XX. Entendo por “regime de autonomia” o arranjo de forças históricas que possibilita um determinado discurso ganhar individualidade e diferenciar-se no tecido de enunciações disponíveis em época e lugar definidos. Um “regime” é a forma de descrevermos como a interação dessas forças afeta e configura o discurso, em especial a relação entre os vetores autor, leitor, circulação, linguagens, conceitos e médias. A hipótese aqui desenvolvida é que um “regime de autonomia avaliativo”, comum a outras esferas da ciência moderna, tem transformado a historiografia e o historiador contemporâneo, celebrando um perfil de alta especialização, baixa relevância e comunicabilidade social que coloca em risco a capacidade deste profissional colaborar para a diversificação das formas de experiência histórica.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9583
DOI: https://doi.org/10.22456/1983-201X.66436
ISSN: 1983-201X
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Anos 90 estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Anos 90 <https://seer.ufrgs.br/anos90/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em: 13 mar. 2020.
Aparece nas coleções:DEHIS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_NostalgiaProblemaMetahistórico.pdf160,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.