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dc.contributor.authorTripodi, Maria do Rosário Figueiredo-
dc.date.accessioned2018-02-19T12:51:53Z-
dc.date.available2018-02-19T12:51:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationTRIPODI, Z. F. Educação infantil: da diversidade de oferta aos novos locais de governança. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. 3, p. 383-392, 2016. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/21890>. Acesso em: 16 jan. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1981-2582-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9549-
dc.description.abstractEste texto apresenta resultados preliminares de pesquisa que tem sido realizada no âmbito de pós-doutorado, no Centro de Estudos da Metrópole – USP/Cebrap. Busca-se examinar, aqui, as principais tendências de expansão da educação infantil pelos municípios, tendo como referência o novo Plano Nacional de Educação. Inicialmente, fazse uma breve retrospectiva dos marcos regulatórios da educação infantil. Discute-se, em seguida, o federalismo, a reforma do aparelho do Estado (1995) e sua interface com a educação das crianças pequenas. A instituição do PNE, as metas das capitais brasileiras para a primeira etapa da educação básica e os novos locais de governança são o foco de atenção seguinte do texto. Por fim, conclui-se que a publicação da Lei nº 13.019/2014 concorre para reafirmar a tendência de oferta da educação infantil pelo setor público não estatal, tendo em vista as metas do PNE.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectGovernançapt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectPlano Nacional de Educaçãopt_BR
dc.titleEducação infantil : da diversidade de oferta aos novos locais de governança.pt_BR
dc.title.alternativeEarly childhood education : offering diversity to the new local governance.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico Educação permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/258>. Acesso em: 11 mar. 2020.pt_BR
dc.description.abstractenThe aim is to examine the main trends in this text expansion of early childhood education by municipalities, with reference to the new National Education Plan. At first, it makes a brief review of regulatory frameworks in early childhood education. It is argued, then federalism, reform of the state apparatus (1995) and its interface with the education of young children. The institution of the NAP, the goals of the Brazilian capital for the first stage of basic education and the new local governance are the focus of attention following text. Finally, it is concluded that the publication of Law nº 13.019 / 2014 contributes to reaffirm the trend of offering early childhood education by nonstate public sector, in view of the PNE goals.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.21890-
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