Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9358
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorMollo, Helena Mirandapt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Sheila Lopes Leal-
dc.date.accessioned2018-01-25T16:41:10Z-
dc.date.available2018-01-25T16:41:10Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Sheila Lopes Leal. O teatro e o político: práticas sociais no Rio de Janeiro e em Buenos Aires (1830-1850). 2017. 242 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9358-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo dessa tese é investigar o político na história do teatro carioca e bonaerense, com ênfase em agentes históricos marginalizados. Para isso, fiz uma apresentação do cenário artístico nas cidades selecionadas, e também uma análise de suas respectivas conjunturas políticas, seus costumes sociais e considerações sobre a censura às peças. Atenta às variadas abordagens inseridas no estudo do teatro, esse trabalho também trata da ambiência do teatro com a leitura dos seguintes periódicos: Correio das Modas (RJ, 1839), La moda (BS, 1838), Jornal das Senhoras (RJ, 1853), e Álbum de Señoritas (BS, 1856). Uma das propostas dessa tese é a de explanar o teatro para além da circunscrição das casas de espetáculos, do palco em si. O teatro também acontecia antes das cortinas serem levantadas, ele começava nas especulações cravadas em crônicas e anúncios de jornal, no preparo do repertório, no processo da censura, no debate sobre o que vestir para a ocasião. Da mesma forma, ele se estendia após fechadas as cortinas: a crítica às apresentações era imprensa e publicamente debatida. Além de contextualizar e ressignificar a história do teatro, em sua acepção política e de apresentar como moda, política e dramaturgia podem oferecer interessantes perspectivas analíticas, coube ainda investigar o texto teatral e sua linguagem. Assim, apresento o estudo de duas peças: o Theatrinho do Senhor Severo e O Gigante Amapolas. Como resultado, fica patente que, embora oriundas de contextos de produção distintos, ambas as peças lançam mão do humor e do vocabulário popular para expandir a linguagem política republicana/revolucionária, antes restrita a uma elite intelectual.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectAmérica Latina - Históriapt_BR
dc.subjectTeatro - literaturapt_BR
dc.titleO teatro e o político : práticas sociais no Rio de Janeiro e em Buenos Aires (1830-1850).pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/01/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeMollo, Helena Mirandapt_BR
dc.contributor.refereeCosta, Adriane Aparecida Vidalpt_BR
dc.contributor.refereeAraújo, Patrícia Vargas Lopes dept_BR
dc.contributor.refereeDias, Luciana da Costapt_BR
dc.contributor.refereePereira, Luisa Rauterpt_BR
dc.description.abstractenThe purpose of this dissertation is to investigate the political in the history of theater in Rio de Janeiro and Buenos Aires, with emphasis on marginalized historical agents. For that, I gave a presentation of the artistic scene in the cities selected, as well as an analysis of their respective political conjunctures, their social customs and considerations about the censorship of the plays. Aware to assorted approaches inserted in the study of theater, this work also deals with its ambience by the study of the following periodicals: Correio das Modas (RJ, 1839), La moda (BS, 1838), Jornal das Senhoras (RJ, 1853), e Álbum de Señoritas (BS, 1856). One of the goals here is to display the theater beyond the circumscription of the concert halls and the stage itself. The theater also happened before the curtains were raised; it began in speculations driven by chronicles and newspaper ads, in the preparation of the repertoire, in the censorship process, in the debate on what to wear for the occasion. In the same way, it extended after the curtains were closed: the criticism of the presentations was in the press and publicly debated. In addition to contextualizing and reframing the history of theater in its political meaning and to relate it to fashion, offering interesting analytical perspectives, it was possible to investigate the theatrical text and its language. Thus, I present the study of two pieces: o Theatrinho do Senhor Severo e O Gigante Amapolas. As result, it is clear that, although originating from distinct contexts of production, both pieces resort to humor and popular vocabulary to expand republican / revolutionary political language, once restricted to an intellectual elite.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGHis - Doutorado (Teses)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_TeatroPolíticoPráticas.pdf2,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons