Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8994
Título: Letramentos em espaços não escolares : o movimento hip-hop em Ouro Preto.
Autor(es): Justo, Fabiana Correia
Orientador(es): Corrêa, Hércules Tolêdo
Palavras-chave: Multiletramentos
Letramentos de reexistência
Data do documento: 2015
Membros da banca: Corrêa, Hércules Tolêdo
Muniz, Kassandra da Silva
Martins, Aracy Alves
Referência: JUSTO, Fabiana Correia. Letramentos em espaços não escolares: o movimento hip-hop em Ouro Preto. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2015.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar, nas práticas de letramentos próprias do universo de um segmento jovem ouro-pretano, processos de leitura e escrita que configuram suas identidades sociais. Interessou-nos conhecer quais gêneros textuais e em que circunstancias esses sujeitos leem e produzem seus textos. Nossos referenciais teóricos são os estudos sobre os novos letramentos, letramentos múltiplos e multiletramentos, fundamentados e desenvolvidos nas áreas da linguagem e da educação. Também nos fundamentamos nos estudos sobre o movimento hip-hop como espaço de sociabilidade juvenil e como agência de “letramento de reexistência”, ampliando a discussão sobre práticas de letramentos em espaços de educação não formal, mais especificamente, no grupo de hip-hop participante desta pesquisa. O presente estudo é resultado de uma investigação de abordagem qualitativa, seguindo perspectivas etnográficas da área da linguagem e da educação para se observar as práticas de letramentos promovidas pelo/no hip-hop no coletivo investigado. Metodologicamente o estudo foi desenvolvido por meio de observação participante nas atividades desenvolvidas pelo grupo investigado e de entrevista semiestruturada realizada com alguns membros do coletivo. Na entrevista objetivou-se conhecer as demais práticas de leitura e escrita presentes na vida dos sujeitos da pesquisa. Em um segundo momento realizou-se também a coleta e a análise de dois gêneros textuais produzidos no âmbito do coletivo investigado: cartazes e informativos/fanzines. A análise dos dados evidenciou eventos e práticas de letramentos de sucesso desenvolvidos nas comunidades de Ouro Preto, MG, apontando esse espaço como local de práticas de letramentos situadas, multimodais e de reexistência.
Resumo em outra língua: The general purpose of this research is to identify, in the literacy practices typical of the universe from Ouro Preto’s youth segment, reading, writing, and oral tradition processes which constitute their social identities. We were interested in learning which textual genres are written and read by these people and in which circumstances they use these texts. The research theoretical backgrounds were the studies on new literacy, multiple literacy, and multiliteracy, based on both language and education areas. It was also based on studies about the hip-hop movement as a youth social space and as an agency of literacy of reexistence, broadening the discussion about literacy practices in informal education spaces, more specifically in the hip-hop group which is part of this research. This study results of a qualitative approach investigation based on ethnographic perspectives from language and education areas to observe the literacy practices carried out by/in the hip-hop studied group. The methodology of the study involved the observation of the participants in activities developed by the studied group and in semi-structured interviews with them. The objective of the interview was to get to know the other reading and writing practices presented in investigation subjects’ lives. In the following step, data collection and analysis of two textual genres were produced by the studied group, such as posters and fanatic magazines. The data analysis showed successful events and literacy practices developed in the communities of Ouro Preto, Minas Gerais, indicating this space as a local of situated, multimodal, and reexistence literacy practices.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8994
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/07/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_LetramentosEspaçosNão.pdf3,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.