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Título: Caminhos de estudantes participantes da Política de Ação Afirmativa : oportunidades e desafios no ensino superior.
Autor(es): Pena, Mariza Aparecida Costa
Orientador(es): Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Matos, Daniel Abud Seabra
Palavras-chave: Estudantes - condições econômicas
Estudantes universitários
Educação inclusiva - política
Data do documento: 2017
Membros da banca: Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Matos, Daniel Abud Seabra
Nogueira, Marlice de Oliveira e
Viana, Maria José Braga
Referência: PENA, Mariza Aparecida Costa. Caminhos de estudantes participantes da Política de Ação Afirmativa: oportunidades e desafios no ensino superior. 2017. 241 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
Resumo: Nos últimos 20 anos, a presença de indivíduos pertencentes às camadas populares no Ensino Superior tem se intensificado graças a pressões da sociedade civil, que clama por igualdade de oportunidades, e a ações governamentais e institucionais que visam à expansão do acesso e da permanência desses indivíduos na educação superior. Diante dessa nova realidade, essa dissertação teve como objetivo principal investigar o percurso universitário de estudantes admitidos em cursos de graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), participantes da política de ação afirmativa. Para a construção da pesquisa, partiu-se de um referencial teórico que abarcasse a expansão e a democratização do Ensino Superior, e principalmente que, no campo da Sociologia da Educação, tratasse das condições de acesso, permanência e experiências de estudantes de camadas populares no Ensino Superior. A combinação de recursos metodológicos quantitativos e qualitativos permitiu constituir o perfil dos estudantes ingressantes na graduação por meio da política de ação afirmativa a partir da Lei nº 12.711, conhecer os fatores, disposições e ações que impulsionam esses estudantes dos meios populares a uma escolarização longeva e desvelar os caminhos percorridos no ambiente universitário, suas oportunidades e desafios, delineados pelas condições de ingresso e de permanência no Ensino Superior. Os resultados demonstram que os estudantes cotistas dos cursos analisados na UFOP apresentam um desempenho menor na pontuação do ENEM e uma certa dificuldade nos primeiros períodos do curso. Mas, apesar dos empecilhos, principalmente de ordem material, logo se tornam estudantes universitários filiados, com desempenho e participação em atividades acadêmicas extracurriculares semelhantes aos demais estudantes da instituição.
Resumo em outra língua: In the last 20 years, the presence of the popular classes individuals in higher education has intensified, as a consequence of the pressures of civil society, which demand equality of opportunity, and to governmental and institutional actions aimed at expanding access and permanence of these individuals in higher education. Faced with this new reality, this dissertation had as main objective to investigate the university path of students admitted to undergraduate courses of the Federal University of Ouro Preto (UFOP), participants in the affirmative action policy. In order to construct the research, a theoretical reference was made that encompassed the expansion and democratization of higher education, and especially that in the field of Sociology of Education, it dealt with the conditions of access, permanence and experiences of students of popular classes in higher education. The combination of quantitative and qualitative methodological resources made it possible to constitute the profile of the student entering the undergraduate program through the affirmative action policy based on Law 12.711, to know the factors, dispositions and actions that drive these students from the popular milieus to a long schooling and unveil the paths taken in the university environment, their opportunities and challenges, outlined by the conditions of entry and stay in higher education. The results show that the researched students of the courses analyzed in the UFOP present a lower performance in the ENEM score and a certain difficulty in the first semesters of the course. But despite the obstacles, mainly of a material nature, they soon became affiliated university students, performing and participating in extracurricular academic activities similar to the other students of the institution.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8719
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/08/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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