Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/860
Título: Evolução das cores RGB : uma ferramenta digital para monitorar mudanças visuais em pigmentos irradiados por pulsos de laser infravermelho.
Título(s) alternativo(s): RGB color evolution : a digital tool for monitoring the visual changes of iron oxide pigments irradiated by infrared laser pulses.
Autor(es): Costa, Adilson Rodrigues da
Cassino, Flávio Sandro Lays
Chapoulie, Rémy
Rud, Florence
Palavras-chave: Óxido de ferro
Material amorfo
Goethita
Hematita
Microscopia Eletrônica de Varredura
Data do documento: 2011
Referência: COSTA, A. R. da et al. Evolução das cores RGB : uma ferramenta digital para monitorar mudanças visuais em pigmentos irradiados por pulsos de laser infravermelho. REM, Revista Escola de Minas, v. 64, n. 2, p.187-191, abr./jun. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rem/v64n2/a09v64n2.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2012.
Resumo: Óxidos de ferro (goethita e hematita) pulverizados foram irradiados com pulsos laser objetivando verificar o resultado da interação desses pós com a radiação infravermelha concentrada em pulsos de curta duração e altamente energéticos. Esses experimentos se justificam diante da utilização desses pós, em obras de arte, como pigmentos, desde as épocas mais remotas. Na atualidade, tornou-se frequente recorrer a pulsos laser como ferramenta de limpeza de obras de arte, o que justifica a necessidade do desenvolvimento de conhecimentos relacionados à interação laser-pigmentos. Evitar danos às obras de arte, recentes ou não, é uma exigência inevitável. Os resultados mostraram que os pulsos laser Nd:YAG fornecem energia suficiente para promover, instantaneamente, mudanças químicas e estruturais nos pigmentos minerais estudados. Material vitrificado (amorfo) foi identificado nas amostras irradiadas e sua formação deveu-se à solidificação ultra-rápida ocorrida no locais onde a energia disponibilizada pelos pulsos laser foi suficiente para fundir as partículas do pó. Em consequência das mudanças químicas e estruturais induzidas, houve alteração da cor original do material irradiado. Essas alterações cromáticas foram quantificadas por intermédio de um método desenvolvido para tal finalidade e que é baseado na variação da intensidade das componentes RGB das cores digitais.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/860
ISSN: 03704467
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela Revista Escola de Minas em 12/09/2013 para depositar uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores é aluno ou professor da UFOP.
Aparece nas coleções:DEMET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EvoluçãoCoresRGB.pdf931,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.