Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8354
Título: Geometria, petrografia e deformação de corpos ultramáficos metamorfisados da região de Santa Rita de Ouro Preto, MG, Brasil.
Autor(es): Gonçalves, Leonardo Eustáquio da Silva
Costa, João Cláudio Moreira de Oliveira
Endo, Issamu
Roeser, Hubert Mathias Peter
Palavras-chave: Geometria assimétrica
Deformação
Esteatito
Santa Rita de Ouro Preto
Data do documento: 2011
Referência: GONÇALVES, L. E. da S. et al. Geometria, petrografia e deformação de corpos ultramáficos metamorfisados da região de Santa Rita de Ouro Preto, MG, Brasil. Geonomos, v. 19, p. 10-17, 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistageonomos/article/view/11777>. Acesso em: 20 jul. 2017.
Resumo: A região de Santa Rita de Ouro Preto é historicamente conhecida pelo artesanato em pedra-sabão, designação popular do esteatito, cujo conteúdo de talco é superior a 75% e é produto do metassomatismo de rochas ultramáficas peridotíticas. Assim, o estabelecimento da geometria externa dos corpos ultramáficos metamorfisados, de onde se extrai o esteatito, está diretamente relacionado ao melhor aproveitamento econômico dos mesmos. Um modelo inicialmente proposto de zoneamento litológico, de geometria externa circular, cuja diferenciação petrográfica do núcleo em direção à borda, reflete em um núcleo quimicamente menos modificado. No presente trabalho, tal zoneamento litológico em linhas gerais se mantem, com suaves modificações. Entretanto, quanto a sua morfologia, propõe-se, uma geometria assimétrica para os corpos ultramáficos metamorfisados encontrados na região de Santa Rita de Ouro Preto e arredores, uma vez que a geometria arrendondada desconsidera a ação de um campo de tensões. Por meio de mapeamento geológico, em escala 1:10.000, caracterizaram-se corpos com geometria na forma de pods, cuja associação com diques de anfibolito reflete as direções aproximadas, NE-SW, de um campo de tensões, uma vez que os pods apresentam alinhamento NW-SE. Esses corpos foram deformados e sua geometria, em mapa observada na forma de “diques”, reflete, de fato, a direção principal de alongamento dos pods. Neste contexto, esse manuscrito visa fornecer subsídios para o melhor entendimento dos processos deformacionais ocorridos, da geometria e do posicionamento tectônico destas rochas.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8354
DOI: https://doi.org/10.18285/geonomos.v19i1.58
ISSN: 0104-4486
Licença: Os direitos autorais dos trabalhos publicados na Geonomos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Fonte: Geonomos <https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistageonomos/about/submissions>. Acesso em: 24 set. 2019.
Aparece nas coleções:DEAMB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_GeometriaPetrografiaDeformação.pdf
  Restricted Access
9,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.