Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8190
Título: Os ciclos de Wilson numa perspectiva da CPLP : um contributo para o ensino da Geologia nos países lusófonos.
Título(s) alternativo(s): The Wilson Cycles in the context of CPLP : an improvement for the geology teaching in the Portuguese speaking countries.
Autor(es): Dias, R.
Rocha, R. B.
Kullberg, José Carlos
Ribeiro, A.
Fonseca, Marco Antônio
Palavras-chave: Tectônica de placas
Plate tectonics
Data do documento: 2014
Referência: DIAS, R. et al. Os ciclos de Wilson numa perspectiva da CPLP: um contributo para o ensino da Geologia nos países lusófonos. Comunicações Geológicas, v. 101, p. 1251-1253, 2014. Disponível em: <http://www.lneg.pt/download/9749/34_3122_ART_CG14_ESPECIAL_III.pdf>. Acesso em: 07 jul. 2017.
Resumo: A extrema duração dos processos associados a um ciclo de Wilson (que se estendem por algumas centenas de milhões de anos) torna impossível a sua observação em tempo real. Torna-se por isso necessário recorrer ao estudo de exemplos extraídos de diversas partes do Mundo que se pensa representarem diferentes estádios evolutivos de diferentes ciclos de Wilson; a integração dos exemplos permite então a compreensão do processo global; no fundo, uma outra forma de aplicação do princípio do actualismo. Os exemplos que são utilizados no ensino da Geologia em qualquer parte do mundo são sempre os mesmos. Embora a situação seja normal, porque a Geologia não está limitada por fronteiras políticas, ela acaba por separar normalmente o estudo da tectónica de placas do estudo da evolução geodinâmica dos países. Neste trabalho, defende-se uma abordagem complementar passível de ser utilizada na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que usa exemplos destes países para a compreensão simultânea da Tectónica de Placas e da sua história geológica.
Resumo em outra língua: As the evolution of one Wilson Cycle spans over some hundreds of millions years, it is impossible to visualize its complete evolution. Thus, it is necessary to use examples from all over the world, which are considered to represent different stages of evolution from different Wilson cycles; the integration of these examples allows the understanding of the global process. The examples that are used for Geology teaching in any part of the world are always the same. Although this is normal, because Geology is not bounded by political frontiers, such approach usually isolates the study of Plate Tectonics from the study of the geodynamical evolution of the countries. This work purpose a complementary approach possible to be used in the Community of Portuguese-Speaking Countries, that uses examples taken from these countries to understand, not only Plate Tectonics, but also their geological evolution.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8190
ISSN: 1647-581X
Licença: O periódico Comunicações Geológicas permite o arquivamento da versão PDF do editor em repositórios institucionais. Fonte: Sherpa/Romeo <http://sherpa.ac.uk/romeo/issn/1647-581X/>. Acesso em: 12 dez. 2019,
Aparece nas coleções:DEGEO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CiclosWilsonPerspectiva.pdf235,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.