Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7893
Título: Espécies reativas de oxigênio no controle neurovegetativo da pressão arterial.
Autor(es): Cardoso, Leonardo Máximo
Colombari, Débora Simões de Almeida
Menani, José Vanderlei
Paula, Patricia Maria de
Chianca Júnior, Deoclécio Alves
Colombari, Eduardo
Palavras-chave: Glutamato
Regulação Cardiovascular
Peróxido de hidrogênio
Data do documento: 2006
Referência: CARDOSO, L. M. et al. Espécies reativas de oxigênio no controle neurovegetativo da pressão arterial. Medicina, Ribeirão Preto, v. 39, n.1, p. 77-88, 2006. Disponível em: <http://revista.fmrp.usp.br/2006/vol39n1/8_especies_reativas_oxigenio.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2017.
Resumo: Existem evidências de que a atividade neuronal pode ser modulada pelo estado redox (balanço entre espécies químicas oxidantes e redutoras) das células, influenciando, assim, as diferentes funções biológicas que são controladas pelo sistema nervoso. Essa modula- ção pode ocorrer por meio de diferentes mecanismos e um deles é a modulação da transmiss ão sináptica no sistema nervoso central (SNC). As descargas autonômicas que são controladas por mecanismos localizados em diferentes áreas do SNC são fundamentais para o controle da pressão arterial. Um importante neurotransmissor que participa dos mecanismos centrais de controle cardiovascular é o glutamato e a transmissão glutamatérgica pode ser extensamente afetada por espécies reativas de oxigênio, oxidantes que parecem ter um importante papel em processos fisiológicos e patológicos. No presente artigo são apresentados os principais achados experimentais que suportam a hipótese de que as espécies reativas de oxigênio podem modular as funções cardiovasculares por produzir alterações nos mecanismos centrais de controle dos sistemas simpático e parassimpático. Logo, desequilíbrios na sinalização mediada por espécies reativas de oxigênios podem contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como a hipertensão.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7893
Link para o artigo: http://revista.fmrp.usp.br/2006/vol39n1/8_especies_reativas_oxigenio.pdf
ISSN: 2176-7262
Aparece nas coleções:DECBI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EspéciesReativasOxigênio.pdf
  Restricted Access
1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.