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Título: Avaliação do perigo de queda de blocos em taludes urbanos e ferroviários e simulação de sua trajetória.
Autor(es): Silveira, Larissa Regina Costa
Orientador(es): Lana, Milene Sabino
Alameda Hernández, Pedro Manuel
Palavras-chave: Blocos de rocha - quedas - acidentes
Blocos de rocha - trajetória
Urbanismo
Data do documento: 2017
Membros da banca: Lana, Milene Sabino
Souza, Leonardo Andrade de
Sobreira, Frederico Garcia
Referência: SILVEIRA, Larissa Regina Costa. Avaliação do perigo de queda de blocos em taludes urbanos e ferroviários e simulação de sua trajetória. 2017. 156 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: O crescimento desordenado da população faz com que áreas com problemas de instabilidade de encostas sejam ocupadas, sendo assim, movimentos de massa, como queda de blocos, podem causar perdas de vidas e bens materiais. Neste trabalho, foi feita uma análise de perigo de queda de blocos, utilizando três metodologias diferentes, sendo duas adaptadas com base em um método já divulgado. Em todas as metodologias foram inseridos parâmetros ligados à caracterização geotécnica dos maciços rochosos, bem como indícios de atividade do evento, impacto das influências externas, como sismos e precipitação e sua intensidade, relacionada ao volume de blocos. Além desses parâmetros, tanto a metodologia original quanto a primeira adaptação consideraram as características relacionadas com o ambiente geomecânico regional, no caso, tipo de formação, deformações em larga escala e movimentos de massa no pé do talude. A primeira adaptação modificou os parâmetro relacionados aos tipos de formação e às influências externas, considerando sismos não tectônicos e também a faixa de precipitação local na análise. A segunda adaptação manteve as mudanças relacionadas às influências externas e substituiu o ambiente geomecânico pela geometria e características do talude e da área de captação de blocos. Como estudos de casos, três taludes foram selecionados, são eles: o talude do bairro Cabanas, na cidade de Mariana; um talude em corte para a passagem da linha do Trem da Vale, em Ouro Preto e um talude no bairro Vila Aparecida, também em Ouro Preto. A metodologia original de análise de perigo classificou o talude da linha do trem como de muito baixo perigo; os demais foram classificados como de baixo perigo. As duas metodologias adaptadas classificaram o talude da linha do trem como de perigo muito baixo quando a precipitação era mínima e alto quando a precipitação era alta. Os demais taludes foram classificados como de baixo perigo na primeira adaptação. A segunda adaptação testada mostrou que dois setores do talude do bairro Cabanas e o talude da Vila Aparecida são potencialmente mais problemáticos devido à proximidade da encosta com a área habitada, fato que foi reforçado após a simulação das trajetórias prováveis dos blocos para estimar seu alcance.
Resumo em outra língua: The uncontrolled population growth causes the occupation of areas with rock slope stability problems often as rockfalls. This problem can cause loss of life and property. For this project, an assessment of rockfall hazard was performed, based on the geotechnical characterization of rock masses, as well as indications of event activity, impact of external influences, such as earthquakes and precipitation and their intensity, related to the volume of blocks. In addition to these parameters, both the original methodology and the first adaptation considered the characteristics related to the regional geomechanical environment, in this case, type of formation, large scale deformations and mass movements at the foot of the slope. The first adaptation modified the parameters related to the types of formation and the external influences, considering non-tectonic earthquakes and also the local precipitation range in the analysis. The second adaptation kept the changes related to external influences and replaced the geomechanical environment with the geometry and characteristics of the slope and the catchment area. As a case study, three cliffs were selected: the slope of the Cabanas neighborhood in Mariana (Minas Gerais, Brazil); one slope by a train line, in Ouro Preto (Minas Gerais, Brazil) and a slope in Vila Aparecida neighborhood, also in Ouro Preto. The original methodology of hazard analysis classified the slope of the train line as very low hazard; The others were classified as low hazard. The two adapted methodologies classified the train line slope as very low hazard when precipitation was minimal and high when precipitation was high. The remaining slopes were classified as low hazard in the first adaptation. The second adaptation tested showed that two sectors of the slope of the Cabanas neighborhood and the slope of Vila Aparecida are potentially more problematic due to the proximity of the cliff to the inhabited area, a fact that was reinforced after the simulation of the probable trajectories of the blocks.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas. Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7875
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/05/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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