Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7266
Título: Utilização do eluato de sangue dessecado em papel de filtro no diagnóstico sorológico da toxoplasmose caprina.
Autor(es): Bahia, Maria Terezinha
Vitor, Ricardo Wagner de Almeida
Coelho, George Luiz Lins Machado
Caldas, Rogério Pinheiro
Antunes, Carlos Mauricio de Figueiredo
Chiari, Cléa de Andrade
Palavras-chave: Coleta de amostras sanguíneas
Toxoplasmose
Caprinos
Data do documento: 1995
Referência: BAHIA, M. T. et al. Utilização do eluato de sangue dessecado em papel de filtro no diagnóstico sorológico da toxoplasmose caprina. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, Belo Horizonte, v. 32, n.2, p. 83-88, 1995. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/bjvras/article/view/52092>. Acesso em: 20 out 2016.
Resumo: Foi realizada pesquisa de anticorpos anti-Toxoplasmagondii em 183 amostras de sangue dessecado em papel de filtro utilizando as reações de imunofluorescência indireta ELISA e dot-ELIS A, tomando como referência os resultados obtidos nos soros. A análise dos resultados demonstrou que papéis com sangue dessecado podem ser conservados por um período mínimo de 45 dias à temperatura ambiente e por seis meses a 4°C, desde que mantidos livres de umidade pela utilização de agentes dessecantes como a síüca-gel. A reprodutibilidade das reações, avaliada por meio da curva dos títulos de anticorpos no decorrer do tempo após a coleta do sangue em papéis de filtro, demonstrou uma concordância de 97 a 100% entre os resultados obtidos nos soros e eluatos. Os títulos de anticorpos permaneceram estáveis durante o período observado. Os resultados obtidos com eluato de sangue dessecado foram semelhantes na RIFI, ELISA e dot-ELISA, indicando que qualquer uma das três reações pode ser utilizada em eluatos de sangue dessecado para o diagnóstico da toxoplasmose caprina.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7266
DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.1994.52092
ISSN: 1678-4456
Licença: Todo o conteúdo do periódico Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Brazilian Journal of Veterinary <http://www.revistas.usp.br/bjvras/about/submissions>. Acesso em: 25 out 2019.
Aparece nas coleções:DEMSC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_UtilizaçãoEluatoSangue.pdf253,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.