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Título: EaD entre os ditames legais e a realidade concreta.
Título(s) alternativo(s): Distance education between legal dictates and the concrete reality.
Autor(es): Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz
Campos, Fernanda Araújo Coutinho
Neves, Inajara de Salles Viana
Fidalgo, Fernando Selmar Rocha
Palavras-chave: Distance education
Specialization in school management
Data do documento: 2015
Referência: PASCHOALINO, J. B. de Q. EaD entre os ditames legais e a realidade concreta. Revista Brasileira de Informática na Educação, V. 23, N. 1, 2015. Disponível em: <https://br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2411>. Acesso em: 14 out. 2019.
Resumo: Este texto resulta da análise do curso de Especialização em Gestão Escolar, ofertado pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG a partir dos ditames legais para a efetivação da Educação a Distância. As reflexões se pautaram nas principais legislações sobre essa modalidade de ensino - Lei 9.394/1996; Decreto 5.622/2005; Decreto 5.773/2006; Portarias Normativas 1/2007 e 2/2007 (revogada); Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância (2007) -, com o desígnio de compreender o desenvolvimento histórico da EaD no Brasil. Salientamos que, devido à inexistência de uma legislação com esse mesmo escopo para a pós-graduação, o documento que balisou este estudo foram os Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância, especialmente no que se refere ao aspecto dos recursos humanos. As orientações determinadas nesse documento possibilitaram a análise do curso em questão, que foi implementado no período de 2008 a 2010. As reflexões realizadas e subsidiadas pelo documento supracitado, assim como a realidade do referido curso, permitiram concluir que essa especialização atendeu aos itens requeridos, principalmente no que se refere às ações para a constituição da equipe de trabalho: professores, tutores e pessoal técnico-administrativo para a manutenção da qualidade de um curso ofertado a distância. O sucesso do curso, explicitado no percentual de quase 80% de aprovação dos gestores em formação, fizeram o diferencial no âmbito nacional, demonstrando uma simetria harmoniosa entre a legislação e a proposta do curso.
Resumo em outra língua: This text is the result of ongoing analysis of Specialization in School Management, offered by the Federal University of Minas Gerais – UFMG from legal directives for the effectiveness of Distance Education. The reflections were based in the main legislation on this type of education – Law 9,394/1996; Decree 5,622/2005; Decree 5,773 / 2006; Regulatory Ordinances 1/2007 and 2/2007 (repealed); Quality Benchmarks for Superior Distance Education (2007) - with the purpose of understanding the historical development of distance education in Brazil. We emphasize that, in the absence of legislation with the same scope for the graduate, the Quality Benchmarks documents for Higher Distance Education were the basis for this study, especially with regard to the aspect of human resources. The certain guidelines in this document enabled the analysis of the course in question, which was implemented in the 2008-2010 period. The reflections made and subsidized by the above document, as well as the reality of that course, showed that this specialization met the required items, mainly in respect to actions to make up the work team: teachers, tutors, technical and administrative staff to maintain the quality of a course offered at a distance. The success of the course, explained in the percentage of almost 80% approval of managers in training, made the difference at the national level, demonstrating a harmonious symmetry between the legislation and the proposed course.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7040
DOI: http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.13
ISSN: 1414-5685
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Brasileira de Informática na Educação estão sob licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) <http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 14 out. 2019.
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