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Title: Organizações e diversidade : uma análise do tratamento dado aos alunos portadores de deficiência em instituições federais de ensino superior.
Other Titles: Organizations and diversity : an analysis of treatment given to students with disabilities in federal institutions of higher education.
Authors: Barros, Thiago de Sousa
Pereira, Alana Deusilan Sester
Norato, Hélida Mara Gomes
Morais, Isabela Carvalho de
Keywords: Deficiência física
Diversidade
University
Diversity
Issue Date: 2016
Citation: BARROS, T. de S. et al. Organizações e diversidade: uma análise do tratamento dado aos alunos portadores de deficiência em instituições federais de ensino superior. Revista Organizações em Contexto, v. 12, p. 69-102, 2016. Disponível em: <www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/OC/article/view/5980>. Acesso em: 11 jul. 2016.
Abstract: Esta pesquisa trata da diversidade nas organizações e as perspectivas dos portadores de deficiência em instituições de ensino superior, apresenta breve revisão das diretrizes, práticas e políticas educacionais brasileiras, principalmente aquelas voltadas para a esfera do ensino superior, além de discutir os dispositivos legais e normativos formulados por universidades federais no estado de Minas Gerais para incluir e integrar estudantes matriculados em cursos dessas instituições. Destarte, para alcançar esses objetivos principais foram realizadas pesquisas qualitativas, abrangendo entrevistas semiestruturadas (alunos e ex-alunos portadores de deficiência de instituições de ensino superior, bem como profissionais responsáveis por essa área nas instituições), questionários estruturados (aplicados para discentes, docentes e técnicos administrativos, utilizando uma amostra de aproximadamente 120 indivíduos) e análise documental (que permitiu reunir as principais normas e leis existentes no âmbito dessas instituições). Os resultados indicam disparidades e divergências no que tange aos aspectos normativos e às ações executadas por parte das instituições de ensino superior, uma vez que essas, apesar de estarem avançadas quanto aos processos de inserção de portadores de deficiência, ainda devem prosseguir em várias frentes e aperfeiçoar questões de ordem arquitetônica e atendimento desses alunos com deficiência, principalmente com relação à efetiva integração deles nos ambientes das instituições de ensino superior.
metadata.dc.description.abstracten: This research deals with the diversity in organizations and perspectives of persons with disabilities in higher education institutions, presents a brief review of the guidelines, practices and Brazilian educational policies, especially those aimed at higher education level, and to discuss the legal provisions and regulations formulated by federal universities in Minas Gerais to include and integrate students enrolled in courses such institutions. Thus, to achieve these key objectives, qualitative surveys were conducted covering semi-structured interviews (students and former students with disabilities in higher education institutions and professionals responsible for this matter in the institutions) and structured questionnaires (applied for students, teachers and administrative staff), using a sample of approximately 120 individuals and documentary analysis (which brought together the main rules and existing laws within these institutions). The results indicate disparities and differences regarding the regulatory aspects and the actions taken by the higher education institutions, since these, although they are advanced as to the processes of inclusion of people with disabilities, should still advance on several fronts and improve issues of architectural order and care of these disabled students, especially regarding the effective integration of such students in environments of higher education institutions.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6805
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v12n23p69-102
ISSN: 1982-8756
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Revista Organizações em Contexto estão sob licença Creative Commons estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: ROC – Revista Organizações em Contexto <www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/OC/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 set. 2019.
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