Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6789
Título: Memória culinária de Ouro Preto.
Autor(es): Pereira, Carlos Alberto
Lima, Críssia Maria de
Peixoto, Luisa Oliveira
Costa, Karina Guimarães da
Araújo, Marina Senem de
Kolling, Natália Rodrigues
Mendes, Natália Mapa
Almeida, Vanessa Aparecida Diniz de
Palavras-chave: Culinária brasileira
Memória
Ouro Preto
Folclore dos alimentos
Data do documento: 2015
Editora / Evento / Instituição: Editora UFOP
Referência: BEZERRA, Olívia Maria de Paula Alves; VIANA, Simone de Fátima; FREITAS, Maria Tereza de (Org.). Memória culinária de Ouro Preto. Ouro Preto: Editora UFOP, 2015. 104 p.
Resumo: PREFÁCIO: Profª Célia Maria Fernandes Nunes. Narrar sobre o passado nos faz resgatar, por meio da memória, eventos, fatos, histórias e tudo aquilo que nos foi signifi cativo. Nesse processo, os narradores, ao relatar suas lembranças, estabelecem um diálogo entre passado e presente, situando-as em um novo contexto sócio-histórico-cultural. Nessa vertente, a presente obra traz à comunidade um pouco da memória culinária da região de Ouro Preto, em Minas Gerais. Este produto é um dos resultados do projeto Resgatando a Memória Culinária de Ouro Preto, que também foi desenvolvido junto a alunos e professores da escola básica do entorno da Universidade Federal de Ouro Preto, bem como fez parte das atividades extensionistas da Universidade, inserido na Ação UFOP com a escola, que visa ampliar os canais de comunicação entre o ensino superior e a educação básica na área de abrangência da Instituição. Por meio do seu desenvolvimento, foi possível resgatar parte importante do patrimônio imaterial da cidade, assim como contribuir para a promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável no município e região. O desenvolvimento do projeto inserido no Programa Novos Talentos/Capes1 buscou, assim, atender a um dos seus objetivos, socializando o conhecimento científi cojunto a professores e estudantes da educação básica da escola pública, aproximando-os de seu cotidiano e visando à transformação da realidade. Convidamos o leitor para se deleitar na presente obra, que é fruto desse trabalho coletivo e nos mostra as possibilidades de resgatar a memória culinária de Ouro Preto pela educativa integradora, rompendo as barreiras entre universidade e sociedade. Boa leitura!
Descrição: Esta obra foi financiada pelo Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais através do processo: APQ-031191-10.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6789
ISBN: 9788528803389
Licença: Licença pública Creative Commons Licença 4.0 Atribuição-NãoComercial-SemDerivações4.0 Internacional (licença para uso não comercial, vedada a criação de obras derivadas).
Aparece nas coleções:Outras Publicações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_MemóriaCulinária.pdf13,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons