Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6689
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorMozzer, Nilmara Braga-
dc.contributor.authorJusti, Rosária da Silva-
dc.date.accessioned2016-07-29T16:55:15Z-
dc.date.available2016-07-29T16:55:15Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMOZZER, N. B.; JUSTI, R. da S. “Nem tudo que reluz é ouro”: uma discussão sobre analogias e outras similaridades e recursos utilizados no ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, p. 123-147, 2015. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/753>. Acesso em: 16 jun. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn1984-2686-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6689-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma ampla revisão da literatura nacional e internacional sobre analogias no ensino de Ciências. Seus objetivos principais são: diferenciar as analogias de outros tipos de similaridades e recursos didáticos frequentemente confundidos por professores, autores de livros e pesquisadores; explicitar e discutir os fundamentos teóricos relacionados às analogias e sua utilização no ensino; e discutir criticamente algumas das principais estratégias de uso das analogias como ferramentas de ensino. Neste sentido, buscamos preencher uma lacuna existente na literatura sobre o tema publicada no Brasil, na tentativa de contribuir para fomentar discussões entre pesquisadores da área de Educação em Ciências e para o desenvolvimento do conhecimento de professores de Ciências sobre analogias.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectAnalogiaspt_BR
dc.subjectSimilaridadespt_BR
dc.subjectTeaching strategiespt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.title“Nem tudo que reluz é ouro” : uma discussão sobre analogias e outras similaridades e recursos utilizados no ensino de ciências.pt_BR
dc.title.alternative“All that glitters is not gold” : a discussion on analogies and other similarities and tools used in science teaching.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências estao sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/index>. Acesso em: 09 jul. 2019.pt_BR
dc.description.abstractenThis paper presents a comprehensive review of the national and international literature on analogies in science teaching. It aims mainly at: establishing differences among analogies and both other kinds of similarities and teaching strategies that are often mistaken by teachers, textbooks’ authors, and researchers; presenting and discussing the main theoretical frameworks concerning analogies and their use in science teaching; and discussing, in a critical way, some of the main strategies for using analogies in science teaching. In this way, the paper fills a gap in the Brazilian literature in the area. Therefore it may contribute to foster discussions among science education researchers and to the development of science teachers’ knowledge about analogies.-
Aparece nas coleções:DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_NemTudoReluz.pdf704,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.