Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5775
Título: Do consumidor de mercadorias ao leitor de jornal : peculiaridades da indústria cultural nas páginas do semanário Flan (1953-1954).
Autor(es): Queler, Jefferson José
Palavras-chave: Imprensa
Consumo
Política
Industrial culture
Press
Data do documento: 2013
Referência: QUELER, J. J. Do consumidor de mercadorias ao leitor de jornal: peculiaridades da indústria cultural nas páginas do semanário Flan (1953-1954). Topoi, Rio de Janeiro, v. 14, N. 26, p. 105-118, jan./jul. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/topoi/v14n26/1518-3319-topoi-14-26-00105.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2015.
Resumo: Este texto analisa algumas estratégias do jornal semanal Flan para se estabelecer como veículo de repercussão nacional. Ele era parte do grupo Última Hora, fundado e dirigido por Samuel Wainer, e promoveu o governo Vargas durante os anos de 1953 e 1954. O periódico pode ser considerado um dos introdutores da indústria cultural no Brasil. Muitos estudiosos apontaram como esta última esvaziou crescentemente as discussões públicas, ao implantar a lógica da produção de mercadorias na cultura. Contudo, em seus primeiros passos no país, a indústria cultural, como se nota nas páginas de Flan, parece ter favorecido a formação de leitores de jornais e de mensagens politizadas.
Resumo em outra língua: This paper analyses some strategies of the weekly newspaper Flan to achieve national repercussion. It was part of the Última Hora Group, founded and directed by Samuel Wainer, and promoted Vargas government during 1953 and 1954. The newspaper might be considered as a pioneer of the cultural industry in Brazil. Many scholars have pointed out how such phenomenon increasingly emptied the public debate, by introducing the logic of merchandise production in culture. However, in its first steps in the country, the cultural industry seems to have favored the formation of readers, of newspapers as well as of political messages.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5775
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2237-101x01406007
ISSN: 2175-1277
Licença: Todo o conteúdo do periódico TOPOI. Revista de História, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: TOPOI <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2237-101X&lng=en&nrm=iso> Acesso em: 08 ago. 2019.
Aparece nas coleções:DEHIS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ConsumidorMercadoriasLeitor.pdf259,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.