Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5770
Título: Desequilíbrio ambiental, cultura local e cultura tecnológica : a parceria entre a Associação dos Moradores do Jardins de Petrópolis e Escritório de Integração do DAU da PUC Minas.
Título(s) alternativo(s): Environmental imbalance, local culture and technological Culture : the partnership between the Association of Jardins de Petrópolis residents and the Escritório de Integração do DAU da PUC Minas.
Autor(es): Conti, Alfio
Almeida, Danilo de Carvalho Botelho
Netto, Marco Antônio Souza Borges
Silva, Margarete Maria de Araújo
Palavras-chave: Degradação ambiental
Urban renewal
Extensão universitária
Data do documento: 2012
Referência: CONTI, A. et al. Desequilíbrio ambiental, cultura local e cultura tecnológica: a parceria entre a Associação dos Moradores do Jardins de Petrópolis e Escritório de Integração do DAU da PUC Minas. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, v. 29, p. 190, 2012. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/6610>. Acesso em: 09 mar. 2015.
Resumo: O objetivo desse texto é apresentar uma experiência de requalificação ambiental urbana em curso no município de Nova Lima. O objeto de estudo é uma área lindeira ao condomínio Jardins de Petrópolis, que é afetada por graves processos de degradação físico-ambiental. A partir de uma parceria entre a Associação de moradores locais e o Escritório de Integração da PUC Minas, a proposta enfoca o resgate da cultura tecnológica local, para que dispositivos específicos sejam aplicados dentro de uma abordagem sistêmica, usando mão de obra local em toda a área de intervenção.
Resumo em outra língua: The aim of this paper is to present an experience of urban environmental restoration underway in Nova Lima. The object of study is an area of the neighborhood Jardins de Petrópolis, which is affected by severe physical degradation processes and environmental. From a partnership between the local association residents and the Escritório de Integração da PUC Minas, the proposal focuses on the rescue of the local technological culture, so the specific devices designed could be applied in a systematic approach, using local labor throughout the intervention area.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5770
DOI: https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2012v19n24/25p190
ISSN: 2316-1752
Licença: Os trabalhos publicados nos Cadernos de Arquitetura e Urbanismo estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Cadernos de Arquitetura e Urbanismo <http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo>. Acesso em 21 out. 2016.
Aparece nas coleções:DEARQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DesequilibrioAmbientalCultural.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.