Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5408
Título: A qualidade de vida como um construto social e editorial : demandas informativas e a configuração histórica de um jornalismo de serviço em revistas.
Título(s) alternativo(s): The quality of life as a social and editorial construct : news demands and the historic configuration of service journalism in magazines.
Autor(es): Tavares, Frederico de Mello Brandão
Palavras-chave: Jornalismo de serviço
Revista
Qualidade de vida
Quality of life
Editorial segmentation
Data do documento: 2012
Referência: TAVARES, F. de M. B. A qualidade de vida como um construto social e editorial: demandas informativas e a configuração histórica de um jornalismo de serviço em revistas. Verso e Reverso, v. 26, p. 72-82, 2012. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/view/ver.2012.26.62.02>. Acesso em: 24 mar. 2015.
Resumo: No atual contexto midiático, há uma pauta jornalística de destaque. Trata-se, no âmbito dos “serviços”, de um conjunto de conteúdos voltados para a qualidade de vida, que expressa uma reunião articulada de representações e saberes sobre o bem viver na sociedade. Diante deste cenário, este texto busca refl etir sobre a confl uência de tais questões, problematizando-as a partir do jornalismo de revista. O ensaio atenta-se para as maneiras como a informação aí construída responde a certas demandas da vida social, ao mesmo tempo em que as promove. A refl exão desenvolvida cruza questões históricas e volta-se para o diálogo entre temáticas sociais e a elaboração jornalística, dando a ver características da revista como um meio de comunicação determinado, que realiza em publicações segmentadas um construto editorial em consonância com comportamentos e prescrições voltados para um modelo de bem-estar contemporâneo.
Resumo em outra língua: There is a prominent subject in contemporary journalism. A growing set of stories deal, under the rubric of “services”, with the issue of quality of life, discussing the well-being in current societies. Facing this context, this article aims at refl ecting on this topic through the lenses of magazine journalism. The paper sheds light on the way this type of information simultaneously responds to certain social demands and nurtures them. The discussion addresses historical questions and focuses on the dialogue between social issues and journalistic production, thus disclosing features of the magazine. It conceives of magazines as a specifi c medium of communication, which elaborates, through segmented publications, an editorial construct in consonance with a contemporary model of well-being.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5408
ISSN: 1806-6925
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Verso e Reverso estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Verso e Reverso <http://revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/index>. Acesso em: 02 fev. 2017.
Aparece nas coleções:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_QualidadeVidaConstruto.pdf619,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.