Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5352
Título: Coordenação motora e índice de desenvolvimento da educação básica : uma relação pedagógica.
Autor(es): Zampier, Jenipher Emanuelle de Lima Campos
Silva, Siomara Aparecida da
Palavras-chave: Educação
Educação física
Treinamento
Data do documento: 2013
Referência: ZAMPIER, J. E. de L. C.; SILVA, S. A. da. Coordenação motora e índice de desenvolvimento da educação básica: uma relação pedagógica. Pensar a Prática, v. 16, p. 666-677, 2013. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/18112> . Acesso em: 16 mar. 2015.
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a coordenação motora e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), bem como se há interferência da quantidade de prática esportiva nessa relação pedagógica. Participaram 154 alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Realizaramse duas coletas (pré e pósteste) através do teste KTK, em dois grupos. Através do TStudent independente e pareado foram feitas as comparações. Verificouse uma relação direta entre o Ideb e a coordenação, não significativa e, interferência da prática esportiva e do contexto. A relação pedagógica estabelecida reafirma a necessidade de uma prática esportiva alicerçada na capacidade cognitiva com vistas na melhoria da qualidade da ação motora e da qualidade do ensino.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5352
DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.18112
ISSN: 1980-6183
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Pensar a Prática estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Pensar a Prática <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 jan. 2017.
Aparece nas coleções:DEEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CoordenaçãoMotoraìndice.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.