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Título: Inspeção de ponte ferroviária metálica : verificação da capacidade de carga da “Ponte da Barra” em Ouro Preto/MG.
Título(s) alternativo(s): Inspection of steel bridge railway verification of carrying capacity of the “Bridge of Barra” in Ouro Preto/MG.
Autor(es): Cardoso, Manoel Gonçalves
Araújo, Ernani Carlos de
Cândido, Luiz Cláudio
Palavras-chave: Pontes de aço
Inspection
Avaliação
Data do documento: 2008
Referência: CARDOSO, M. G.; ARAÚJO, E. C. de; CÂNDIDO, L. C. Inspeção de ponte ferroviária metálica: verificação da capacidade de carga da “Ponte da Barra” em Ouro Preto/MG. Revista Escola de Minas, v. 61, p. 211-218, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672008000200016>. Acesso em: 09 mar. 2015.
Resumo: Esse trabalho procurou diagnosticar os fenômenos patológicos apresentados pela “Ponte da Barra” (ponte metálica restaurada e reforçada para implantação da Ferrovia Turística Cultural entre Ouro Preto e Mariana/MG) e apresentar soluções para o combate a tais fenômenos. Para o cadastro da ponte, foram identificadas, por inspeção visual e registros fotográficos, as patologias presentes. Também foi realizada a modelagem numérica através de elementos finitos (elemento de barra com seis graus de liberdade por nó), visando a analisar o comportamento estrutural da ponte antes e após reforço estrutural. Dessa maneira foi possível fazer a avaliação da estabilidade da mesma e, também, a avaliação da eficiência do reforço estrutural proposto. A análise numérica foi viabilizada através de parâmetros levantados in loco, como geometria, propriedades mecânicas e fatores patológicos. Os estudos laboratoriais, como caracterização química, ensaio de tração, análise metalográfica e dos produtos de corrosão, foram determinadas através de amostras do aço de elementos estruturais da própria ponte. Observou-se que o sistema de curva tensionada utilizado para reforço estrutural agravou, sistematicamente, a estabilidade global da ponte, introduzindo acréscimo de carga aos elementos estruturais mais críticos.
Resumo em outra língua: This work sought to diagnose and propose solutions for the pathological phenomena occurring on the bridge “Ponte da Barra” (a metallic bridge that was restored and reinforced for use by the Tourist- Culture Railroad between Ouro Preto and Mariana/MG). To obtain the bridge profile, a visual inspection and photographic registers were performed to evaluate existing pathologies. Numerical modeling was also performed, using finite elements (bar elements with six degrees of freedom per node), aiming to analyze the bridge’s structural behavior before and after reinforcement. This permitted evaluation of the bridge’s stability as well as the efficiency of the structural reinforcement proposed. The numerical analysis proved feasible when parameters measured in situ, such as geometry, mechanical properties and pathological factors were implemented. The laboratory studies, such as: chemical characterization, stress tests, metalographic analysis, and corrosion, were performed using steel samples from the bridge’s structural elements. The conclusion reached was that the Rigid Tension Curve System used for structural reinforcement systematically diminished the overall stability of the bridge, introducing a load increase on the most critical structural elements.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5255
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672008000200016
ISSN: 1807-0360
Licença: A Revista Escola de Minas - REM - autoriza o depósito de cópia de artigos dos professores e alunos da UFOP no Repositório Institucional da UFOP. Contato em 12 set. 2013.
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