Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4875
Título: | A formação continuada de professores no âmbito do Pibid na região dos Inconfidentes (MG). |
Título(s) alternativo(s): | Continued education of teachers in the scope of Pibid in the Inconfidentes region-Minas Gerais State. |
Autor(es): | Jardilino, José Rubens Lima Oliveri, Andressa Maris Rezende |
Palavras-chave: | Fomação continuada Políticas educacionais |
Data do documento: | 2013 |
Referência: | JARDILINO, J. R. L.; OLIVERI, A. M. R. A formação continuada de professores no âmbito do Pibid na região dos Inconfidentes (MG). EntreVer - Revista das Licenciaturas, v. 3, p. 237-249, 2013. Disponível em:<http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/2582/3083>. Acesso em: 25 mar.2015. |
Resumo: | O presente estudo busca debater a importância da participação dos docentes da educação básica que atuam como professores supervisores no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em seu processo de formação continuada e o impacto do programa na rotina da escola. Nosso objetivo é discutir o impacto do Pibid na formação continuada dos professores supervisores das escolas que o acolhem, por meio da compreensão dos motivos que os levaram a aderir ao programa, as dificuldades enfrentadas, os espaços culturais e formativos proporcionados a estes e o impacto do Pibid na escola. Nossa hipótese é que um programa voltado para a formação inicial de professores pode promover trocas de conhecimentos entre os professores experientes e aqueles que ainda estão em processo de formação, proporcionando momentos de formação continuada. Podemos constatar que programa proporcionou acesso a alguns espaços culturais e formativos, colaborando para que eles tomassem contato com novas perspectivas de ensino que contribuem tanto para a sua formação como também para o desenvolvimento do seu trabalho com seus alunos, mobilizando a escola. |
Resumo em outra língua: | This study aims to debate the importance of the participation of basic education teachers who act as supervisor teachers in the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) (Institutional Program of Scholarship for Teaching Initiation) in its process of continued education and the impact of this program on the school routine. Our objective is to discuss the impact of Pibid in the continued education of supervisor teachers of the schools which have adopted it, by understanding the reasons which led them to take part in the program, the difficulties they face, the cultural and formative environment that they find, and the impact of Pibid on the school. We have worked with the hypothesis that a program headed to the initial education of teachers can promote exchanges of knowledge between experienced teachers and those who are still in the process of education, providing moments of continued education. It could be observed that the program provided access to some cultural and formative environments, enabling new teachers to have contact with new teaching perspectives that contribute to their educational process as much as to the development of their work with the students, affecting the school. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4875 |
ISSN: | 2237-6674 |
Licença: | O periódico EntreVer - Revista das Licenciaturas permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/409>. Acesso em: 08 nov. 2016. |
Aparece nas coleções: | DEEDU - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_FormaçãoContinuadaProfessores.pdf | 578,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.