Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3871
Título: | Comunicação e interação no ensino através do uso de redes sociais virtuais. |
Autor(es): | Tavares, Wellington Paula, Helton Cristian de Paula, Ana Paula Paes de |
Palavras-chave: | Comunicação Interação Redes sociais virtuais Ensino |
Data do documento: | 2013 |
Referência: | TAVARES, W.; PAULA, H. C. de; A. P. P. de. Comunicação e interação no ensino através do uso de redes sociais virtuais. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, p. 1-10, dez. 2013. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44446/28473>. Acesso em: 01 out. 2014. |
Resumo: | Este estudo apresenta uma discussão sobre o uso de redes sociais virtuais de forma a complementar as atividades realizadas em sala de aula no ensino presencial, não demonstrando relações diretas com a utilização de tecnologias informacionais e comunicacionais na modalidade de ensino à distância. No decorrer do estudo depara-se com uma discussão teórica que envolve vários aspectos e informações sobre as redes sociais virtuais e suas possibilidades para os usuários, dando enfoque especial ao seu uso na educação. Na sequência é apresentado um caso de ensino no qual a utilização de um grupo virtual no Facebook foi utilizado, bem como dos resultados que se mostraram muito satisfatórios, já que o uso trouxe melhorias no aprendizado dos alunos, conforme a própria visão e avaliação destes envolvidos que são apresentadas neste caso de ensino. |
Resumo em outra língua: | This study presents a discussion about the use of virtual social networks to complement the activities carried out in the in traditional face to face classroom, while not demonstrating direct relations with the use of information and communication technologies in distance learning modalities. In this study the authors share a theoretical discussion involving various aspects and information about virtual social networks and the possibilities for users, giving a special focus to its use in education. Following a report using a case study that used virtual Facebook group, where the results were satisfactory. Data from this study support the supposition that the use of the virtual environment brought improvements in student learning. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3871 |
DOI: | https://doi.org/10.22456/1679-1916.44446 |
ISSN: | 1679-1916 |
Licença: | Os trabalhos publicados na Revista Renote estão sob Licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0) que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Renote <https://seer.ufrgs.br/renote/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 18 nov. 2013. |
Aparece nas coleções: | DEGEP - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ComunicaçãoInteraçãoEnsino.pdf | 520,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.