Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3710
Título: Um pouco de história das funções : algumas sugestões de atividades práticas para a sala de aula.
Título(s) alternativo(s): A short history of functions: some suggestions for practical activities in the classroom.
Autor(es): Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
Viana, Marger da Conceição Ventura
Rosa, Milton
Palavras-chave: História da matemática
Produto educacional
Fundos de conhecimento
Pedagogia culturalmente relevante
Data do documento: 2013
Referência: OLIVEIRA, D. P. A; VIANA, M. da C. V.; ROSA, M. Um pouco de história das funções : algumas sugestões de atividades práticas para a sala de aula. Bolema - Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 27, n. 2, p. 513-529, ago. 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6256/5833>. Acesso em: 02 out. 2014.
Resumo: Este artigo apresenta o produto educacional, um Caderno de Sugestões para a elaboração de atividades matemáticas pelos professores, que se originou de uma dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática defendida na UFOP. Esse estudo foi embasado em três teorias da Educação: a História da Matemática, os Fundos de Conhecimentos e a Pedagogia Culturalmente Relevante. Assim, descrevemos brevemente a estrutura desse caderno, as teorias que o fundamentaram, os objetivos que nortearam a sua elaboração, as maneiras de divulgação desse produto educacional e algumas considerações em relação ao desenvolvimento das atividades matemáticas curriculares que foram desenvolvidas com os participantes desse estudo.
Resumo em outra língua: This article discusses the development of a booklet of suggestions for the development of mathematical activities for teachers. This work originated from a study conducted as part of a professional master’s thesis in mathematics education. The theoretical basis for the study draws on three theories from the field education: mathematics history, the funds of knowledge and culturally relevant pedagogy. Here we describe the structure of the booklet, the theories on which it is based, the goals that guided its development, the dissemination of the educational material, and considerations regarding the development of mathematics-based curricular activities.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3710
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2013000300012
ISSN: 1980-4415
Licença: Disponível sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC-ND 2.5 BR, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Bolema <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/index>. Acesso em: 29 set. 2014.
Aparece nas coleções:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PoucoHistóriaFunções.pdf935,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.