Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3384
Título: A história de Minas como história do Brasil : o projeto historiográfico do APM.
Autor(es): Medeiros, Bruno Franco
Araújo, Valdei Lopes de
Palavras-chave: Minas Gerais - história
Formato corográfico
Data do documento: 2007
Referência: ARAÚJO, V. L. de.; MEDEIROS, B. F. A história de Minas como história do Brasil : o projeto historiográfico do APM. Revista do Arquivo Público Mineiro, v.63, p.22-37, 2007. Disponível em: <http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/acervo/rapm_pdf/A_historia_de_Minas_como_historia_do_Brasil.PDF>. Acesso em: 10 set. 2013.
Resumo: Em resumo, podemos perceber que o projeto historiográfico movimentado pelo APM em seus primeiros anos enfrentava vigorosamente a herança cultural do Império. Entre continuidades e rupturas, Xavier da Veiga soube perceber as oportunidades do momento, abrindo espaço para o desenvolvimento de um desejo pelo passado local que havia sido sufocado pela grande historiografia política, sem, contudo, se esquecer das funções de fundamentação da nacionalidade que esse passado deveria simultaneamente assumir. Certamente que não chegou a ser produzida uma outra história geral que rivalizasse com aquela deixada pelo IHGB e por Varnhagen, mas foi redimensionada a relação parte e todo no interior desse grande quadro. O Brasil só poderia assumir seu destino histórico se Minas Gerais o revelasse através da revisão de sua história local. Esse reordenamento das partes na história geral provocou também a revitalização de gêneros considerados menores, como a corografia e as efemérides, talhadas de longa data para satisfazer o desejo de tocar o passado que a experiência histórica do final do século colocava novamente na ordem do dia. E para onde, senão ao Arquivo, devemos ir se quisermos tocar o passado?
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3384
Licença: A Revista do Arquivo Público Mineiro permite que a UFOP deposite uma cópia em formato eletrônico dos artigos de seus alunos e professores publicados neste periódico no RI, desde que seja citada a fonte. Fonte: Email do editor.
Aparece nas coleções:DEHIS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_HistóriaMinasHistoria.PDF240,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.