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Título: Estética e estetização no pensiero debole de Gianni Vattimo : uma investigação crítica.
Autor(es): Soares, Cláudia Dalla Rosa
Orientador(es): Silva, Cíntia Vieira da
Palavras-chave: Comunicação de massa
Pós-modernidade
Estética
Post-modernity
Desrealization
Data do documento: 2012
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: SOARES, C. D.R. Estética e estetização no pensiero debole de Gianni Vattimo : uma investigação crítica. 2012. 146 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.
Resumo: Esta dissertação versa sobre o pensiero debole de Gianni Vattimo (1936- ) e sua reflexão sobre as transformações provocadas pelo avanço tecnológico no século XX, em particular, pelo advento dos mass media, que propiciaram certa orientação estético-hermenêutica em que se inscreve seu pensamento. A proposta filosófica vattimiana, o pensiero debole, apresenta-se como expressão de uma outra forma de se pensar, despojada das características autoritárias do pensamento fundacionista. Nesse sentido, o pensiero debole é uma maneira de se interpretar não apenas a história da filosofia, mas principalmente as mudanças sócio-culturais ocorridas na contemporaneidade. Em sua interpretação do presente, Vattimo destaca o advento dos meios de comunicação de massa, pois a intensificação dos fenômenos comunicativos não é um aspecto entre outros que caracteriza a contemporaneidade, mas o centro e sentido desta época: a sociedade contemporânea é a sociedade dos mass media. Daí Vattimo destacar a “estetização-desrealização” [estetizzazione-derealizzazione] como elemento distintivo da pós-modernidade. No seu entender tal fenômeno decorre das mudanças tecnológicas ocorridas no presente, a saber, a modificação da existência social pelos mass media. A cultura de massas não homologou a experiência estética, mas evidenciou a multiplicidade de “belos”, dando a palavra a culturas diversas: a televisão, o rádio, os jornais provocaram uma explosão e uma multiplicação generalizada de diferentes visões de mundo. Por isso, na contemporaneidade, vive-se em uma sociedade em que os significados se multiplicam, se acumulam e vêm postos à venda “naquela espécie de supermercado das formas de vida que é a publicidade”, compreendida tanto como propaganda e promoção comercial que transmite estilos de comportamento e status symbols como midiatização da experiência por meio dos mass media produtores da fragilização do sentido mediante a proliferação de histórias. Há, em nossa sociedade, uma fragmentação dos “valores estéticos”, um tipo de “esteticidade difusa”, não porque nossa existência seja mais bela, mas porque a quantidade de valores estéticos aumenta progressivamente. Por isso, a estetização-desrealização é o tema de maior relevância na reflexão estética vattimiana. Contudo é relevante indagar se a defesa da estetização, da fragilização dos sentidos, da multiplicidade de belos não implicaria, em certo sentido, uma apologia ao existente. Apresenta-se aqui a interpretação vattimiana da sociedade pós-moderna, refletindo-se também sobre os riscos de se enfrentar formas de vida e sociabilidade com base em um discurso estetizante. _______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This dissertation discusses Gianni Vattimo‟s (1936 -) pensiero debole and its reflection on the changes caused by technological progress in the twentieth century, mainly the advent of mass media, that has provided an aesthetic-hermeneutic approach that embodies his thought. The vattimian philosophical proposal, that is, the pensiero debole, presents itself as an expression of a new way of thinking, deprived of the authoritarian characteristics of the foundational thinking. In this sense, pensiero debole is a way to interpret not only the history of philosophy, but rather the socio-cultural changes in contemporary society. In his interpretation of the present, Vattimo remarks the advent of mass media, since the intensification of communicative phenomena is not a feature among others that characterizes contemporary culture, but the center and meaning of present time: contemporary society is the society of mass media. Vattimo thus highlights the “aestheticization-derealization” [estetizzazione-derealizzazione] as a distinctive feature of postmodernity. In his view, such a phenomenon arises from the technological changes occurring in the present, namely, the modification of social existence by the mass media. Mass culture did not homologize the aesthetic experience, but revealed the multiplicity of “beautiful”, lending the word to different cultures: television, radio, newspapers caused an explosion and a widespread proliferation of different world views. Therefore, in contemporary, people live in a society in which the meanings multiply, accumulate and are offered for sale “at that kind of supermarket of life styles so called publicity” understood as both advertising and sales promotion that transmits styles of behavior and status symbols as well as mediatization of the experience by means of the mass media producers of the weakening of meaning through the proliferation of stories. There is, in our society, a fragmentation of the “aesthetic values”, a kind of “diffuse aesthetic”, not because our existence is more beautiful, but because the amount of aesthetic values increase progressively. Therefore, the aestheticization-derealization is the most relevant topic in Vattimian aesthetic reflection. However it is relevant to question whether the defense of aestheticization, of the weakening of the meanings and of the multiplicity of beautiful does not imply, to a certain extent, an apology for existing order. We present here the Vattimian interpretation of the postmodern society, reflecting furthermore on the risks of coping with ways of life and sociability based on an aestheticizing discourse.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2408
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