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Título: O (re) descobrimento do conhecimento matemático fora da escola a partir de uma trilha de matemática : um estudo fundamentado na etnomodelagem.
Título(s) alternativo(s): The (re)discovery of mathematical knowledge outside of school from a math trail : a study based on Ethnomodelling.
Autor(es): Rodrigues, Jéssica
Orey, Daniel Clark
Rosa, Milton
Palavras-chave: Etnomatemática
Trilhas de matemática
Modelagem matemática
Etnomodelagem
Perspectiva sociocultural
Data do documento: 2021
Referência: RODRIGUES, J.; OREY, D. C.; ROSA, M. O (re) descobrimento do conhecimento matemático fora da escola a partir de uma trilha de matemática: um estudo fundamentado na etnomodelagem. Revista latinoamericana de etnomatematica, v. 14, p. 54-75, 2021. Disponível em: <https://go.gale.com/ps/i.do?id=GALE%7CA677274393&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=20115474&p=AONE&sw=w&userGroupName=ufop_br>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: Este artigo teórico disserta sobre a contribuição do Programa Etnomatemática e a sua conexão com a Modelagem Matemática em sua perspectiva sociocultural por meio da Etnomodelagem no contexto das Trilhas de Matemática, que tem como objetivo principal trilhar caminhos diferenciados para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem em Matemática. As Trilhas de Matemática podem ser consideradas como uma proposta para a ação pedagógica em que os professores utilizam práticas extraescolares para que os alunos possam perceber a aplicação do conhecimento matemático em tarefas realizadas fora das salas de aula, em pontos específicos nas ruas de suas cidades. Desse modo, existe a necessidade do desenvolvimento de módulos de atividades matemáticas extracurriculares para que se possam criar situações- problema enfrentadas no cotidiano dos alunos e no âmbito escolar, que estão baseadas nos fenômenos presentes na vida diária de suas comunidades que visam torná-los sujeitos ativos e críticos nos processos de ensino e aprendizagem em Matemática por meio de uma análise reflexiva dos ambientes sociocultural e natural. Então, este artigo busca analisar e discutir a perspectiva sociocultural da Etnomodelagem, que objetiva auxiliá-los na leitura de sua realidade, direcionando-os para uma melhor compreensão de seu entorno por meio da participação nas Trilhas de Matemática, possibilitando-lhes uma interação aprofundada com o próprio mundo.
Resumo em outra língua: This theoretical article discusses the contribution of the ethnomathematics program and its connection with mathematical modelling in a sociocultural perspective through ethnomodelling in the context of math trails, whose main objective is to follow different paths for the development of processes of teaching and learning mathematics. Math trails can be considered a proposal for pedagogical action in which teachers use extra-school activities so that students can perceive mathematical knowledge in tasks performed outside of the classrooms at specific points on the streets of where they live. Thus, a need arose to develop modules for extracurricular mathematical activities, so that problem-situations faced in the daily lives of students could be connected to school. Through a reflexive analysis of the sociocultural and natural environments of the school community, the activities were based on phenomena present in the daily life of their communities and encourage active and criticalness in individuals in the teaching and learning processes in mathematics. This article seeks to analyze and discuss the sociocultural perspective of ethnomodelling that aims to assist learners in reading their reality, directing them to a better understanding of their surroundings through participation in the math trails and by enabling them to interact in-depth with the world itself.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16438
Link para o artigo: https://go.gale.com/ps/i.do?id=GALE%7CA677274393&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=20115474&p=AONE&sw=w&userGroupName=ufop_br
DOI: http://dx.doi.org/10.22267/relatem.21142.83
ISSN: 2011-5474
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