Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16383
Título: Percepção e satisfação da imagem corporal em estudantes de um centro universitário de Recife/Pernambuco.
Autor(es): Melo, Patrícia Vargas de Paiva
Vieira, Renata Adrielle Lima
Palavras-chave: Transtornos alimentares
Estado nutricional
Insatisfação corporal
Estudantes universitários
Data do documento: 2020
Referência: MELO, P. V. de P.; VIEIRA, R. A. L. Percepção e satisfação da imagem corporal em estudantes de um centro universitário de Recife/Pernambuco. Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, João Pessoa, v. 18, n. 3, p. 196-204, 2020. Disponível em: <https://revista.facene.com.br/index.php/revistane/article/view/643>. Acesso em: 11 out. 2022.
Resumo: Pessoas insatisfeitas com a imagem corporal frequentemente adotam comportamentos alimentares inadequados na busca pelo corpo ideal. Por isso, o objetivo desde trabalho foi avaliar a percepção e satisfação da imagem corporal de estudantes de um Centro Universitário particular de Recife-PE. Trata-se de um estudo transversal, com estudantes de nutrição, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 40 anos. Para avaliação da percepção da imagem corporal, aplicou-se uma Escala de Silhuetas predefinida. A insatisfação com a imagem corporal foi identificada por meio da discrepância entre o valor correspondente à silhueta atual (autopercepção) e o valor indicado como a silhueta ideal. Foi realizada aferição de peso e altura, e a partir dessas medidas foi calculado Índice de Massa Corporal (IMC) e a classificação do estado nutricional. Participaram 63 alunos, com média de idade de 25,46 ± 5,70 anos. Constatou-se que 22,2% dos acadêmicos estavam com sobrepeso. A insatisfação corporal por magreza e excesso de peso foi de 15,9% e 58,7%, respectivamente. Quando comparado entre os sexos, as mulheres se mostraram mais insatisfeitas (86,5%) em relação ao excesso de peso. Não houve relação entre imagem corporal e idade. Observa-se que a pressão social em relação a sua forma física apresenta importância considerável para a profissão escolhida, sendo atribuído a magreza o significado de capacidade técnica e profissional. A maioria dos universitários do curso de nutrição do Centro Universitário particular de Recife está insatisfeita com sua imagem corporal, principalmente as mulheres pelo excesso de peso.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16383
DOI: https://doi.org/10.17695/rcsnevol18n3p196-204
ISSN: 1679-1983
Licença: A Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2157>. Acesso em: 27 set. 2022.
Aparece nas coleções:DENCS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PercepçãoSatisfaçãoImagem.pdf347,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.