Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16308
Título: A transição entre os pensamentos matemáticos elementar e avançado em questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
Autor(es): Torrente, Carlos Roberto
Orientador(es): Reis, Frederico da Silva
Palavras-chave: Matemática - estudo e ensino - pensamento matemático
Aprendizagem - matemática
Estudantes - avaliação
Data do documento: 2022
Membros da banca: Reis, Frederico da Silva
Bayer, Valmecir Antônio dos Santos
Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
Referência: TORRENTE, Carlos Roberto. A transição entre os pensamentos matemáticos elementar e avançado em questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: A presente dissertação tem como principal objetivo discutir a mobilização de processos mentais característicos da transição do Pensamento Matemático Elementar para o Pensamento Matemático Avançado, no contexto da resolução de questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – Nível 3 (Ensino Médio) da edição de 2021. Esta dissertação está estruturada no formato multipaper e é constituída por três artigos. O Artigo 1 – Um passeio pelas Olimpíadas de Matemática: das origens aos atuais cenários no mundo e no brasil traz um pouco da história das Olimpíadas de Matemática, por meio de uma pesquisa teórico-bibliográfica, desde suas origens até os atuais cenários mundial e brasileiro, destacando, de forma especial, a OBMEP e seu papel na inclusão, além de algumas de suas contribuições para o ensino e a aprendizagem de Matemática, por meio de seus objetivos e ações. Já no Artigo 2 – Um mapeamento sobre a transição entre os Pensamentos Matemáticos Elementar e Avançado em pesquisas de Educação Matemática, discorremos teoricamente sobre a transição do Pensamento Matemático Elementar para o Pensamento Matemático Avançado, à luz de uma pesquisa do tipo mapeamento enquanto processo sistemático de levantamento e descrição de informações acerca das pesquisas, abrangendo um determinado espaço (lugar) e período de tempo, realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Por sua vez, no Artigo 3 – A mobilização de processos do Pensamento Matemático Avançado na resolução de questões da OBMEP, a partir de uma pesquisa documental, apresentamos uma análise de resoluções de questões da prova de 2a fase do Nível 3 (Ensino Médio) da edição de 2021 da OBMEP, destacando os principais processos do pensamento matemático que caracterizam o desenvolvimento do Pensamento Matemático Avançado mobilizados por alunos medalhistas de ouro da Região MG-03, localizada no interior do estado de Minas Gerais. As conclusões apontam que: nossa experiência na Coordenação Regional da OBMEP e na organização de Olimpíadas Regionais de Matemática nos permitiu tecer algumas considerações sobre o papel das olimpíadas científicas como instrumentos de incentivo ao ensino e à aprendizagem de Matemática; verificamos uma escassez de pesquisas referentes à transição do Pensamento Matemático Elementar para o Pensamento Matemático Avançado e, praticamente, a inexistência de pesquisas focadas na investigação de tal transição na perspectiva da formação de professores de Matemática; identificamos uma potencialização do desenvolvimento do Pensamento Matemático Avançado a partir da resolução de questões da OBMEP, especialmente, pela possibilidade de mobilização dos processos de modelação, sintetização e generalização em atividades matemáticas não rotineiras no cotidiano escolar.
Resumo em outra língua: The present thesis has as main objective to discuss the mobilization of mental processes characteristic of the transition from Elementary Mathematical Thinking to Advanced Mathematical Advanced Mathematical Thinking, in the context of solving questions of the Brazilian Public Schools Mathematics Olympiad (OBMEP) – Level 3 (High School) of the 2021 edition. This thesis is structured in multipaper format and consists of three articles. Article 1 – A walk through the Mathematics Olympiad: from its origins to the current scenarios in the world and in Brazil provides an overview of the history of the Mathematics Olympiad, through a theoretical research, from its origins to the current scenarios in the world and in Brazil, highlighting, in a special way, the OBMEP and its role in inclusion, besides some of its contributions to the teaching and learning of Mathematics, through its objectives and actions. In Article 2 – A mapping of the transition between Elementary and Advanced Mathematical Thinking in Mathematics Education research, we discuss theoretically about the transition from Elementary Mathematical Thinking to Advanced Mathematical Thinking, in the light of a mapping research as a systematic process of surveying and describing and description of information about the research, covering a certain space (place) and (place) and period of time, carried out in the CAPES Theses and Dissertations Catalog. In turn, in Article 3 – The mobilization of Advanced Mathematical Thinking in solving OBMEP questions, based on a documentary research, we present an analysis of the resolutions of questions from the 2nd phase test of Level 3 (High School) of the 2021 edition of the OBMEP, highlighting the main processes of mathematical thinking that characterize the development of Advanced Mathematical Thinking mobilized by gold medal winning students from Region MG-03, located in the interior of the state of Minas Gerais. The conclusions point that: our experience in the Regional Coordination of OBMEP and in the organization of Regional Mathematics Olympiads allowed us to make some considerations the role of scientific olympics as instruments of incentive to the teaching and learning of Mathematics; we verified a scarcity of research regarding the transition from Elementary Mathematical Thinking to Advanced Mathematical Thinking, and the inexistence of research focused on the investigation of this transition from the perspective of Mathematics teacher education; we identified a potentialization of the development of Advanced Mathematical Thinking from the resolution of OBMEP questions, especially by the possibility of mobilizing modeling processes, generalization in non-routine mathematical activities in everyday school life.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16308
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/02/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Acadêmico (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_TransiçãoPensamentosMatemáticos.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons