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Título: Os temas contemporâneos transversais em uma perspectiva crítica : uma pesquisa em um grupo colaborativo de professores e professoras de matemática educação básica.
Autor(es): Santos, Adriane Lorranne Feitosa Campos dos
Orientador(es): Torisu, Edmilson Minoru
Palavras-chave: Temas transversais
Grupos colaborativos
Ensino fundamental
Educação matemática crítica
Data do documento: 2022
Membros da banca: Torisu, Edmilson Minoru
Souza, Renato Marcone José de
Reis, Frederico da Silva
Referência: SANTOS, Adriane Lorranne Feitosa Campos dos. Os temas contemporâneos transversais em uma perspectiva crítica: uma pesquisa em um grupo colaborativo de professores e professoras de matemática educação básica. 2022. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: O estudo de temas transversais é recomendado como parte do repertório de conhecimentos a serem adquiridos pelos estudantes, ao longo da vida escolar, sobretudo quando se pretende uma formação cidadã. A ideia de cidadania nos remete ao reconhecimento de direitos e deveres, por parte das pessoas, como caminho para o seu empowerment. Esse conceito, emblemático para o presente estudo, pode contribuir para a leitura e escrita do mundo. A pesquisa, de cunho qualitativo, em consonância com as ideias iniciais desse resumo, perseguiu o objetivo de investigar como a exploração de Temas Contemporâneos Transversais, em um grupo colaborativo, numa perspectiva crítica, pode contribuir para o empowerment de professores e professoras de Matemática. Os dados foram coletados por meio de questionários em encontros, do tipo grupo focal, nos quais seis professores de Matemática que lecionam para turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, em diferentes escolas do Estado do Rio de Janeiro, discutiam e elaboravam questões de Matemática, tendo algum tema transversal como pano de fundo. Os resultados revelaram que os encontros, da forma como ocorreram, contribuíram para o empowermentdos professores, na medida em que contribuíram para o desenvolvimento de sua consciência crítica em relação a esses temas. Essa consciência foi sendo desenvolvida à medida que os participantesinvestigavam, tematizavam e problematizavam em torno dos temas transversais. Ao longo dos encontros, nos momentos de problematização, os professores puderam desenvolver uma capacidade de ler e escrever o mundo por meio da Matemática. A nosso ver, a leitura do mundo ocorreu por meio da compreensão de como poderiam ser explorados temas transversais nas aulas. A escrita se manifestou nas questões elaboradas. Quando propostas em aula, tais questões podem suscitar discussões e novas aprendizagens para além da Matemática, mas a partir dela. Compreendemos isso como uma forma de agir sobre o mundo. Essas ações podem reverberar para além dos muros da escola, quando os estudantes repercutem esses novos saberes no seu entorno.
Resumo em outra língua: The study of transversal themes is recommended as part of the repertoire of knowledge to be acquired by students throughout their school life, especially when it comes to citizenship training. The idea of citizenship leads us to the recognition of rights and duties, by people, as a path to their empowerment. This concept, emblematic for the present study, can contribute to the reading and writing of the world. The qualitative research, in line with the initial ideas of this summary, pursued the objective of investigating how the exploration of Contemporary transversal themes, in a collaborative group, from a critical perspective, can contribute to the empowerment of Mathematics teachers. Data were collected through questionnaires in meetings, of the focus group type, in which six Mathematics teachers who teach classes in the final years of Elementary School, in different schools in the State of Rio de Janeiro, discussed and elaborated Mathematics, having some cross-cutting theme as a backdrop. The results revealed that the meetings, the way they took place, contributed to the empowerment of the teachers, insofar as they contributed to the development of their critical awareness in relation to these themes. This awareness was being developed as the participants investigated, thematized and problematized around the transversal themes. Throughout the meetings, in the moments of questioning, the teachers were able to develop an ability to read and write the world through Mathematics. In our view, the reading of the world occurred through understanding how transversal themes could be explored in classes. The writing manifested itself in the elaborated questions. When proposed in class, such questions can raise discussions and new learning beyond Mathematics, but from it. We understand this as a way of acting on the world. These actions can reverberate beyond the walls of the school, when students pass on this new knowledge to their surroundings.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16306
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