Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16278
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNunes, Adelina Malvina Barbosa-
dc.contributor.authorDiniz, Margareth-
dc.date.accessioned2023-03-03T19:49:33Z-
dc.date.available2023-03-03T19:49:33Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationNUNES, A. M. B.; DINIZ, M. Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior. Educação em Foco, Belo Horizonte, n. 45, jan./abril. 2022. Disponível em: <https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5582>. Acesso em: 06 jul. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2317-0093-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16278-
dc.description.abstractEste artigo teve como referência os resultados da pesquisa de mestrado defendida no Programa de Pós- Graduação em Educação PPGE/UFOP. Foram expostas aqui nossas reflexões acerca da investigação do contexto de três Políticas de Ações Afirmativas (PPA) aplicadas ao Ensino Superior brasileiro (Lei no. 10.639/2003, Lei no. 12.711/2012, Lei no. 12.990/2014). A partir da chave de leitura dos estudos críticos da branquitude no Brasil, enunciamos possibilidades de compreensão dos limites das legislações frente à subjetividade. Observamos que (re)conhecer que a ideologia racial é estruturante da sociedade brasileira não tem sido o suficiente. Concluímos que é preciso saber de si, dar contorno às instâncias subjetivas e interpelar a posição dos sujeitos docentes do Ensino Superior.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.titlePolíticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior.pt_BR
dc.title.alternativeAffirmative action policies and their limits in the face of whiteness in Higher Education.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs direitos de licenciamento utilizados pela revista Educação em Foco é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0). Fonte: o PDF do artigo.pt_BR
dc.description.abstractenThis paper had as a reference the results of our Master’s research presented at the Post-Graduate Program in Education PPGE/UFOP. Our reflections on the investigation of three Affirmative Action Policies (AAP) applied to Brazilian University education (Law 10,639 of 2003, Law 12,711 of 2012, Law 12,990 of 2014) are presented here. Based on the key reading of the critical studies on whiteness in Brazil, we discuss possibilities to understand the limits of legislation in face of subjectivity. We notice that it has not been enough just to know that racial ideology is the structuring of society Brazilian. We conclude that it is necessary to know oneself, delineate subjective instances and question the position of the university professors.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5582pt_BR
Appears in Collections:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_PolíticasAçõesAfirmativas.pdf317,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.