Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16271
Título: A festa, o teatro e a rua : reminiscências da cultura visual barroca na cena teatral mineira contemporânea.
Autor(es): Lemos, Gabriely Mara
Orientador(es): Maciel, Paulo Marcos Cardoso
Palavras-chave: Artes cênicas - estética
Teatro de rua
Arte barroca
Festas religiosas - Triunfo Eucarístico
Grupo Galpão - A Rua da Amargura
Data do documento: 2022
Membros da banca: Maciel, Paulo Marcos Cardoso
Mayor, Mariana França Soutto
Souza, Raquel Castro de
Referência: LEMOS, Gabriely Mara. A festa, o teatro e a rua: reminiscências da cultura visual barroca na cena teatral mineira contemporânea. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: Esta dissertação apresenta e analisa os resultados encontrados com a pesquisa que teve por objetivo investigar a visualidade emergente das festas em Minas Gerais do século XVIII e o seu alcance no teatro mineiro nos dias de hoje. Para isso, buscou-se compreender a formação da cultura visual mineira partindo da experiência com as festas barrocas, estudadas principalmente por Ávila, Mayor e Tinhorão, dando atenção especial ao Triunfo Eucarístico como uma espécie de matriz histórica da imagem cênica em movimento, transmitida ao longo do tempo. Tal matriz retorna, com suas devidas diferenças, como memória no teatro do diretor Gabriel Villela, sobretudo em seus trabalhos com o Grupo Galpão, de Belo Horizonte (MG). Assim, a partir da reaparição e/ou repetição de elementos relacionados às formas barrocas de representação da vida em movimento no espaço aberto, sublinha-se a questão do ponto de vista da relação existente entre a visualidade proposta pelo espetáculo festivo do Triunfo Eucarístico e a do espetáculo teatral A Rua da Amargura, em função da prevalência da cultura visual barroca na cena teatral mineira.
Resumo em outra língua: This study presents and analyzes the results found with the research that aimed to investigate the emerging visuality of the parties in Minas Gerais in the 18th century and its reach in the Minas Gerais theater today. For this, we sought to understand the visual culture resulting from the experience with colonial Baroque festivities, studied mainly by Ávila, Mayor and Tinhorão; giving special attention to the Triunfo Eucarístico as a kind of historical matrix of the scenic image in movement. This matrix returns, with its due differences, as a memory in the theater of director Gabriel Villela, especially in his works with Grupo Galpão, from Belo Horizonte (MG). Thus, from the reappearance and/or repetition of elements related to the baroque forms of representation of life in movement in the open space, the question is underlined from the point of view of the existing relationship between the visuality proposed by the festive spectacle of the Triunfo Eucarístico and that of the theater spectacle A Rua da Amargura, due to the prevalence of baroque visual culture in the Minas Gerais theater scene.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16271
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/02/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_FestaTeatroRua.pdf19,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons