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Título: History teaching : temporality, post-truth and poetic truth.
Título(s) alternativo(s): Ensino de História : temporalidade, pós-verdade e verdade poética.
Autor(es): Rangel, Marcelo de Mello
Data do documento: 2021
Referência: RANGEL, M. de M. History teaching: temporality, post-truth and poetic truth. Tempo e argumento, Florianópolis, v. Ed.Esp, artigo e0110-27, 2021. Disponível em: <https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/21751803ne2021e0110>. Acesso em: 27 set. 2022.
Resumo: Listening to undergraduate students in the 4 supervised internships available at the Department of History of the Federal University of Ouro Preto (UFOP), I have noticed that 2 themes frequently appear and reappear: a) a certain lack of interest, at least initially, of basic education students in the past, in history, and in History teaching, especially with regard to a specific way of relating to the past times: the epistemological-critical-pragmatic; and also b) a certain questioning by the students (sometimes even more energetic/violent) of certain interpretations proposed by teachers. We have been thinking about these challenges throughout our courses, so this article addresses part of our discussions on the themes of temporality and post- truth, especially concerning a certain lack of interest in history and in History teaching. And, finally, we thematize an epistemological behavior through which a certain re-enchantment of history and History teaching could be possible, what I call poetic truth.
Resumo em outra língua: Ouvindo alunos da graduação nos 4 estágios supervisionados que temos no departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), percebi que 2 temas têm aparecido e retornado com frequência: a) certo desinteresse, ao menos inicial, dos estudantes do ensino básico pelo passado, pela história e pelo ensino de História, especialmente no que diz respeito a um modo específico de relacionamento com passados: o epistemológico-crítico-pragmático; e, também, b) certo questionamento dos alunos (às vezes até mais enérgico/violento) de determinadas interpretações propostas pelos professores. Temos pensado sobre esses desafios ao longo de nossos cursos, de modo que este artigo aborda parte de nossas discussões sobre as questões da temporalidade e da pós-verdade, especialmente naquilo que diz respeito a certo desinteresse pela história e pelo ensino de História. E, por fim, tematizamos um comportamento epistemológico a partir do qual seria possível certo reencantamento da história e do ensino de História, o que denomino verdade poética.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16230
ISSN: 2175-1803
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.
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