Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16195
Título: Literatura para crianças e relações étnico-raciais : reflexões sobre a formação do professor no 1º ciclo do ensino básico em Portugal.
Título(s) alternativo(s): Children’s literature and ethnic-racial relations : reflections on teacher training in the 1st cycle of basic education in Portugal.
Autor(es): Christal, Wendel Cássio
Laranjeira, Rómina de Mello
Palavras-chave: Formação de professores
Literatura infant juvenil
Racismo
Data do documento: 2020
Referência: CHRISTAL, W. C.; LARANJEIRA, R. de M. Literatura para crianças e relações étnico-raciais: reflexões sobre a formação do professor no 1º ciclo do ensino básico em Portugal. Revista Interfaces, v. 11, n. 4, p. 309-325, 2020. Disponível em: <https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6604>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: No âmbito da literatura para crianças, as relações étnico-raciais constituem um tema ainda pouco abordado ao nível da pesquisa, bem como na formação do professor de língua portuguesa no ensino superior, no contexto português. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica, além de inquérito preliminar sobre a temática a professores do ensino básico, de escolas da Amadora, em Portugal. A pesquisa evidencia que o combate ao racismo e ao preconceito étnico-racial podem ser tra- balhados no âmbito da leitura literária, sendo necessário um diálogo entre os documentos recentemente homologados e a área de língua portuguesa, bem como uma formação específica do professor do 1o ciclo, em função do potencial que a literatura apresenta para abordar questões de educação para a cidadania.
Resumo em outra língua: In the field of Children’s literature, in the Portuguese context, ethnic-racial relations is a subject not yet addressed at the level of research, as well as in the training of the Portuguese language teacher in higher education. A bibliographical, documentary and empirical research were carried out, and a prelimi- nary survey on the subject was applied to primary school teachers from Amadora schools in Portugal. The research shows that the fight against racism and ethnic-racial prejudice can be worked out in literary reading, requiring a dialogue between the recently approved documents and the area of the Portuguese language, in addition to a specific training for 1st cycle teachers, due to the potential that the Portuguese language literature presents to address issues of education for citizenship.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16195
Link para o artigo: https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6604
ISSN: 2179-0027
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_LiteraturaCriançasRelações.pdf
  Restricted Access
280,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.