Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16152
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorAgnolon, Alexandre-
dc.date.accessioned2023-02-09T21:20:49Z-
dc.date.available2023-02-09T21:20:49Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationAGNOLON, A. O artífice e o poeta : os epigramas plástico-eróticos de Rufino e a emulação nas artes. Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos, v. 34, n. 2, 2021. Disponível em: <https://revista.classica.org.br/classica/article/view/860>. Acesso em: 06 jul. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2176-6436-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16152-
dc.description.abstractO presente artigo tem como foco Rufino, poeta grego sobre o qual pouco se sabe, cujos poemas supérstites estão conservados no quinto livro da Antologia Grega ou Palatina. Meu objetivo principal é discutir um certo conjunto de epigramas em que o poeta descreve tipos femininos cujas graças rivalizam com as deusas – em alguns deles, inclusive, o poeta reelabora em chave epigramática o tema do Julgamento de Páris –, com o intento de demonstrar que, ao emular pintores e escultores, Rufino, em seus poemas plástico-eróticos, põe em cena aspectos importantes relacionados à composição artística de um modo geral baseados na emulação, de maneira que, por tudo isso, seus epigramas não seriam somente eróticos, mas comportariam também uma dimensão programática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEpigrama gregopt_BR
dc.subjectPoesia eróticapt_BR
dc.subjectDescriçãopt_BR
dc.titleO artífice e o poeta : os epigramas plástico-eróticos de Rufino e a emulação nas artes.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEste artigo está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.pt_BR
dc.description.abstractenThis article focuses on Rufinus, Greek poet about whom little is known, whose surviving poems are preserved in the fifth book of The Greek Anthology. My main purpose here is to discuss a certain set of epigrams in which the poet describes female types whose graces are rivals to the goddesses – in some of them, for instance, the poet re-creates in epigrammatic discourse the theme of the Judgment of Paris – in order to demonstrate that Rufinus, by emulating painters and sculptors in his plastic-erotic poems, brings to light important aspects related to artistic composition in general based on the aemulatio, so that his epigrams are not only erotic but also have a programmatic propensity.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24277/classica.v34i2.860pt_BR
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ArtíficePoetaEpigramas.pdf366,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.