Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16090
Título: O que dizem os licenciandos de biologia, física e química a respeito de alguns fenômenos astronômicos?
Título(s) alternativo(s): What do the graduates of Biology, Physics and Chemistry say about some astronomia phenomena?
Autor(es): Guimarães, Michele Hidemi Ueno
Lima, Filipe Paixão de
Passos, Marinez Meneguello
Palavras-chave: Ensino de astronomia
Ensino de ciências
Formação de professores
Análise de conteúdo
Data do documento: 2021
Referência: GUIMARAES, M. H. U.; LIMA, F. P. de.; PASSOS, M. M. O que dizem os licenciandos de biologia, física e química a respeito de alguns fenômenos astronômicos? Experiências em Ensino de Ciências, v. 16, n. 3, p. 71-88, 2021. Disponível em: <https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1004>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: A Astronomia, no Ensino Fundamental, tem sua importância reconhecida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, no entanto, o conteúdo de Astronomia não é estudado nos cursos de formação e capacitação de professores, de maneira satisfatória, como indicam diversas pesquisas, visto que muitos professores que ministram esse conteúdo dizem possuir dificuldade ou conhecimento insuficiente para o Ensino de Astronomia. Além disso, os livros didáticos trazem diversos erros conceituais, que reforçam as concepções alternativas desses profissionais. Levando em conta essas considerações, elaboramos uma intervenção que foi aplicada a licenciandos dos cursos de Biologia, Física e Química de uma universidade federal do estado de Minas Gerais, com o intuito de compreender suas dificuldades relativas a alguns fenômenos astronômicos e, por conseguinte, a não apreensão dos conceitos relacionados a eles. Durante a intervenção, estruturada na forma de módulos, coletamos os dados obtidos por meio de respostas registradas pelos licenciandos participantes da intervenção, que posteriormente foram organizadas e interpretadas segundo os procedimentos da Análise de Conteúdo. Entre os resultados conclusivos destacamos que: em todas as perguntas do questionário encontramos a presença de respostas com concepções alternativas, evidenciando a carência no ensino de Astronomia, fato que nos auxiliaram na reelaboração do material utilizado para cada temática apresentada na intervenção.
Resumo em outra língua: Astronomy, in Elementary School, has its importance recognized by the National Curriculum Parameters, however, Astronomy is not studied in the education and training courses of teachers in a satisfactory way, as indicated by several research. Many teachers who teach this content say they have difficulty or insufficient knowledge for the Teaching of Astronomy. In addition, textbooks bring several conceptual errors, in which reinforce the alternative conceptions of these professionals. Taking these considerations into account, we elaborated an intervention that was applied to graduates of the Biology, Physics and Chemistry courses of a federal university in the state of Minas Gerais, in order to understand their difficulties related to some astronomical phenomena and, therefore, the difficulty to grasp the concepts related to them. During the intervention, structured in the form of modules, we collected the data obtained by means of responses registered by the licensors participating in the intervention, which were later organized and interpreted according to the Content Analysis procedures. Among the conclusive results we highlight that: in all the questions of the questionnaire we find the presence of answers with alternative conceptions, showing the lack of Astronomy teaching, a fact that helped us in reworking the material used for each theme presented in the intervention.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16090
ISSN: 1982-2413
Licença: O periódico Experiências em Ensino de Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/807>. Acesso em: 13 maio 2022.
Aparece nas coleções:DEFIS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DizemLicenciandosBiologia.pdf404,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.